Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Casa do Índio recebe proteção e apoio do Conselho Tutelar da Ilha

15/06/2018 - noticias /Edição 1889
O 19º Conselho Tutelar, cuja sede foi inaugurado em abril na Ilha, funciona com uma equipe formada por cinco conselheiros, todos insulanos, eleitos pela população da Ilha do Governador. O órgão atua garantindo o direito das crianças e adolescentes na região. Recentemente se dispôs a ajudar as questões jurídicas da Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri. 

Antes da abertura da existência do Conselho Tutelar na Ilha, a unidade do órgão em Bonsucesso tratava das demandas da Ilha através do trabalho de conselheiros insulanos. Quando abriu o 19º CT, os conselheiros insulanos foram remanejados para a região.

Recentemente, por solicitação do Ministério Público e da Vara da Infância e da Juventude, os conselheiros da Ilha realizaram uma visita na Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri, para averiguar como as crianças e adolescentes que residem na Casa do Índio vivem e como ajuda-los. Os conselheiros conheceram o espaço e se colocaram à disposição da instituição para contribuir na proteção das crianças e adolescentes, principalmente nas questões jurídicas e de direitos.

— Fazemos as visitas em diversos locais para disponibilizar ajuda e cobrar dos órgãos públicos atuação para proteger as crianças e adolescentes onde elas estiverem.
Durante a visita na Casa do Índio, aproveitamos para conhecer o bom trabalho feito pela Cariri — disse a conselheira Márcia Ventura, moradora do Parque Royal. 

A Casa do Índio atualmente abriga 21 moradores, de ambos os sexos e diversas idades, em sua maioria com problemas mentais. Eunice Cariri cuida do local há décadas e fez questão de mostrar aos conselheiros as instalações da casa, e lembrou que proporciona acesso à educação, saúde e garante todos os direitos aos indígenas que lá residem. 

— Nós lutamos há muitos anos pela garantia dos direitos dos índios e vivemos das doações que nos entregam — disse Cariri, que acha importante a ajuda do Conselho Tutelar e que precisa de doações, principalmente de alimentos. Informações para doar: 2467-8008.

O órgão de proteção às crianças e adolescentes, é independente e funciona sempre que é acionado por denúncias ou solicitações enviadas por órgão judiciário, secretaria dos direitos humanos, denúncias do disque 100 ou feitas diretamente na sede do conselho instalado na Avenida Paranapuã, 941, no Tauá. Funciona de 9h às 18h.




Veja Também

Lusa avança no Carioca Feminino - A equipe feminina da Portuguesa fez bonito na fase de grupos do Campeonato Estadual Adulto 2018 e garantiu vaga para as quartas de final da competição. A vaga foi confirmada no confronto do último sábado (3), disputada no estádio Luso-Brasileiro, contra o Brasileirinho, que terminou em empate por 1 a 1.

Futebol feminino reúne 8 equipes - Os domingos no Aterro do Cocotá são, normalmente, muito movimentados e agora contam também com a presença de grande número torcedores que assistem aos jogos do 1º Campeonato Feminino de Futebol da Ilha do Governador. Seis equipes, com atletas de comunidades participam da competição que teve início em agosto e deve se estender até o próximo dia 18. As partidas começam às 13h e terminam às 17h.

Prédio abandonado no Fundão é símbolo do desperdício público - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerada uma das maiores do país, encontra-se esquecida pelo poder público. Na Cidade Universitária, algumas obras foram suspensas por conta da redução de verba do Ministério da Educação. As ruínas das construções servem de ameaça à segurança dos estudantes da universidade.

Feira Literária da Ilha começa dia 22 - A Feira Literária da Ilha do Governador (Flig) já tem a data marcada para começar este ano: será no próximo dia 22, e estará repleta de novidades, com a participação de diversos autores da Ilha, além de oficinas, contação de histórias e outras atrações. A inauguração será às 10h do dia 22.

Idosa e pescador sofrem com a Light - A dona de casa Anizete de Melo, de 85 anos, mora sozinha na Rua Ituá, no Jardim Guanabara e sofre com crises diárias de asma. Ela viveu momentos de apreensão na véspera do feriado do Dia dos Finados (2). A Light cortou a energia de sua casa alegando o não pagamento de uma conta referente ao mês de agosto.

Intercolegial foi um sucesso na Lusa - Chegou ao fim, no sábado (27), o 5º Intercolegial Ilha de Futsal, organizado pela empresa R3 Eventos, dos professores Luiz e Roger Ledo. Onza escolas da Ilha participaram do torneio nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-18. Os jogos aconteceram no ginásio de esportes da Associação Atlética Portuguesa.


Edição 1910
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras