Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Desemprego afeta moradores da Ilha

03/08/2018 - noticias /Edição 1896

O Rio de Janeiro é uma das capitais mais afetadas com o alto índice de desemprego que assusta os brasileiros nos últimos anos. Paralelo a isso, o insulano encontra dificuldades para se inserir no mercado de trabalho e tenta, na maioria das vezes sem sucesso, um emprego na região. A realidade mostra que as vagas estão escassas e alguns buscam o trabalho informal como alternativa para resistir.

O aumento do desemprego da Ilha do Governador pode ser considerado fruto da convergência de fatores políticos e econômicos. As fontes de trabalho diminuíram e as empresas, em muitos casos, demitem funcionários para honrar compromissos de impostos.

Um exemplo disso na Ilha aconteceu com o Estaleiro Eisa, localizado na Praia da Rosa, que no final de 2015 demitiu 3 mil trabalhadores, a maioria insulanos, alegando o impacto da crise financeira. Em agosto de 2018, ainda corre na justiça débitos que os trabalhadores alegam que não foram pagos pela empresa do setor naval.

Silvano Ventura, 43, trabalhou por oitos anos no estaleiro e foi um dos surpreendidos em dezembro de 2015 com a demissão. Até hoje não conseguiu um novo trabalho de carteira assinada e ganha a vida com os bicos, como ajudante de pedreiro.

— Eu tinha uma vida estabilizada e de repente tudo desmoronou. Estou a procura de emprego na minha área há muito tempo. Confesso que já estou perdendo as esperanças, mas de alguma forma temos que levar a vida — conta Silvano.

Na terça-feira (31), o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, divulgou que a taxa de desemprego teve uma leve queda no último trimestre, mas o Rio continua sendo o estado com maior índice de desempregados no sudeste, na contramão de outros estados brasileiros.

A Ilha conta com dois órgãos públicos importantes para ajudar quem está desempregado e busca uma vaga ou capacitação. Na Rua Capitão Barbosa, 674, Cocotá, funciona a Casa do Trabalhador para cursos profissionalizantes e um posto do Sine/Setrab. No Moneró, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, existe o Centro de Trabalho e Emprego da Ilha em parceria com o Sine que oferece oportunidades de emprego, além da emissão da Carteira de Trabalho.



Veja Também

Double You nesta sexta na quadra da Lusa - O tempo de espera chegou ao fim. Após dois meses de expectativas, a estrela internacional britânica, Willian Naraine, que já vendeu mais de seis milhões de discos, se apresenta na festa de um ano da volta da Patin House Retrô, na Lusa. O show de Double You é a atração principal da festa que promete sacudir a quadra da Portuguesa com músicas de sucesso da década de 90.

Portuguesa conquista primeiro título internacional da história, no futmesa - O fim de semana foi histórico para o departamento de futebol de mesa da Portuguesa. A Lusa, detentora de todos os títulos no âmbito nacional do esporte, conquistou o primeiro título internacional de sua história. Foi durante o Campeonato Sul-Americano por equipes, disputado no sábado (13), na sede do Calabouço, no Vasco da Gama. O atleta Alenio Cheble ganhou o torneio também no individual e Horácio Junior foi o segundo.

Projeto Paixão de Ler valoriza cultura - Com a presença da subsecretária de Cultura do município, Lília Gutman, foi inaugurada, na quarta (17), a 26ª edição do projeto “Paixão de Ler”. O lançamento do projeto aconteceu pela primeira vez na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, no Cocotá.

Corrida reúne 1300 atletas na Ribeira - A 2ª etapa 2018 do Circuito Ilha Carioca aconteceu na manhã do domingo, 14, na Ribeira. O ponto de partida dos atletas foi a Praça Iaiá Garcia e os participantes percorreram 5 Km tendo como plano de fundo as praias do Zumbi, Pitangueiras e Praia da Bandeira. O circuito é organizado pela empresa Divulga Sports.

Autocoaching é a novidade estratégica - Na noite da quarta-feira, dia 17, cerca de 150 pessoas participaram da palestra sobre Autocoaching, promovida pela Universidade Estácio de Sá em parceria com a Associação Comercial da Ilha e jornal Ilha Notícias. O evento foi realizado no auditório da Estácio, campus - Ilha.

Dia das Crianças teve festa na rua - No feriado do dia 12, voltou a ser realizada a tradicional comemoração do Dia das Crianças na comunidade dos Bancários. O evento contou com a participação de centenas de crianças e foram distribuídos mais de dois mil brindes além de guloseimas. A festa contou com apoio da associação dos moradores e moradores da comunidade que também instalaram diversos brinquedos para diversão dos baixinhos.


Edição 1907
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras