Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Denise Pires é eleita reitora da UFRJ

12/04/2019 - noticias /Edição 1932
A UFRJ elegeu pela primeira vez uma mulher para ocupar a cadeira da reitora da instituição. A eleição que aconteceu entre 3 a 5 de abril, cujo resultado foi divulgado no sábado (6), apontou o nome da biofísica Denise Pires de Carvalho, da chapa 10, denominada #AUFRJVaiSerDiferente. Ela tem como vice reitor, o professor Carlos Frederico Leão do Instituto de Economia.
 
No total, foram 19.232 votos escrutinados pelas urnas eletrônicas e 1.655 votos em cédula de papel. Votaram alunos e docentes da Universidade. A nova reitoria deve assumir no final do primeiro semestre, mas antes terá que passar pela concordância do presidente Bolsonaro. Pela legislação, o presidente tem a prerrogativa de não escolher a chapa mais votada.
 
A eleição de Denise marca uma mudança política na UFRJ. Na última eleição, ela disputou o cargo com o atual reitor Roberto Leher, e perdeu. Este ano Leher, que é filiado ao PSOL, decidiu não se candidatar. É responsabilidade da reitoria indicar o prefeito do Fundão, hoje sob a responsabilidade de Paulo Mário.
Denise disse que a sua prioridade à frente da reitoria será segurar os gastos da universidade e pagar as dívidas para equilibrar as contas ao final do ano.
 
— O meu foco será manter a universidade aberta. É isso que a gente pode fazer por enquanto. Não tem como mudar muito, o orçamento que já está fechado. Temos quatro meses de dívida de luz, 26 meses de água sem pagar, mais o déficit do restaurante universitário. É preciso planejar, priorizar e cortar despesas.
 
Em segundo lugar nas eleições ficou a chapa 40, liderada pelo professor Oscar Rosa e, em terceiro, a chapa 20, do professor Roberto dos Santos. O mandato da nova reitoria é de quatro anos. Só em 2023 serão realizadas novas eleições.




Edição 1933
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras