Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Família Moneró deu nome ao bairro

28/12/2018 - noticias /Edição 1917

O tradicional bairro do Moneró tem uma história para lá de inusitada. Predominantemente residencial, atualmente é um dos lugares da região mais acolhedores e com boa infraestrutura. O nome do bairro, oficializado em 1981, é homenagem ao sobrenome de uma tradicional família que comprou o loteamento do espaço na década de 50.

Hoje o bairro conta com uma extensa área de lazer junto à orla onde centenas de pessoas fazem corridas e caminhadas diárias. Além disso, entre outros equipamentos públicos, possui uma academia de ginástica ao ar livre para a turma da 3ª idade e o primeiro ParCão, cuja área é cercada para animais domésticos. Antes do loteamento, o bairro era apenas uma região de pasto, junto à Praia do Dendê, onde havia criação de gado e uma fábrica de pisos. Em 1956, começou o processo de urbanização. Placas e anúncios onde constavam o nome dos diretores da construtora, Francisco e Hélio Moneró. Patrícia Moneró, bisneta direta de Franciscoio, conta um pouco sobre essa história.

- Minha família tinha uma loteria esportiva no Centro da Cidade que prosperou e deu oportunidade para que fizéssemos investimentos em diversos loteamentos pela cidade. Foi quando surgiu a oportunidade da Ilha do Governador. Toda a minha família loteou uma parte da Freguesia e foi morar lá, enquanto a parte do Moneró ficou para ser comercializado – conta Patrícia.

A própria família tentou por diversas vezes colocar o nome de Jardim Ipitanga, em referência ao lote Jardim Carioca, mas entre a população prevaleceu o nome Moneró o que foi oficialmente confirmado pelo município na década de 80. Outro detalhe interessante, é que os proprietários Hélio e Eloy tiveram ações importantes para a instalação da Associação Atlética Portuguesa na Ilha, em 1963.

A família Moneró foi destaque, recentemente, pela atuação brilhante da cantora mirim Fabiana Moneró, no programa The “Voice Kids”, da Rede Globo. O sobrenome do bairro remeteu curiosos em busca da confirmação do nome da família com a história e desenvolvimento da Ilha do Governador.





Veja Também

Copa Rubro-Verde tem semifinal nesta sexta-feira no Estádio Luso-Brasileiro - Após uma primeira fase com boas atuações, a Portuguesa-RJ enfrenta na tarde desta sexta-feira, dia 11, a Portuguesa Santista, às 15h, pela semifinal da Copa Rubro-Verde 2019. O torneio de pré-temporada está em sua segunda edição e acontece no estádio Luso-Brasileiro. A Lusa Carioca é a atual campeã da competição.

Bloco “Os 20 de Ouro” abre o carnaval - Como manda a tradição o Bloco Carnavalesco “Os 20 de Ouro”, do Mestre Odilon, está se preparando para abrir as comemorações do carnaval de rua da Ilha em 2019. O desfile está marcado para acontecer no dia 9 de fevereiro, mas antes disso, o bloco comemora no feriado do dia 20 de janeiro, o terceiro ano de fundação durante grande festa que vai servir como um aperitivo para o desfile oficial até a Praça da Ribeira.

Light é campeã de reclamações na Ilha - A unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor que funciona em uma das salas do antigo Colégio Lemos Cunha tem atendido diversos casos de reclamações de consumidores insulanos que se sentem prejudicados por algum tipo de prestação de serviço ou venda de mercadoria na região. Segundo o Procon da Ilha, a empresa que mais teve reclamações foi a Light. Na maioria dos casos em razão do Termo de Ocorrência Irregular, emitido pela empresa.

Barcas sofrem aumento em fevereiro - A tarifa das barcas irá aumenta a partir do próximo dia 12 fevereiro conforme decisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, a Agetransp. As passagens dos trajetos Cocotá-Praça XV serão reajustadas de R$ 6,10 para R$ 6,30.

Vermelho e Branco é a cara da Ilha - Assinado pelo carnavalesco Marcony Santana, o Vermelho e Branco aposta em um enredo subjetivo e bem ousado para 2019. Denominado “Vermelho e Branco no Jogo da Vida!”, o bloco vai falar sobre a necessidade de arriscar com sabedoria, determinação e equilíbrio, e se entregar “de corpo e alma” neste grande jogo, que é a vida, para colher bons louros.

Colônia de Férias começa nesta quinta - O ano de 2019 já começou e com ele está de volta à Colônia de Férias da Associação Atlética Portuguesa. No tempo de férias escolares de verão, o clube realiza atividades educativas, esportivas e aquáticas com a criançada, de 3 a 14 anos. A missão é garantir alegria, interação e harmonia entre os pequeninos.


Edição 1919
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras