Opinião

Opinião - José Richard

Motoristas e pistas


10/11/2023 - Edição 2171

A pintura e manutenção das faixas de trânsito no asfalto das principais vias da Ilha do Governador é uma medida importante e necessária. Para quem dirige, por mais experiência que tenha no volante, as sinalizações tracejadas de tinta branca são essenciais para o motorista se manter alinhado na sua pista. Sem a referência, o condutor precisa estar muito atento para posicionar o veículo no seu espaço e não invadir a pista dos outros cujos motoristas também precisam de referência. 

Praticamente também inexistem nas vias insulanas de grande fluxo, como a Estrada do Galeão, a sinalização nas laterais das pistas cuja importância é talvez até maior, sobretudo em curvas e à noite, por sua condição de tinta fluorescente e luminosa para refletir os limites das vias, e evitar graves acidentes. 

Aliás, o grande propósito deste assunto estar em destaque em muitos comentários de leitores do Ilha Notícias é trazer o foco para a segurança e a vida dos motoristas, passageiros e pedestres. A Estrada do Galeão, em toda a sua extensão precisa da pintura urgente das faixas verticais entre as pistas e das laterais. O grande fluxo de veículos que trafega por ela e principalmente pela velocidade permitida em alguns trechos de 80km/h. Qualquer desatenção pode provocar uma batida. 

O incrível aumento de motos circulando entre os carros obriga outros veículos ter uma direção com muito mais cautela. A perigosa instabilidade das motos e sua extrema fragilidade aumenta a responsabilidade de todos que estão na pista, razão pela qual a sinalização das faixas são também importantes para posicionar cada veículo no seu espaço. A atenção deve ser redobrada diante de um veículo menor, rápido e instável. 

Por outro lado, a pintura das faixas de pedestres e sua permanente manutenção é obrigação permanente das autoridades de trânsito pelas razões óbvias e considerando proteção à vida de cada um de nós. Simples mortais.