Opinião

Opinião - José Richard


14/12/2023 - Edição 2176

Vivemos no tempo da internet com as suas facilidades de comunicação instantânea. É uma tecnologia que muda e agiliza a comunicação, negócios e conhecimento. A inteligência artificial assume espaço e tempo na mente da população de todo planeta trazendo inovação e inquietações diante das dúvidas do desconhecido. Precisamos estar muito ligados. Quem garante a autenticidade diante de tantas fakes News.  

Sei lá aonde vamos parar. E como garantir que uma notícia é verdadeira quando não tem a origem em veículo de comunicação? É necessário estar ligado nessas informações e mudanças, criar critérios para não se deixar contaminar pelo lixo de notícias falsas, saber discernir e participar da evolução considerando o conhecimento positivo. 

Nós que vivemos na Ilha do Governador, território importante da Cidade do Rio de Janeiro, temos muitos privilégios que vão além das praias, belezas naturais, da localização praticamente no meio da Baía de Guanabara, e sobretudo da região oferecer uma boa qualidade de vida. Embora os índices de segurança já tenham sido melhores, ainda são muito bons comparando com outras regiões. 

Entretanto, embora vivamos ao lado melhor aeroporto do país – que para funcionar exige o máximo da tecnologia de ponta –, algumas coisas são inexplicáveis nos serviços básicos de algumas concessionárias públicas. Falo do desabastecimento d’agua e maus serviços – Águas do Rio –, instabilidade no fornecimento de energia elétrica – Light –, linhas de telefone que vivem mudas e das péssimas conexões de internet – Vivo, Oi, Claro, etc –, tanto para computadores como nos sinais de tvs.  

É inacreditável, isso estar acontecendo no Rio, na Ilha. Isso gera muitos prejuízos à população e às empresas. Precisamos exigir bons serviços, sobretudo diante dos preços extorsivos que nos são cobrados e considerando a precariedade da eficiência entrega do que é combinado. 

Inaceitável!