Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Opinião

31/08/2018 - opiniao /Edição 1900
Não consigo entender as razões que levam algumas pessoas serem tão irracionais quando as posições e pensamentos de outros são diferentes dos seus. É um mal generalizado que prejudica o crescimento da humanidade e afeta seriamente todas as nações. As questões religiosas e políticas são as mais visíveis e perigosas. Amigos rompem amizade simplesmente por opiniões antagônicas e familiares se ofendem profundamente quando, por exemplo, divergem sobre o apoio a algum candidato.
E nesse período de eleições os ânimos estão mais à flor da pele e muita gente reclama do baixo nível de muitos candidatos e redigem comentários ofensivos, principalmente nas plataformas digitais, contrários e furiosos dirigidos contra alguns postulantes a cargos eletivos. A crítica é importante. E, alertar os amigos e conhecidos sobre maus candidatos é um modo de evitar elegermos quem não presta e nem é digno para nos representar.
Postar ofensas é um gesto pequeno. Mas argumentos inteligentes enriquecem a informação e aumentam a credibilidade dos bons e do correto. Acredito que quem tem posições seguras sobre atores políticos bons, deve compartilhar as qualidades para contagiar eleitores indecisos, e cujo critério é votar em gente honesta e competente. Seja pelas redes sociais, telefonemas ou no papo na rua, o exercício da cidadania de modo democrático e respeitoso é fundamental para termos o direito de exigir dos eleitos comportamento igual e a altura das nossas atitudes.
É através do respeito aos que pensam diferente que fortalecemos nossas convicções e, diante de bons argumentos nos convencemos em mudar. Democracia se exerce com liberdade de convicções e o direito de discordar. Mas com respeito a opinião contrária.



Veja Também

Opinião - José Richard - As maioria das calçadas da Ilha do Governador são verdadeiros símbolos do descaso do poder público e de moradores omissos. Pela legislação, a manutenção delas e dos respectivos muros cabe aos proprietários dos imóveis, que talvez desconheçam suas responsabilidades ou simplesmente não são orientados, advertidos e multados pelo relaxamento.

Opinião - José Richard - Imagino que o medo dos moradores que vivem em áreas de risco se transforma em pavor sempre que chove.

Opinião - José Richard - As obras na Estrada do Galeão para instalar uma rede de esgotos desde a Vila Joaniza é uma ação pública importantíssima para a região, sobretudo para diminuir a poluição da Baía de Guanabara onde hoje o esgoto daquela região é despejado.

Opinião - José Richard - São atos de muita covardia os constantes assaltos aos passageiros dos ônibus frescões. Quando os bandidos entram nos ônibus surpreendem pessoas que se dirigem a compromissos pessoais e profissionais e ficam reféns diante das armas apontadas para suas cabeças.

Opinião - José Richard - A manhã da quinta feira desta semana foi terrível para quem tinha que utilizar a Estrada do Galeão. Praticamente de ponta a ponta, por mais de duas horas, a nossa única via de saída ficou congestionada por conta da chuva insistente que caiu na região e atrapalhou o trânsito em toda a cidade, mas principalmente por uma obra que se arrasta por semanas na Estrada do Galeão.

Opinião - José Richard - Os temporais de verão cujas chuvas causam graves alagamentos e enchentes estão a cada ano mais severos, causando grandes prejuízos materiais e mortes, seja por afogamento nos rios que transbordam ou nos deslizamentos de encostas que derrubam casas e soterram moradores. O noticiário internacional mostra que está acontecendo em todo mundo, fora os tsunamis.


Edição 1933
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras