Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Catalão é reserva ambiental no Fundão

05/10/2018 - noticias /Edição 1905
Localizado na Cidade Universitária, a antiga Ilha do Catalão hoje abriga o Parque da Mata Atlântica da UFRJ, cuja prioridade é manter a arborização das demais áreas da universidade e a preservação dos ecossistemas da região. A Península do Catalão é uma das oito ilhas que foram unidas e faz parte do território da Ilha do Fundão. 

A Ilha do Catalão constitui o corredor ecológico estratégico e interliga fragmentos de vegetação naturais da área em torno da Baía de Guanabara, mantendo manguezais e uma lagoa, que é renovada na maré alta. O relevo e as vegetações originais foram preservados e, no bosque, plantadas novas espécies para estudo. 

Apesar das transformações sofridas, o Catalão guarda a história da Ilha do Fundão. No parque, ainda são reconhecidos os materiais para a construção da união das ilhas. Também são mantidas as ruínas de um pequeno forte, escondido pela mata, construído quando havia um plano de resistir as possíveis invasões ao país, durante o século XIX. Existe ainda um depósito de conchas atribuído a acampamentos de antigos caçadores da região. 

O Catalão é um grande laboratório ao ar livre para aulas de botânica, ecologia e engenharia do meio ambiente, permitindo que os discentes e docentes da UFRJ desenvolvam seus estudos junto à natureza. Para os visitantes é um lugar excelente para adquirir mais conhecimento sobre a região.

No parque, já foram registradas 180 espécies de aves e 120 de árvores. Diversos cursos da UFRJ e de outras universidades utilizam o parque para ensino, pesquisa e extensão. Algumas empresas já utilizaram o espaço para plantios, como medida compensatória de multas ambientais. Diversos projetos de preservação do meio ambiente fazem parte dos cuidados da fauna e flora local. 

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras das 9h às 15h, através de trajetos em trilhas, onde são explicados detalhes sobre o Catalão. Para mais informações e agendamento de visitas: 3938-9323 ou pelo e-mail coord.meioambiente@pu.ufrj




Veja Também

Cetrov Team vence a Liga Insulana - Os campeonatos da Liga Insulana chamam atenção pelo nível de competitividade entre os participantes e pela organização. O esporte disputado por atletas habilidosos e equipes entrosadas tornam as competições interessantes e prestigiadas por bom público. A Liga, que começou com apenas uma divisão há cinco anos, hoje já possui quatro divisões e se consolida na confiança das equipes como entidade séria e organizada.

Festa dos funcionários da Portuguesa foi animado - Os funcionários da Portuguesa ganharam uma festa de confraternização de final de ano com direito a churrasco na piscina. Os funcionários aproveitaram o dia lindo, sol forte e muita diversão. O evento contou com a presença do presidente João Rêgo, os vices presidentes Paulo Salviano (Finanças), Sérgio Barbosa (Parque Aquático) e Marcelo Barros (Geral e de Futebol), além do presidente do Conselho Deliberativo, Nelson Lucas.

Verão animado é na Portuguesa - O verão começa oficialmente em poucos dias mas a sensação é de que já estamos nele. A dica é aproveitar o amplo espaço do Parque Aquático Rosano Orsini, na Associação Atlética Portuguesa, que agora está aberto em horários especiais, de terça a domingo, das 8h às 20h.

“A Ponte” é exibido no Cinesystem - O lançamento do curta-metragem “A Ponte”, realizado no domingo (9), na sala 1 do Cinesystem Ilha Plaza, foi um sucesso. O vídeo, que tem duração de 30 minutos, foi produzido, gravado e estrelado por produtores e artistas da região. Com texto de Aloisio Villar e direção de Jhonny Lima, o filme se passa em locais da Ilha e tem como tema as alegrias da vida e mensagens contra o suicídio.

Em parceria com a ONU, Ciasc prepara grupo feminino para operações de paz - A Marinha do Brasil iniciou parceria com a ONU realizando o primeiro estágio do projeto Operações de Paz para Mulheres no Brasil. A aula inaugural aconteceu no moderno Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, instalado no complexo da Marinha no Bananal, na segunda (3). O estágio conta com a participação de 40 mulheres.

Paraquedistas dão show na Portuguesa - Um dos momentos mais emocionantes da festa de chegada de Papai Noel à Ilha, realizado no domingo, dia 9, foi o salto a 5 mil pés de altura e o pouso suave dos quatro paraquedistas no centro do gramado do estádio de futebol da Portuguesa. O show de paraquedismo é sempre uma das atrações mais esperadas da festa e fez o público vibrar com a performance e habilidade dos esportistas.


Edição 1915
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras