Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Cacuia sofre com comércio ilegal nas calçadas e confusão no trânsito

25/05/2018 - noticias /Edição 1886
Além da complicada disputa por passageiros, entre vans e ônibus, no ponto em frente ao Supermercado Mundial, o Cacuia sofre com a desordem provocada pelo comércio ilegal.

Quem caminha na calçada em frente a diversas lojas e farmácias localizadas no lado ímpar entre as ruas Sargento João Lopes e Combu, enfrenta problemas para seguir seu caminho, pois ambulantes e camelôs colocam suas mercadorias no chão criando pontos de vendas clandestinos, atrapalhando a passagem de pedestres e provocando prejuízos às lojas. 

O bairro do Cacuia é um dos principais da região e com uma grande circulação de pessoas que movimentam o comércio, que paga altas taxas de IPTU e aluguel, entretanto, além dos problemas de invasão das calçadas pelos ambulantes o trânsito fica lento e perigoso, pois vans e ônibus param em fila dupla.

A insulana Maria Rita, 46, evita passar pelo bairro. “Vir de carro ao Cacuia é uma prova de tensão. Achar uma vaga para estacionar é um desafio, pois diversas baias ficam tomadas por carros dos camelôs que ficam com a mercadoria o dia inteiro no local, além do trânsito caótico. Quando você salta tem que andar espremido entre outras pessoas, já que as mercadorias espalhadas pelo chão, ou as barracas, ocupam a passagem. Será que eles têm alvará para estarem aqui?” questiona a insulana. 

Os comerciantes locais denunciam que há abuso dos ambulantes e uma concorrência desleal. 

— Eles não pagam impostos, não emitem nota fiscal das mercadorias, além de atrapalharem a visão das vitrines das lojas. Somos obrigados a concorrer com preços desleais, pois, vendem mercadorias semelhantes na nossa porta. Enquanto ninguém faz nada, nós tomamos prejuízos.

Nas calçadas ainda é possível encontrar alimentos sendo vendidos sem as necessárias medidas de higiene ou sem refrigeração, colocando em risco a saúde dos consumidores.

A Superintendência Regional e a XXª RA em parceria com a Guarda Municipal tem realizado diversas ações de ordenamento no trânsito e para coibir as ações dos ambulantes. Mas, segundo os comerciantes, logo após a saída dos agentes da prefeitura os ambulantes retornam ao local. Segundo o subinspetor Adilson, que comanda a Guarda Municipal na Ilha, mais ações de ordenamento serão realizadas no bairro do Cacuia.



Veja Também

Double You nesta sexta na quadra da Lusa - O tempo de espera chegou ao fim. Após dois meses de expectativas, a estrela internacional britânica, Willian Naraine, que já vendeu mais de seis milhões de discos, se apresenta na festa de um ano da volta da Patin House Retrô, na Lusa. O show de Double You é a atração principal da festa que promete sacudir a quadra da Portuguesa com músicas de sucesso da década de 90.

Portuguesa conquista primeiro título internacional da história, no futmesa - O fim de semana foi histórico para o departamento de futebol de mesa da Portuguesa. A Lusa, detentora de todos os títulos no âmbito nacional do esporte, conquistou o primeiro título internacional de sua história. Foi durante o Campeonato Sul-Americano por equipes, disputado no sábado (13), na sede do Calabouço, no Vasco da Gama. O atleta Alenio Cheble ganhou o torneio também no individual e Horácio Junior foi o segundo.

Projeto Paixão de Ler valoriza cultura - Com a presença da subsecretária de Cultura do município, Lília Gutman, foi inaugurada, na quarta (17), a 26ª edição do projeto “Paixão de Ler”. O lançamento do projeto aconteceu pela primeira vez na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, no Cocotá.

Corrida reúne 1300 atletas na Ribeira - A 2ª etapa 2018 do Circuito Ilha Carioca aconteceu na manhã do domingo, 14, na Ribeira. O ponto de partida dos atletas foi a Praça Iaiá Garcia e os participantes percorreram 5 Km tendo como plano de fundo as praias do Zumbi, Pitangueiras e Praia da Bandeira. O circuito é organizado pela empresa Divulga Sports.

Autocoaching é a novidade estratégica - Na noite da quarta-feira, dia 17, cerca de 150 pessoas participaram da palestra sobre Autocoaching, promovida pela Universidade Estácio de Sá em parceria com a Associação Comercial da Ilha e jornal Ilha Notícias. O evento foi realizado no auditório da Estácio, campus - Ilha.

Dia das Crianças teve festa na rua - No feriado do dia 12, voltou a ser realizada a tradicional comemoração do Dia das Crianças na comunidade dos Bancários. O evento contou com a participação de centenas de crianças e foram distribuídos mais de dois mil brindes além de guloseimas. A festa contou com apoio da associação dos moradores e moradores da comunidade que também instalaram diversos brinquedos para diversão dos baixinhos.


Edição 1907
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras