Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Fiocruz solta milhares de mosquitos com Wolbachia para combater a dengue e a zika

11/05/2018 - noticias /Edição 1884
Os bairros do Galeão, Portuguesa, Jardim Guanabara e Jardim Carioca, além da Cidade Universitária receberam, na sexta (4), a segunda rodada de liberações de milhares de mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia, do projeto World Mosquito Program (WMP), conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a instituição essa segunda rodada é necessária para assegurar um estabelecimento mais sustentável da nova população de mosquitos. 
 
Uma vez liberado no ambiente, gradualmente, os mosquitos com Wolbachia, promovem a criação de uma nova geração de Aedes Aegypti que contém um microorganismo intracelular que reduz a transmissão de doenças, como a dengue, chikungunya e zika. No mês de março deste ano este mesmo processo foi realizado em outros dez bairros da Ilha.
 
De acordo com a Fiocruz, o índice de estabelecimento da Wolbachia na Ilha  está dentro do esperado. A região foi a porta de entrada da expansão do projeto na cidade e no ano passado todos os bairros da região receberam os ”mosquitos do bem”.  Alguns moradores da região, inclusive, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das atividades do projeto, pois recebem em suas casas armadilhas para capturar os mosquitos usados no monitoramento. 
 
— A proposta do projeto e os estudos vão ajudar a diminuir os impactos trazidos pelas doenças causadas por mosquitos Aedes infectados. Eu acredito que é dever do cidadão de bem zelar pela saúde de todos e fazer a sua parte. Então aqui em casa eu não dou mole e sigo as recomendações necessárias da Fiocruz para que o combate seja eficaz – disse o morador do Tauá, Marcos Tavares. 
 
A Fiocruz alerta que o método Wolbachia de combate às doenças é complementar. As ações de evitar água parada precisam continuar a ser realizadas normalmente. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões para o projeto, é possível entrar em contato com a WMP pelo WhatsApp 99642-4805 ou pelo e-mail Brasil@worldmosquito.org. 




Veja Também

Cetrov Team vence a Liga Insulana - Os campeonatos da Liga Insulana chamam atenção pelo nível de competitividade entre os participantes e pela organização. O esporte disputado por atletas habilidosos e equipes entrosadas tornam as competições interessantes e prestigiadas por bom público. A Liga, que começou com apenas uma divisão há cinco anos, hoje já possui quatro divisões e se consolida na confiança das equipes como entidade séria e organizada.

Festa dos funcionários da Portuguesa foi animado - Os funcionários da Portuguesa ganharam uma festa de confraternização de final de ano com direito a churrasco na piscina. Os funcionários aproveitaram o dia lindo, sol forte e muita diversão. O evento contou com a presença do presidente João Rêgo, os vices presidentes Paulo Salviano (Finanças), Sérgio Barbosa (Parque Aquático) e Marcelo Barros (Geral e de Futebol), além do presidente do Conselho Deliberativo, Nelson Lucas.

Verão animado é na Portuguesa - O verão começa oficialmente em poucos dias mas a sensação é de que já estamos nele. A dica é aproveitar o amplo espaço do Parque Aquático Rosano Orsini, na Associação Atlética Portuguesa, que agora está aberto em horários especiais, de terça a domingo, das 8h às 20h.

“A Ponte” é exibido no Cinesystem - O lançamento do curta-metragem “A Ponte”, realizado no domingo (9), na sala 1 do Cinesystem Ilha Plaza, foi um sucesso. O vídeo, que tem duração de 30 minutos, foi produzido, gravado e estrelado por produtores e artistas da região. Com texto de Aloisio Villar e direção de Jhonny Lima, o filme se passa em locais da Ilha e tem como tema as alegrias da vida e mensagens contra o suicídio.

Em parceria com a ONU, Ciasc prepara grupo feminino para operações de paz - A Marinha do Brasil iniciou parceria com a ONU realizando o primeiro estágio do projeto Operações de Paz para Mulheres no Brasil. A aula inaugural aconteceu no moderno Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, instalado no complexo da Marinha no Bananal, na segunda (3). O estágio conta com a participação de 40 mulheres.

Paraquedistas dão show na Portuguesa - Um dos momentos mais emocionantes da festa de chegada de Papai Noel à Ilha, realizado no domingo, dia 9, foi o salto a 5 mil pés de altura e o pouso suave dos quatro paraquedistas no centro do gramado do estádio de futebol da Portuguesa. O show de paraquedismo é sempre uma das atrações mais esperadas da festa e fez o público vibrar com a performance e habilidade dos esportistas.


Edição 1915
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras