Notícias

Esgoto e mau cheiro na Rua Geneuna

Vazamento já tem vinte dias e põe em risco a saúde dos moradores


Por Tiago Netto

20/05/2019 - Edição 1938

Moradores estão há mais de 20 dias pedindo uma solução da Cedae, mas até agora nada.
Moradores estão há mais de 20 dias pedindo uma solução da Cedae, mas até agora nada.

Na Rua Geneuna, no Jardim Carioca, há um vazamento de esgoto, que segundo moradores, está há mais de 20 dias correndo a céu aberto, e mesmo com as reclamações à Cedae nada foi resolvido. O problema é sério e até pequenas barreiras foram colocadas nas portas das casas, para evitar que o esgoto entre nas residências.

É o caso de Lurdes Maria, 64, que mora na rua há anos e tem o marido doente em casa. Ela teme pelo estado de saúde dele, que já é debilitado, piore por alguma bactéria vinda do esgoto.

— Não sabemos se esse esgoto vazando está se misturando na nossa água de casa, ou o que pode estar contaminando em volta. Nós já chamamos a Cedae, para resolver o problema e até agora nada foi feito e somos obrigados a conviver com o mau cheiro insuportável.

Comerciantes do local também reclamam da falta de ação da Cedae e dizem que em dias de chuva a situação piora. Rosana Freitas é dona de uma pensão na Rua Geneuna, e diz que o movimento de clientes diminuiu por causa do vazamento de esgoto.

— Quando começa a chover nossa rua fica intransitável, pois se transforma num verdadeiro rio de esgotos. Já fiquei com pessoas abrigadas na minha loja mais de uma hora com medo de se contaminar com a água suja. Outros clientes evitam comer em minha pensão pelo mau cheiro, pois é horrível almoçar sentindo este odor. E eu que fico com o prejuízo.

Rua esburacada, se torna um verdadeiro rio de esgotoO descarte irregular de lixo em partes da rua também é uma reclamação dos moradores. Segundo eles, entulhos e pedaços de móveis são constantemente abandonados pelos moradores nas calçadas. “Já colocamos placas, mas não são respeitadas. Vem pessoas de outras ruas e jogam entulhos aqui. Além do cheiro do esgoto, ainda temos o agravante do lixo”.

Em nota a Cedae informou que iniciará o serviço de substituição da tubulação da Rua Geneuna em até 30 dias. Enquanto isso os moradores vão ter que continuar convivendo com o risco de doenças e o desagradável mau cheiro.