Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Horto do Fundão é fonte de pesquisas

14/09/2018 - noticias /Edição 1902
O Horto Universitário, localizado na Ilha do Fundão, foi criado há quase três décadas pela prefeitura da UFRJ e conta com 26 mil metros quadrados. Inicialmente era destinado para atender os projetos paisagísticos desenvolvidos na Cidade Universitária e agora também atende demandas ambientais de outras regiões.

A área tem como foco a produção de insumos para a manutenção das áreas verdes do Fundão e para as pesquisas de profissionais da botânica, ecologia e gestão ambiental. O espaço se transforma em sala de aula para as disciplinas práticas da universidade e conta com um borboletário para visitação do público em geral. 

A preocupação da prefeitura universitária é o desenvolvimento e a execução de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida dos universitários e dos moradores do Fundão, através de atividades sustentáveis no aspecto ambiental e econômico, além de estimular as pessoas a adotarem este tipo de comportamento consciente. Para isso, o Horto promove eventos gratuitos e abertos ao público.

— O Horto é uma iniciativa bastante interessante que mostra a preocupação da universidade e dos alunos com o meio ambiente, estimulando as pesquisas. Tenho costume de frequentar o local para apreciar as belas plantas. Ponto positivo para a UFRJ — aprova o estudante de Astronomia, Jackson de Farias. 
Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Horto, estão a responsabilidade pela arborização de todos os campi da UFRJ e a recuperação da Mata Atlântica na
Península do Catalão, localizada também na Cidade Universitária. 

Para conhecer o Horto do Fundão, o interessado deve se dirigir ao mesmo endereço da prefeitura da Cidade Universitária, na Praça Jorge Machado Moreira, 100, A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta das 9h às 18h. Informações: 3938-9334.




Veja Também

Double You nesta sexta na quadra da Lusa - O tempo de espera chegou ao fim. Após dois meses de expectativas, a estrela internacional britânica, Willian Naraine, que já vendeu mais de seis milhões de discos, se apresenta na festa de um ano da volta da Patin House Retrô, na Lusa. O show de Double You é a atração principal da festa que promete sacudir a quadra da Portuguesa com músicas de sucesso da década de 90.

Portuguesa conquista primeiro título internacional da história, no futmesa - O fim de semana foi histórico para o departamento de futebol de mesa da Portuguesa. A Lusa, detentora de todos os títulos no âmbito nacional do esporte, conquistou o primeiro título internacional de sua história. Foi durante o Campeonato Sul-Americano por equipes, disputado no sábado (13), na sede do Calabouço, no Vasco da Gama. O atleta Alenio Cheble ganhou o torneio também no individual e Horácio Junior foi o segundo.

Projeto Paixão de Ler valoriza cultura - Com a presença da subsecretária de Cultura do município, Lília Gutman, foi inaugurada, na quarta (17), a 26ª edição do projeto “Paixão de Ler”. O lançamento do projeto aconteceu pela primeira vez na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, no Cocotá.

Corrida reúne 1300 atletas na Ribeira - A 2ª etapa 2018 do Circuito Ilha Carioca aconteceu na manhã do domingo, 14, na Ribeira. O ponto de partida dos atletas foi a Praça Iaiá Garcia e os participantes percorreram 5 Km tendo como plano de fundo as praias do Zumbi, Pitangueiras e Praia da Bandeira. O circuito é organizado pela empresa Divulga Sports.

Autocoaching é a novidade estratégica - Na noite da quarta-feira, dia 17, cerca de 150 pessoas participaram da palestra sobre Autocoaching, promovida pela Universidade Estácio de Sá em parceria com a Associação Comercial da Ilha e jornal Ilha Notícias. O evento foi realizado no auditório da Estácio, campus - Ilha.

Dia das Crianças teve festa na rua - No feriado do dia 12, voltou a ser realizada a tradicional comemoração do Dia das Crianças na comunidade dos Bancários. O evento contou com a participação de centenas de crianças e foram distribuídos mais de dois mil brindes além de guloseimas. A festa contou com apoio da associação dos moradores e moradores da comunidade que também instalaram diversos brinquedos para diversão dos baixinhos.


Edição 1907
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras