Opinião

Opinião - José Richard

Novos tempos


01/12/2023 - Edição 2174

Todos sofremos os problemas que a pandemia de 2020 trouxe ao mundo. As consequências da Covid-19 ainda se refletem em milhões de famílias e nos negócios pelo planeta. Na Ilha do Governador, felizmente a maioria das atividades conseguiu resistir através de muito esforço, embora no aspecto humano muitas famílias tenham ficado marcadas pela perda de pessoas queridas.  

Na época, alguns negócios desapareceram diante da surpresa de uma crise que chegou sem avisar, e sem previsão de acabar. Todos nós vivemos momentos de perplexidade. Governos e a população ficaram sem rumo e estarrecidas. Antes, quem poderia supor que ao fim de março do ano de 2020 seriamos todos afetados por algo tão mortal e imprevisível? 

Impossível não relembrar dos momentos de aflição e as incógnitas com relação ao amanhecer do dia seguintes, diante das notícias da morte de milhares a cada 24h. Foi um grande pesadelo! 

Felizmente sobrevivemos. A expectativa durante a crise era como seria o novo normal após a pandemia? Penso que, como o pesadelo não foi planejado, não deu tempo sequer para alguém sonhar como seria a vida e os negócios pós-crise.  

Pois a pandemia se acalmou em 2022 e passamos a reconstruir nossas vidas, atividades e negócios diante do caos de sofrimento e perdas irreparáveis. Deixamos aos poucos as máscaras e o álcool gel, enquanto aguardávamos saber como seria viver o futuro e o novo normal.  

E o tempo foi materializando cada novo dia. Chegamos agora à conclusão que o novo normal depende exclusivamente daquilo que estamos fazendo para construir cada dia e o futuro. Se nossas ações forem positivas, estaremos pavimentando um excelente novo normal. Ou seja, o futuro depende de nossas ações, como sempre foi. 

O novo tempo está sendo construído por nós mesmos, a cada passo e momento. Nada novo vai acontecer por acaso ou por inércia. Tudo depende, em primeiro lugar da vontade de Deus é óbvio. E depois, as coisas só vão acontecer de modo positivo através dos nossos esforços, trabalho, princípios e caráter, seja no ambiente familiar ou dos negócios.