Opinião

Opinião - José Richard

Insulanos sofrem com a falta d’água


29/12/2023 - Edição 2178

Em 2023 além da instabilidade no fornecimento da energia distribuído pela Light, os moradores da Ilha do Governador sofreram até a última semana do ano com a constante falta d’água nas torneiras, e os problemas gerados pela ausência desse líquido tão importante para nossa sobrevivência. Afinal, para cozinhar, tratar da higiene pessoal e a limpeza da casa, entre outras coisas a água é indispensável 

Não lembro de tempos tão complicados em consequência dos problemas no abastecimento de água na região. Aparentemente nada contradiz a razão de leitores de diferentes bairros da região que reclamam desesperados estando com as contas pagas em dia.  

A Águas do Rio, segundo os moradores que sofrem sem água, não consegue explicar por que o problema se estende por tantos dias. O pior é que a cada semana a falta d’água altera de rua, talvez numa estratégia maligna planejada para deixar todos indignados. Embora exista casos que o problema não acaba, mas pelo contrário, se estende por semanas sem explicação. 

Na sexta passada, um grupo de moradores da Rua Quitembu, numa movimentação de indignação, foi para a porta da Águas do Rio, na Estrada do Galeão, para protestar contra o absurdo do tempo que estão sem água e principalmente pela falta de perspectivas na solução do problema e o descaso como disseram estar sendo tratados.  

É injustificável tratar os moradores da Ilha do Governador sem a atenção que merecem, estando eles com suas contas em dia e sem que exista uma razão que justifique essa falta de humanidade, sobretudo com aqueles que mais sofrem e não conseguem possuir uma cisterna ou caixas d’águas para suportar dias sem ser abastecidos, sobretudo nesses dias quentes e de calor insuportável.  

É preciso que a empresa resolva esse problema pontual do abastecimento com urgência em respeito aos moradores da Ilha e para restabelecer a sua própria credibilidade na prestação de serviços tão importante para a população.