Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Casa do Índio recebe proteção e apoio do Conselho Tutelar da Ilha

15/06/2018 - noticias /Edição 1889
O 19º Conselho Tutelar, cuja sede foi inaugurado em abril na Ilha, funciona com uma equipe formada por cinco conselheiros, todos insulanos, eleitos pela população da Ilha do Governador. O órgão atua garantindo o direito das crianças e adolescentes na região. Recentemente se dispôs a ajudar as questões jurídicas da Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri. 

Antes da abertura da existência do Conselho Tutelar na Ilha, a unidade do órgão em Bonsucesso tratava das demandas da Ilha através do trabalho de conselheiros insulanos. Quando abriu o 19º CT, os conselheiros insulanos foram remanejados para a região.

Recentemente, por solicitação do Ministério Público e da Vara da Infância e da Juventude, os conselheiros da Ilha realizaram uma visita na Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri, para averiguar como as crianças e adolescentes que residem na Casa do Índio vivem e como ajuda-los. Os conselheiros conheceram o espaço e se colocaram à disposição da instituição para contribuir na proteção das crianças e adolescentes, principalmente nas questões jurídicas e de direitos.

— Fazemos as visitas em diversos locais para disponibilizar ajuda e cobrar dos órgãos públicos atuação para proteger as crianças e adolescentes onde elas estiverem.
Durante a visita na Casa do Índio, aproveitamos para conhecer o bom trabalho feito pela Cariri — disse a conselheira Márcia Ventura, moradora do Parque Royal. 

A Casa do Índio atualmente abriga 21 moradores, de ambos os sexos e diversas idades, em sua maioria com problemas mentais. Eunice Cariri cuida do local há décadas e fez questão de mostrar aos conselheiros as instalações da casa, e lembrou que proporciona acesso à educação, saúde e garante todos os direitos aos indígenas que lá residem. 

— Nós lutamos há muitos anos pela garantia dos direitos dos índios e vivemos das doações que nos entregam — disse Cariri, que acha importante a ajuda do Conselho Tutelar e que precisa de doações, principalmente de alimentos. Informações para doar: 2467-8008.

O órgão de proteção às crianças e adolescentes, é independente e funciona sempre que é acionado por denúncias ou solicitações enviadas por órgão judiciário, secretaria dos direitos humanos, denúncias do disque 100 ou feitas diretamente na sede do conselho instalado na Avenida Paranapuã, 941, no Tauá. Funciona de 9h às 18h.




Veja Também

Serão três dias de folia para a criançada na quadra coberta da Lusa - Dia 4/3 – Segunda Banda Polvo da Ilha – Concentração às 9h – Praça Iaía Garcia – Ribeira Banda Inimigos da Bebida – Concentração às 10h – Praça Comandante Nelson Megé, próximo ao Fórum da Ilha – Cocotá Banda Seca Copo – Concentração às 13h – Rua do Monjolo – Pitangueira GRBC Acabou o Amor – Concentração às 18h – Rua Domingos Mondim – Tauá

Resgatista insulano participou das buscas na tragédia em Brumadinho - A tragédia que atingiu a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, revelou diversos heróis que se deslocaram de diversas partes do Brasil, e do mundo, para ajudar as vítimas da tragédia. Entre os voluntários estava o veterinário insulano, Alexandre Calmon, que é adestrador e participa de uma organização de resgate com cachorros em desastres.

Carnaval agita Cacuia, Cocotá e Zumbi - Celeiro de grandes sambistas e berço da União da Ilha, o bairro do Cacuia conseguiu a oficialização do Carnaval este ano e, ao lado do Cocotá e do Zumbi, terão o apoio e suporte da Prefeitura com estruturas de palco, iluminação, som e banheiros químicos para a alegria dos foliões insulanos.

Estrada para Tubiacanga está pronta - As obras na estrada que liga ao bairro de Tubiacanga, realizada pela RioGaleão, foram concluídas e contam com grades que cercam a pista, ciclovia, guarita com cancelas e seguranças que se revezam no local. As obras, além de melhorar o acesso à Tubiacanga, também foram uma medida para evitar o aumento da invasão ao lado do posto do Detran, no início da estrada.

Alagamentos atormentam moradores - As ruas Caricé, Capanema, Max Yantok, Eutíquio Soledade, Gipóia, Benedito Patrício e adjacentes, no Tauá, sofrem há anos com os alagamentos em épocas de chuvas mais fortes. Segundo a prefeitura, um dos maiores problemas é que o local fica próximo ao nível do mar e a movimentação das marés dificulta o escoamento das águas pelo canal da Av. Ilha das Enxadas, nos Bancários, que liga as galerias de águas pluviais ao mar. O superintendente da Ilha Daniel Balbi, informou que após a chuva de quarta (13), que culminou no alagamento de diversas ruas do Tauá, pediu à Rio Águas a limpeza no canal dos Bancários para melhorar a fluidez no valão e dar um escoamento mais rápido às águas nas ruas alagadas. Na quinta-feira (14) operários da prefeitura finalizaram a limpeza.

Prefeitura começa a desassorear o rio jequiá - Para melhorar o escoamento das águas nos dias de chuva, equipe da prefeitura utilizou retroescavadeira para aumentar a profundidade do Rio Jequiá no trecho atrás da Vila Olímpica.


Edição 1924
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras