Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Fiocruz solta milhares de mosquitos com Wolbachia para combater a dengue e a zika

11/05/2018 - noticias /Edição 1884
Os bairros do Galeão, Portuguesa, Jardim Guanabara e Jardim Carioca, além da Cidade Universitária receberam, na sexta (4), a segunda rodada de liberações de milhares de mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia, do projeto World Mosquito Program (WMP), conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a instituição essa segunda rodada é necessária para assegurar um estabelecimento mais sustentável da nova população de mosquitos. 
 
Uma vez liberado no ambiente, gradualmente, os mosquitos com Wolbachia, promovem a criação de uma nova geração de Aedes Aegypti que contém um microorganismo intracelular que reduz a transmissão de doenças, como a dengue, chikungunya e zika. No mês de março deste ano este mesmo processo foi realizado em outros dez bairros da Ilha.
 
De acordo com a Fiocruz, o índice de estabelecimento da Wolbachia na Ilha  está dentro do esperado. A região foi a porta de entrada da expansão do projeto na cidade e no ano passado todos os bairros da região receberam os ”mosquitos do bem”.  Alguns moradores da região, inclusive, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das atividades do projeto, pois recebem em suas casas armadilhas para capturar os mosquitos usados no monitoramento. 
 
— A proposta do projeto e os estudos vão ajudar a diminuir os impactos trazidos pelas doenças causadas por mosquitos Aedes infectados. Eu acredito que é dever do cidadão de bem zelar pela saúde de todos e fazer a sua parte. Então aqui em casa eu não dou mole e sigo as recomendações necessárias da Fiocruz para que o combate seja eficaz – disse o morador do Tauá, Marcos Tavares. 
 
A Fiocruz alerta que o método Wolbachia de combate às doenças é complementar. As ações de evitar água parada precisam continuar a ser realizadas normalmente. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões para o projeto, é possível entrar em contato com a WMP pelo WhatsApp 99642-4805 ou pelo e-mail Brasil@worldmosquito.org. 




Veja Também

Casa do Índio recebe proteção e apoio do Conselho Tutelar da Ilha - O 19º Conselho Tutelar, cuja sede foi inaugurado em abril na Ilha, funciona com uma equipe formada por cinco conselheiros, todos insulanos, eleitos pela população da Ilha do Governador. O órgão atua garantindo o direito das crianças e adolescentes na região. Recentemente se dispôs a ajudar as questões jurídicas da Casa do Índio, dirigida por Eunice Cariri.

Portuguesa exibe em super telão todos jogos do Brasil e de Portugal - A Copa do Mundo chegou e a Associação Atlética Portuguesa embarca no clima da maior competição entre seleções do planeta. A Lusa convida os associados e visitantes para assistir, em um mega telão, os jogos do Brasil e Portugal. O objetivo da diretoria é manter a tradição luso-brasileira, proporcionando momentos de lazer entre amigos e familiares.

Arraiá da Famig anima o Cocotá - Com diversas atrações para toda a família, a tradicional festa junina organizada pela Federação das Associações de Moradores (Famig), no Aterro do Cocotá, que já animou último final de semana dos insulanos, promete voltar nesta sexta (15) com mais atrações para o público que gosta de festas caipiras.

Moradores da Praia da Rosa são beneficiados por ação social grátis - A Associação de Moradores da Praia da Rosa e Sapucaia (AMA-PRS) em parceria com a ONG Correnteza do Bem, e o apoio da Clinica Clipo, o Curso Prepara, Fundação Leão XII e a Universidade Estácio de Sá realizaram no sábado, dia 9, diversas ações sociais para os moradores, em frente à sede da associação que contou com consultas médicas, orientação jurídica, cursos da Faetec, emissão de documentos e sorteio de diversos brindes.

Prefeitura faz encontro com insulanos - A Superintendência da Ilha e a XXª Região Administrativa, realizaram na quarta (13), reunião aberta à população e que compareceram cerca de 200 moradores, líderes comunitários e representantes de entidades da Ilha cobrando ações dos órgão públicos e apresentando sugestões. A ideia, segundo o superintendente Daniel Balbi é fazer reuniões periódicas e buscar soluções para as demandas dos moradores. A reunião contou com a participação de órgãos municipais e estaduais.

Moradores pedem por revitalização e iluminação do bosque Caio Granando - No dia do aniversário do atleta Caio Granado, que deu o nome ao bosque que fica entre as ruas Aureliano Pimentel, Ituá e Antônio País de Sande, no Jardim Guanabara, diversos moradores do entorno realizaram uma ação a favor do término das obras e ações de revitalização do bosque. Caio estaria completando 25 anos na data.


Edição 1889
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras