Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Fiocruz solta milhares de mosquitos com Wolbachia para combater a dengue e a zika

11/05/2018 - noticias /Edição 1884
Os bairros do Galeão, Portuguesa, Jardim Guanabara e Jardim Carioca, além da Cidade Universitária receberam, na sexta (4), a segunda rodada de liberações de milhares de mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia, do projeto World Mosquito Program (WMP), conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a instituição essa segunda rodada é necessária para assegurar um estabelecimento mais sustentável da nova população de mosquitos. 
 
Uma vez liberado no ambiente, gradualmente, os mosquitos com Wolbachia, promovem a criação de uma nova geração de Aedes Aegypti que contém um microorganismo intracelular que reduz a transmissão de doenças, como a dengue, chikungunya e zika. No mês de março deste ano este mesmo processo foi realizado em outros dez bairros da Ilha.
 
De acordo com a Fiocruz, o índice de estabelecimento da Wolbachia na Ilha  está dentro do esperado. A região foi a porta de entrada da expansão do projeto na cidade e no ano passado todos os bairros da região receberam os ”mosquitos do bem”.  Alguns moradores da região, inclusive, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das atividades do projeto, pois recebem em suas casas armadilhas para capturar os mosquitos usados no monitoramento. 
 
— A proposta do projeto e os estudos vão ajudar a diminuir os impactos trazidos pelas doenças causadas por mosquitos Aedes infectados. Eu acredito que é dever do cidadão de bem zelar pela saúde de todos e fazer a sua parte. Então aqui em casa eu não dou mole e sigo as recomendações necessárias da Fiocruz para que o combate seja eficaz – disse o morador do Tauá, Marcos Tavares. 
 
A Fiocruz alerta que o método Wolbachia de combate às doenças é complementar. As ações de evitar água parada precisam continuar a ser realizadas normalmente. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões para o projeto, é possível entrar em contato com a WMP pelo WhatsApp 99642-4805 ou pelo e-mail Brasil@worldmosquito.org. 




Veja Também

Double You nesta sexta na quadra da Lusa - O tempo de espera chegou ao fim. Após dois meses de expectativas, a estrela internacional britânica, Willian Naraine, que já vendeu mais de seis milhões de discos, se apresenta na festa de um ano da volta da Patin House Retrô, na Lusa. O show de Double You é a atração principal da festa que promete sacudir a quadra da Portuguesa com músicas de sucesso da década de 90.

Portuguesa conquista primeiro título internacional da história, no futmesa - O fim de semana foi histórico para o departamento de futebol de mesa da Portuguesa. A Lusa, detentora de todos os títulos no âmbito nacional do esporte, conquistou o primeiro título internacional de sua história. Foi durante o Campeonato Sul-Americano por equipes, disputado no sábado (13), na sede do Calabouço, no Vasco da Gama. O atleta Alenio Cheble ganhou o torneio também no individual e Horácio Junior foi o segundo.

Projeto Paixão de Ler valoriza cultura - Com a presença da subsecretária de Cultura do município, Lília Gutman, foi inaugurada, na quarta (17), a 26ª edição do projeto “Paixão de Ler”. O lançamento do projeto aconteceu pela primeira vez na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, no Cocotá.

Corrida reúne 1300 atletas na Ribeira - A 2ª etapa 2018 do Circuito Ilha Carioca aconteceu na manhã do domingo, 14, na Ribeira. O ponto de partida dos atletas foi a Praça Iaiá Garcia e os participantes percorreram 5 Km tendo como plano de fundo as praias do Zumbi, Pitangueiras e Praia da Bandeira. O circuito é organizado pela empresa Divulga Sports.

Autocoaching é a novidade estratégica - Na noite da quarta-feira, dia 17, cerca de 150 pessoas participaram da palestra sobre Autocoaching, promovida pela Universidade Estácio de Sá em parceria com a Associação Comercial da Ilha e jornal Ilha Notícias. O evento foi realizado no auditório da Estácio, campus - Ilha.

Dia das Crianças teve festa na rua - No feriado do dia 12, voltou a ser realizada a tradicional comemoração do Dia das Crianças na comunidade dos Bancários. O evento contou com a participação de centenas de crianças e foram distribuídos mais de dois mil brindes além de guloseimas. A festa contou com apoio da associação dos moradores e moradores da comunidade que também instalaram diversos brinquedos para diversão dos baixinhos.


Edição 1907
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras