Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Acadêmicos do Dendê homenageia a União

27/01/2012 - Notícias /Edição 1556

O enredo em homenagem a União da Ilha é a aposta da Acadêmicos do Dendê para o carnaval de 2012. "Loucos pela Ilha" vai fazer uma viagem pelos grandes carnavais da União, relembrando a marca principal da tricolor insulana nos desfiles: a irreverência. A Acadêmicos do Dendê já está quase pronta para desfilar no dia 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval, na Avenida Intendente Magalhães, a passarela do samba dos grupos de acesso. Em 2011, a escola ficou em terceiro lugar, entre as 16 escolas que desfilaram pelo Grupo D. "Este ano estamos nos preparando para fazer um desfile jamais visto na Intendente Magalhães. A meta é título!", diz Tuninho, presidente da agremiação.

 

As fantasias e adereços estão em fase de acabamento no ateliê que fica na Rua Estocolmo, no Jardim Carioca. O trabalho começou em abril e quem bota a mão massa e confecciona as fantasias que serão usadas pelos mil componentes da escola é a equipe formada pelo carnavalesco Carlos Carvalho, o presidente Tuninho, a diretora do departamento feminino, Adrianna Menseses, e o diretor da bateria, Adilson Cardoso, conhecido como Neném.

 

– Chegamos aqui às 8h e ficamos até tarde da noite. Recebemos ajuda da União, que contribui com material que sobra no barracão e trabalhamos com uso de materiais mais baratos como anel de latinhas e papelão. É uma experiência muito boa – conta Carlos que trabalha com carnaval há 16 anos e já passou por escolas como a Vila Isabel e Unidos da Tijuca.

 

Carlos explica que a Acadêmicos do Dendê vai abrir o desfile atravessando o mar. "O abre-alas será uma barca da alegria que vai fazer menção aos grandes sambas da União que levam esta expressão na letra", diz. Para começar a brincar os carnavais inesquecíveis da União, a comissão de frente intitulada "Peixes loucos pela Ilha", vai fazer um balé que promete divertir o público. Tudo sob o comando de uma equipe do coreógrafo Jaime Aroxa. Outra ala que está caprichando nos ensaios da coreografia é a que vai representar um dos enredos de mais destaque da União da Ilha: "De bar em bar, Didi Um Poeta", aos cuidados do coreógrafo insulano Renan França.

 

– São 23 alas e além dos sambas famosos, quis trazer de volta ainda inovações que a União trouxe para a avenida, como exemplo, uma porta-estandarte. Fiz uma fantasia muito semelhante a que a apresentadora Monique Evans usou em 1994. Monique desfilou de topless e causou alvoroço. Todos os grandes sambas da União, que fizeram história no carnaval e na música brasileira, fazem parte do desfile. Os 100 ritmistas da bateria vão vir de cangaceiros representando o enredo "Nos Confins de Vila Monte". Já o enredo "Lendas e Festas das Yabás" traz as baianas de mães de santo. Há alas para representar "Domingo", "O Amanhã", "Bom, Bonito e Barato" e "Festa Profana". Para encerrar nossa passagem, escolhi o samba "Abrakadabra, o Despertar dos Mágicos". Nesta fantasia, os mágicos não vão tirar coelhos da cartola e sim notas musicais porque a mágica da Ilha é fazer sambas inesquecíveis – diz Carlos.

 

Os ensaios da escola são realizados as sextas, na quadra, a partir das 22h. Nesta sexta (27), a escola faz uma festa para a ala dos compositores junto com o departamento feminino. Estrada do Dendê, 191, Tauá.




Veja Também

Copa Rubro-Verde tem semifinal nesta sexta-feira no Estádio Luso-Brasileiro - Após uma primeira fase com boas atuações, a Portuguesa-RJ enfrenta na tarde desta sexta-feira, dia 11, a Portuguesa Santista, às 15h, pela semifinal da Copa Rubro-Verde 2019. O torneio de pré-temporada está em sua segunda edição e acontece no estádio Luso-Brasileiro. A Lusa Carioca é a atual campeã da competição.

Bloco “Os 20 de Ouro” abre o carnaval - Como manda a tradição o Bloco Carnavalesco “Os 20 de Ouro”, do Mestre Odilon, está se preparando para abrir as comemorações do carnaval de rua da Ilha em 2019. O desfile está marcado para acontecer no dia 9 de fevereiro, mas antes disso, o bloco comemora no feriado do dia 20 de janeiro, o terceiro ano de fundação durante grande festa que vai servir como um aperitivo para o desfile oficial até a Praça da Ribeira.

Light é campeã de reclamações na Ilha - A unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor que funciona em uma das salas do antigo Colégio Lemos Cunha tem atendido diversos casos de reclamações de consumidores insulanos que se sentem prejudicados por algum tipo de prestação de serviço ou venda de mercadoria na região. Segundo o Procon da Ilha, a empresa que mais teve reclamações foi a Light. Na maioria dos casos em razão do Termo de Ocorrência Irregular, emitido pela empresa.

Barcas sofrem aumento em fevereiro - A tarifa das barcas irá aumenta a partir do próximo dia 12 fevereiro conforme decisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, a Agetransp. As passagens dos trajetos Cocotá-Praça XV serão reajustadas de R$ 6,10 para R$ 6,30.

Vermelho e Branco é a cara da Ilha - Assinado pelo carnavalesco Marcony Santana, o Vermelho e Branco aposta em um enredo subjetivo e bem ousado para 2019. Denominado “Vermelho e Branco no Jogo da Vida!”, o bloco vai falar sobre a necessidade de arriscar com sabedoria, determinação e equilíbrio, e se entregar “de corpo e alma” neste grande jogo, que é a vida, para colher bons louros.

Colônia de Férias começa nesta quinta - O ano de 2019 já começou e com ele está de volta à Colônia de Férias da Associação Atlética Portuguesa. No tempo de férias escolares de verão, o clube realiza atividades educativas, esportivas e aquáticas com a criançada, de 3 a 14 anos. A missão é garantir alegria, interação e harmonia entre os pequeninos.


Edição 1919
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras