Lusa

Lusa enfrenta o Botafogo nesta segunda

Portuguesa precisa vencer para ir a final da Taça Rio


Por André Oliveira

24/03/2023 - Edição 2138

Elenco da Portuguesa no momento que entra em campo para a primeira partida na semifinal diante do Bota, que ficou empatada
Elenco da Portuguesa no momento que entra em campo para a primeira partida na semifinal diante do Bota, que ficou empatada

No primeiro jogo das semifinais da Taça Rio, a Portuguesa e Botafogo ficaram no zero a zero em um jogo bastante equilibrado, no estádio Luso-Brasileiro, que recebeu um público de cerca de 2.500 torcedores. Agora, as equipes se preparam para o jogo da volta, que acontece na próxima segunda-feira (27), às 20h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.  

Para avançar à final, a Lusa vai precisar vencer o Botafogo, já que o alvinegro joga com a vantagem do empate por ter ficado em uma melhor colocação na Taça Guanabara. A partida é vista como crucial para a Lusa pensando na temporada 2024, ano em que o clube completa um século de existência. Caso consiga o resultado positivo diante do Botafogo, a Lusa garante vaga no Brasileirão Série D e, praticamente, na Copa do Brasil, já que terminaria, no mínimo, na classificação geral do Cariocão em sexto lugar e garantiria a vaga com qualquer outro time carioca se classificando para a Libertadores. A missão é difícil, mas se depender do retrospecto dos últimos anos, a Lusa pode ser vista até como favorita ao duelo.  

Se tratando de Lusa x Botafogo, desde 2020, o alvinegro carioca não sabe o que é vencer o time insulano. De lá para cá foram cinco jogos, com duas vitórias lusitanas e três empates, incluindo uma goleada por 5 a 3, na Ilha, em 2022. Esta semana foi de foco nos treinamentos em busca de montar uma estratégia para mais uma vez tentar superar o Botafogo. O técnico Felipe Surian acredita que a Lusa é capaz de surpreender novamente.  

— Nós temos um time bastante qualificado e que vem conseguindo reproduzir o melhor futebol nos últimos jogos, nesta reta final de campeonato. Estamos numa crescente e temos jogadores com vontade de fazer história no clube. Eliminar uma equipe considerada de grande investimento é um feito importante para a Lusa e iremos em busca disso. De fazer história — afirma o treinador.  

Nesta partida a Lusa conta com o retorno do meia-atacante Romarinho, ausente da última partida com dores na coxa direita. Dúvida para este confronto são os atletas Mota e Joazi. Ambos saíram machucados da última partida e estão sendo reavaliados pelo Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (Care) da Portuguesa, comandado pelo fisioterapeuta, Marco Antônio, para saber se terão condições de jogo. A partida, que ocorre nesta segunda-feira, às 20h, tem transmissão da Cazé TV, no Youtube.