Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Colégio Newton Braga faz 58 anos

13/04/2018 - noticias /Edição 1880
Quando o assunto é educação na Ilha do Governador o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) ocupa uma posição de destaque. Há cinco décadas instalado na região, o colégio que está no coração de milhares de insulanos, completou 58 anos, no dia 4 de abril, e desponta ainda como referência na formação de cidadãos com preceitos de disciplina e ordem. 

A origem do nome Newton Braga, cantada no hino do colégio pelos alunos na formatura semanal, é uma homenagem ao Brigadeiro do Ar que, pela primeira vez na história, em 1927, atravessou o Atlântico Sul (Brasil/Itália) a bordo do hidroavião JAHU. A instituição foi fundada em 1960 na Base Aérea do Galeão para atender os filhos de militares das vilas militares. Na década seguinte se mudou em definitivo para o prédio em frente à Praça do Avião. 

A escola teve seu auge nas décadas de 70 e 80 durante o governo militar. Hoje conta com 1.100 estudantes, divididos em 49 turmas, com classes do primeiro ano primário até o terceiro do ensino médio. A instituição que ao longo de cinco décadas já formou milhares de insulanos, vive a expectativa de dias melhores, depois de passar por uma crise financeira durante alguns anos e que preocupou a comunidade insulana. 

Mas no final de 2017, o comando do colégio saiu do III Comar e foi para a Diretoria de Ensino de Aeronáutica (Direns), órgão responsável pelas escolas especialistas de destaque, como a Epcar, AFA, entre outras. Com a mudança, os professores e a diretoria acreditam que os investimentos na instituição tendem a aumentar. 

— A esperança é essa, que agora o comando sendo da Direns, a escola volte a ser vista com outros olhos no que diz respeito ao investimento que recebemos. Estamos em viés de crescimento e firmes, trabalhando duro, para que o Newton Braga, mantenha os importantes patamares de qualidade na educação do Brasil — disse o diretor pedagógico, professor José Storino.

Com mais de meio século de história e formado milhares de cidadãos, o Colégio Newton Braga é referência de ensino e um gigante da educação insulana. Passou por dificuldades nos últimos tempos, mas hoje todos olham para o futuro cheio de esperanças. Viva!




Veja Também

Lusa avança no Carioca Feminino - A equipe feminina da Portuguesa fez bonito na fase de grupos do Campeonato Estadual Adulto 2018 e garantiu vaga para as quartas de final da competição. A vaga foi confirmada no confronto do último sábado (3), disputada no estádio Luso-Brasileiro, contra o Brasileirinho, que terminou em empate por 1 a 1.

Futebol feminino reúne 8 equipes - Os domingos no Aterro do Cocotá são, normalmente, muito movimentados e agora contam também com a presença de grande número torcedores que assistem aos jogos do 1º Campeonato Feminino de Futebol da Ilha do Governador. Seis equipes, com atletas de comunidades participam da competição que teve início em agosto e deve se estender até o próximo dia 18. As partidas começam às 13h e terminam às 17h.

Prédio abandonado no Fundão é símbolo do desperdício público - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerada uma das maiores do país, encontra-se esquecida pelo poder público. Na Cidade Universitária, algumas obras foram suspensas por conta da redução de verba do Ministério da Educação. As ruínas das construções servem de ameaça à segurança dos estudantes da universidade.

Feira Literária da Ilha começa dia 22 - A Feira Literária da Ilha do Governador (Flig) já tem a data marcada para começar este ano: será no próximo dia 22, e estará repleta de novidades, com a participação de diversos autores da Ilha, além de oficinas, contação de histórias e outras atrações. A inauguração será às 10h do dia 22.

Idosa e pescador sofrem com a Light - A dona de casa Anizete de Melo, de 85 anos, mora sozinha na Rua Ituá, no Jardim Guanabara e sofre com crises diárias de asma. Ela viveu momentos de apreensão na véspera do feriado do Dia dos Finados (2). A Light cortou a energia de sua casa alegando o não pagamento de uma conta referente ao mês de agosto.

Intercolegial foi um sucesso na Lusa - Chegou ao fim, no sábado (27), o 5º Intercolegial Ilha de Futsal, organizado pela empresa R3 Eventos, dos professores Luiz e Roger Ledo. Onza escolas da Ilha participaram do torneio nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-18. Os jogos aconteceram no ginásio de esportes da Associação Atlética Portuguesa.


Edição 1910
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras