Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Radar vai identificar poluição na baía

11/10/2018 - noticias /Edição 1906
Um radar marítimo de fabricação norueguesa está sendo desenvolvido e adaptado por pesquisadores da Coppe UFRJ e da UFF com a finalidade de reduzir os impactos ambientais na Baía de Guanabara. O sistema consegue detectar com precisão a localização de resíduos despejados nas águas da baía, facilitando e agilizando as ações para reduzir os impactos ambientais. A prioridade é instalar o sistema nas regiões portuárias, para também identificar possíveis vazamentos de óleo das embarcações.
 
O equipamento, que está a 15 metros de altura do solo, também disponibiliza dados sobre ondas e correntes marítimas, dispersão de vazamento de óleo e monitora a precipitação das chuvas. O radar lança ondas eletromagnéticas para o oceano, que se refletem nas estruturas e voltam para o aparelho, identificando o lixo flutuante e os locais onde estão. As informações são transmitidas para o Laboratório da Coppe, no Fundão e usados em pesquisas para reduzir os impactos provocados pela ação humana na baía.
 
O radar foi instalado em Niterói no ano passado, no prédio do Instituto de Geociências na UFF, local que oferece visão mais ampla da Baía de Guanabara e é uma das principais rotas de embarcações. A ideia da aquisição do sistema e a decisão da instalação do equipamento em Niterói foi do meteorologista Fabio Hochleitner, do Lamce - Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia. 
 
A equipe de pesquisadores tem especialistas vinculados ao Lamce e à Coppe, que atuam em conjunto com o Laboratório de Geofísica Marinha e da UFF. O professor e coordenador do Lamce, Luiz Landau é um dos principais responsáveis pelo projeto.  
 
A Coppe começou a realizar estudos na Baía depois do acidente da Reduc, em 2000, quando foram derramados mais de um milhão de litros de óleo e poluíram cerca de 50km² da Baía. Com o radar marítimo, o objetivo é chamar atenção e incentivar parceiros para investir na ideia e reduzir os impactos de poluição na Baía de Guanabara.  




Veja Também

Cetrov Team vence a Liga Insulana - Os campeonatos da Liga Insulana chamam atenção pelo nível de competitividade entre os participantes e pela organização. O esporte disputado por atletas habilidosos e equipes entrosadas tornam as competições interessantes e prestigiadas por bom público. A Liga, que começou com apenas uma divisão há cinco anos, hoje já possui quatro divisões e se consolida na confiança das equipes como entidade séria e organizada.

Festa dos funcionários da Portuguesa foi animado - Os funcionários da Portuguesa ganharam uma festa de confraternização de final de ano com direito a churrasco na piscina. Os funcionários aproveitaram o dia lindo, sol forte e muita diversão. O evento contou com a presença do presidente João Rêgo, os vices presidentes Paulo Salviano (Finanças), Sérgio Barbosa (Parque Aquático) e Marcelo Barros (Geral e de Futebol), além do presidente do Conselho Deliberativo, Nelson Lucas.

Verão animado é na Portuguesa - O verão começa oficialmente em poucos dias mas a sensação é de que já estamos nele. A dica é aproveitar o amplo espaço do Parque Aquático Rosano Orsini, na Associação Atlética Portuguesa, que agora está aberto em horários especiais, de terça a domingo, das 8h às 20h.

“A Ponte” é exibido no Cinesystem - O lançamento do curta-metragem “A Ponte”, realizado no domingo (9), na sala 1 do Cinesystem Ilha Plaza, foi um sucesso. O vídeo, que tem duração de 30 minutos, foi produzido, gravado e estrelado por produtores e artistas da região. Com texto de Aloisio Villar e direção de Jhonny Lima, o filme se passa em locais da Ilha e tem como tema as alegrias da vida e mensagens contra o suicídio.

Em parceria com a ONU, Ciasc prepara grupo feminino para operações de paz - A Marinha do Brasil iniciou parceria com a ONU realizando o primeiro estágio do projeto Operações de Paz para Mulheres no Brasil. A aula inaugural aconteceu no moderno Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, instalado no complexo da Marinha no Bananal, na segunda (3). O estágio conta com a participação de 40 mulheres.

Paraquedistas dão show na Portuguesa - Um dos momentos mais emocionantes da festa de chegada de Papai Noel à Ilha, realizado no domingo, dia 9, foi o salto a 5 mil pés de altura e o pouso suave dos quatro paraquedistas no centro do gramado do estádio de futebol da Portuguesa. O show de paraquedismo é sempre uma das atrações mais esperadas da festa e fez o público vibrar com a performance e habilidade dos esportistas.


Edição 1915
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras