Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Colégio Newton Braga faz 58 anos

13/04/2018 - noticias /Edição 1880
Quando o assunto é educação na Ilha do Governador o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) ocupa uma posição de destaque. Há cinco décadas instalado na região, o colégio que está no coração de milhares de insulanos, completou 58 anos, no dia 4 de abril, e desponta ainda como referência na formação de cidadãos com preceitos de disciplina e ordem. 

A origem do nome Newton Braga, cantada no hino do colégio pelos alunos na formatura semanal, é uma homenagem ao Brigadeiro do Ar que, pela primeira vez na história, em 1927, atravessou o Atlântico Sul (Brasil/Itália) a bordo do hidroavião JAHU. A instituição foi fundada em 1960 na Base Aérea do Galeão para atender os filhos de militares das vilas militares. Na década seguinte se mudou em definitivo para o prédio em frente à Praça do Avião. 

A escola teve seu auge nas décadas de 70 e 80 durante o governo militar. Hoje conta com 1.100 estudantes, divididos em 49 turmas, com classes do primeiro ano primário até o terceiro do ensino médio. A instituição que ao longo de cinco décadas já formou milhares de insulanos, vive a expectativa de dias melhores, depois de passar por uma crise financeira durante alguns anos e que preocupou a comunidade insulana. 

Mas no final de 2017, o comando do colégio saiu do III Comar e foi para a Diretoria de Ensino de Aeronáutica (Direns), órgão responsável pelas escolas especialistas de destaque, como a Epcar, AFA, entre outras. Com a mudança, os professores e a diretoria acreditam que os investimentos na instituição tendem a aumentar. 

— A esperança é essa, que agora o comando sendo da Direns, a escola volte a ser vista com outros olhos no que diz respeito ao investimento que recebemos. Estamos em viés de crescimento e firmes, trabalhando duro, para que o Newton Braga, mantenha os importantes patamares de qualidade na educação do Brasil — disse o diretor pedagógico, professor José Storino.

Com mais de meio século de história e formado milhares de cidadãos, o Colégio Newton Braga é referência de ensino e um gigante da educação insulana. Passou por dificuldades nos últimos tempos, mas hoje todos olham para o futuro cheio de esperanças. Viva!




Veja Também

Copa Rubro-Verde tem semifinal nesta sexta-feira no Estádio Luso-Brasileiro - Após uma primeira fase com boas atuações, a Portuguesa-RJ enfrenta na tarde desta sexta-feira, dia 11, a Portuguesa Santista, às 15h, pela semifinal da Copa Rubro-Verde 2019. O torneio de pré-temporada está em sua segunda edição e acontece no estádio Luso-Brasileiro. A Lusa Carioca é a atual campeã da competição.

Bloco “Os 20 de Ouro” abre o carnaval - Como manda a tradição o Bloco Carnavalesco “Os 20 de Ouro”, do Mestre Odilon, está se preparando para abrir as comemorações do carnaval de rua da Ilha em 2019. O desfile está marcado para acontecer no dia 9 de fevereiro, mas antes disso, o bloco comemora no feriado do dia 20 de janeiro, o terceiro ano de fundação durante grande festa que vai servir como um aperitivo para o desfile oficial até a Praça da Ribeira.

Light é campeã de reclamações na Ilha - A unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor que funciona em uma das salas do antigo Colégio Lemos Cunha tem atendido diversos casos de reclamações de consumidores insulanos que se sentem prejudicados por algum tipo de prestação de serviço ou venda de mercadoria na região. Segundo o Procon da Ilha, a empresa que mais teve reclamações foi a Light. Na maioria dos casos em razão do Termo de Ocorrência Irregular, emitido pela empresa.

Barcas sofrem aumento em fevereiro - A tarifa das barcas irá aumenta a partir do próximo dia 12 fevereiro conforme decisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, a Agetransp. As passagens dos trajetos Cocotá-Praça XV serão reajustadas de R$ 6,10 para R$ 6,30.

Vermelho e Branco é a cara da Ilha - Assinado pelo carnavalesco Marcony Santana, o Vermelho e Branco aposta em um enredo subjetivo e bem ousado para 2019. Denominado “Vermelho e Branco no Jogo da Vida!”, o bloco vai falar sobre a necessidade de arriscar com sabedoria, determinação e equilíbrio, e se entregar “de corpo e alma” neste grande jogo, que é a vida, para colher bons louros.

Colônia de Férias começa nesta quinta - O ano de 2019 já começou e com ele está de volta à Colônia de Férias da Associação Atlética Portuguesa. No tempo de férias escolares de verão, o clube realiza atividades educativas, esportivas e aquáticas com a criançada, de 3 a 14 anos. A missão é garantir alegria, interação e harmonia entre os pequeninos.


Edição 1919
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras