Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Acadêmicos do Dendê homenageia a União

27/01/2012 - Notícias /Edição 1556

O enredo em homenagem a União da Ilha é a aposta da Acadêmicos do Dendê para o carnaval de 2012. "Loucos pela Ilha" vai fazer uma viagem pelos grandes carnavais da União, relembrando a marca principal da tricolor insulana nos desfiles: a irreverência. A Acadêmicos do Dendê já está quase pronta para desfilar no dia 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval, na Avenida Intendente Magalhães, a passarela do samba dos grupos de acesso. Em 2011, a escola ficou em terceiro lugar, entre as 16 escolas que desfilaram pelo Grupo D. "Este ano estamos nos preparando para fazer um desfile jamais visto na Intendente Magalhães. A meta é título!", diz Tuninho, presidente da agremiação.

 

As fantasias e adereços estão em fase de acabamento no ateliê que fica na Rua Estocolmo, no Jardim Carioca. O trabalho começou em abril e quem bota a mão massa e confecciona as fantasias que serão usadas pelos mil componentes da escola é a equipe formada pelo carnavalesco Carlos Carvalho, o presidente Tuninho, a diretora do departamento feminino, Adrianna Menseses, e o diretor da bateria, Adilson Cardoso, conhecido como Neném.

 

– Chegamos aqui às 8h e ficamos até tarde da noite. Recebemos ajuda da União, que contribui com material que sobra no barracão e trabalhamos com uso de materiais mais baratos como anel de latinhas e papelão. É uma experiência muito boa – conta Carlos que trabalha com carnaval há 16 anos e já passou por escolas como a Vila Isabel e Unidos da Tijuca.

 

Carlos explica que a Acadêmicos do Dendê vai abrir o desfile atravessando o mar. "O abre-alas será uma barca da alegria que vai fazer menção aos grandes sambas da União que levam esta expressão na letra", diz. Para começar a brincar os carnavais inesquecíveis da União, a comissão de frente intitulada "Peixes loucos pela Ilha", vai fazer um balé que promete divertir o público. Tudo sob o comando de uma equipe do coreógrafo Jaime Aroxa. Outra ala que está caprichando nos ensaios da coreografia é a que vai representar um dos enredos de mais destaque da União da Ilha: "De bar em bar, Didi Um Poeta", aos cuidados do coreógrafo insulano Renan França.

 

– São 23 alas e além dos sambas famosos, quis trazer de volta ainda inovações que a União trouxe para a avenida, como exemplo, uma porta-estandarte. Fiz uma fantasia muito semelhante a que a apresentadora Monique Evans usou em 1994. Monique desfilou de topless e causou alvoroço. Todos os grandes sambas da União, que fizeram história no carnaval e na música brasileira, fazem parte do desfile. Os 100 ritmistas da bateria vão vir de cangaceiros representando o enredo "Nos Confins de Vila Monte". Já o enredo "Lendas e Festas das Yabás" traz as baianas de mães de santo. Há alas para representar "Domingo", "O Amanhã", "Bom, Bonito e Barato" e "Festa Profana". Para encerrar nossa passagem, escolhi o samba "Abrakadabra, o Despertar dos Mágicos". Nesta fantasia, os mágicos não vão tirar coelhos da cartola e sim notas musicais porque a mágica da Ilha é fazer sambas inesquecíveis – diz Carlos.

 

Os ensaios da escola são realizados as sextas, na quadra, a partir das 22h. Nesta sexta (27), a escola faz uma festa para a ala dos compositores junto com o departamento feminino. Estrada do Dendê, 191, Tauá.




Veja Também

Aulas de Jiu-jitsu e Muay Thai na Lusa - A Associação Atlética Portuguesa abre as portas para os fãs de artes marciais e em parceria com o lutador de MMA, Leandro Popeye, instalou uma Academia de Lutas no subsolo do ginásio com acesso ao lado da sala seis. Trata-se da GFT Portuguesa, que tem aulas de jiu-jitsu, muay thai, boxe e treinamento funcional, de segunda a sexta, em diversos horários.

Os 20 de Ouro fecham o carnaval de rua - O bloco “Os 20 de Ouro do Mestre Odilon”, desfilou no sábado (16), encerrando as comemorações do carnaval de rua, na Ilha. O bloco fundado em 2016, desfilou pelo terceiro ano e atraiu cerca de 1500 foliões, segundo a Guarda Municipal. A concentração foi na Estrada Rio Jequiá, altura do Posto de Saúde Necker Pinto, e o desfile seguiu até a Praça Iaiá Garcia, na Ribeira.

Projeto Casas da Noruega faz 10 anos - Snorre e jogadores comemoram a vitória da Norway Cup

RioGaleão forma Monitores Ambientais - A RioGaleão, concessionaria que administra o Aeroporto do Galeão, realizou no na quinta(14), a formatura da turma que concluiu em 2018 o Projeto Conexão Escola. Mais de 70 pessoas, entre crianças, familiares e representantes do Aeroporto Internacional Tom Jobim compareceram à apresentação que certificou alunos como Monitores Ambientais.

Obra lenta prejudica motoristas - As obras do Programa Favela Bairro, que vão beneficiar um total de 12 mil moradores da Vila Joaniza, tem causado transtorno aos motoristas na Estrada do Galeão. Desde meados de 2018, a empresa Volume, contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (SMIH), realiza intervenções do trecho desde a Prefeitura da Aeronáutica até a loja do Casa Show, para implantação de uma rede coletora de esgoto da comunidade que terá destino final a Estação de Tratamento da Cedae no Tauá.

Empreendimento gera protesto na Ribeira - A construção de um condomínio no terreno onde era a Fazenda do Cabaceiro, localizada na Ribeira, foi alvo de uma manifestação realizada no sábado (9), na rua em frente ao empreendimento imobiliário e contou com a presença de um grupo de moradores da região. Os manifestantes condenaram a derrubada de 74 árvores na área da fazenda e consideram ilegal a construção de um condomínio com dois prédios num total de 48 apartamentos.


Edição 1929
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras