Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Casa do Índio recebe proteção e apoio do Conselho Tutelar da Ilha

15/06/2018 - noticias /Edição 1889
O 19º Conselho Tutelar, cuja sede foi inaugurado em abril na Ilha, funciona com uma equipe formada por cinco conselheiros, todos insulanos, eleitos pela população da Ilha do Governador. O órgão atua garantindo o direito das crianças e adolescentes na região. Recentemente se dispôs a ajudar as questões jurídicas da Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri. 

Antes da abertura da existência do Conselho Tutelar na Ilha, a unidade do órgão em Bonsucesso tratava das demandas da Ilha através do trabalho de conselheiros insulanos. Quando abriu o 19º CT, os conselheiros insulanos foram remanejados para a região.

Recentemente, por solicitação do Ministério Público e da Vara da Infância e da Juventude, os conselheiros da Ilha realizaram uma visita na Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri, para averiguar como as crianças e adolescentes que residem na Casa do Índio vivem e como ajuda-los. Os conselheiros conheceram o espaço e se colocaram à disposição da instituição para contribuir na proteção das crianças e adolescentes, principalmente nas questões jurídicas e de direitos.

— Fazemos as visitas em diversos locais para disponibilizar ajuda e cobrar dos órgãos públicos atuação para proteger as crianças e adolescentes onde elas estiverem.
Durante a visita na Casa do Índio, aproveitamos para conhecer o bom trabalho feito pela Cariri — disse a conselheira Márcia Ventura, moradora do Parque Royal. 

A Casa do Índio atualmente abriga 21 moradores, de ambos os sexos e diversas idades, em sua maioria com problemas mentais. Eunice Cariri cuida do local há décadas e fez questão de mostrar aos conselheiros as instalações da casa, e lembrou que proporciona acesso à educação, saúde e garante todos os direitos aos indígenas que lá residem. 

— Nós lutamos há muitos anos pela garantia dos direitos dos índios e vivemos das doações que nos entregam — disse Cariri, que acha importante a ajuda do Conselho Tutelar e que precisa de doações, principalmente de alimentos. Informações para doar: 2467-8008.

O órgão de proteção às crianças e adolescentes, é independente e funciona sempre que é acionado por denúncias ou solicitações enviadas por órgão judiciário, secretaria dos direitos humanos, denúncias do disque 100 ou feitas diretamente na sede do conselho instalado na Avenida Paranapuã, 941, no Tauá. Funciona de 9h às 18h.




Veja Também

Arraiá da Lusa será aberto ao público e terá parque de diversões e shows - O Arraiá da Associação Atlética Portuguesa está chegando e promete aquecer a região em seu ginásio nos finais de semana dos dias 20, 21 e 22 e na semana seguinte, 27, 28 e 29 de julho, a partir das 19h. A festa será aberta ao público geral e a entrada é franca. A diretoria da Lusa pretende proporcionar a melhor festa julina da região dos últimos tempos com diversão, gastronomia, música, cultura e entretenimento.

Alunos de escolas públicas participam de provas de atletismo na Vila Olímpica - A Vila Olímpica Nilton Santos foi palco do 2° Festival de Atletismo Escolar, organizado pela Escola Municipal GEO Nelson Prudêncio, que funciona dentro da Vila. Participaram do evento, realizado na quinta, dia 12, dezenas de atletas de sete escolas municipais da Ilha e de outros bairros, além de equipes tradicionais do esporte como Flamengo e Vasco.

Guarda Municipal ganha nova sede - A nova sede da 12ª Inspetoria da Guarda Municipal foi inaugurada na quinta (11), em uma solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e a participação da banda da GM. As instalações, que ficam no antigo prédio da Farmácia Popular, Estrada do Galeão, 92, foram cedidas no ano passado ao município pela Aeronáutica e vai centralizar as ações da guarda na Ilha.

Ação de pichadores revolta moradores - Cresce a cada dia o número de pichações que deterioram o patrimônio público e privado. Moradores e comerciantes travam uma briga desigual contra esses vândalos que agem as escondidas durante à noite e pedem ajuda das autoridades policiais. Prédios, casas, lojas e monumentos públicos são alvos dos pichadores de diversas idades.

Trânsito está complicado no Cacuia - O trânsito na Estrada da Cacuia, principalmente nas imediações do ponto de ônibus em frente ao Supermercado Mundial, tem gerado transtorno aos motoristas e pedestres que passam pelo local. Diariamente a região é palco de uma nervosa disputa por passageiros protagonizada por cobradores das vans. Além disso, o aglomerado de vans e kombis no ponto, forçam os ônibus a parar no meio da via para o embarque e desembarque de passageiros.

Arraiá da Portuguesa terá Parque de Diversão - Está chegando a maior festa julina da Ilha do Governador. O Arraiá da Portuguesa oferece muita diversão, gastronomia, música, cultura e entretenimento e o melhor, com entrada franca. A festa promete aquecer a região em seu ginásio nos dias 20 (sexta), 21 (sábado), 22 (domingo) e na semana seguinte, 27 (sexta), 28 (sábado) e 29 (domingo) de julho, a partir das 18h. A festa é aberta ao público em geral.


Edição 1893
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras