Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Colégio Newton Braga faz 58 anos

13/04/2018 - noticias /Edição 1880
Quando o assunto é educação na Ilha do Governador o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) ocupa uma posição de destaque. Há cinco décadas instalado na região, o colégio que está no coração de milhares de insulanos, completou 58 anos, no dia 4 de abril, e desponta ainda como referência na formação de cidadãos com preceitos de disciplina e ordem. 

A origem do nome Newton Braga, cantada no hino do colégio pelos alunos na formatura semanal, é uma homenagem ao Brigadeiro do Ar que, pela primeira vez na história, em 1927, atravessou o Atlântico Sul (Brasil/Itália) a bordo do hidroavião JAHU. A instituição foi fundada em 1960 na Base Aérea do Galeão para atender os filhos de militares das vilas militares. Na década seguinte se mudou em definitivo para o prédio em frente à Praça do Avião. 

A escola teve seu auge nas décadas de 70 e 80 durante o governo militar. Hoje conta com 1.100 estudantes, divididos em 49 turmas, com classes do primeiro ano primário até o terceiro do ensino médio. A instituição que ao longo de cinco décadas já formou milhares de insulanos, vive a expectativa de dias melhores, depois de passar por uma crise financeira durante alguns anos e que preocupou a comunidade insulana. 

Mas no final de 2017, o comando do colégio saiu do III Comar e foi para a Diretoria de Ensino de Aeronáutica (Direns), órgão responsável pelas escolas especialistas de destaque, como a Epcar, AFA, entre outras. Com a mudança, os professores e a diretoria acreditam que os investimentos na instituição tendem a aumentar. 

— A esperança é essa, que agora o comando sendo da Direns, a escola volte a ser vista com outros olhos no que diz respeito ao investimento que recebemos. Estamos em viés de crescimento e firmes, trabalhando duro, para que o Newton Braga, mantenha os importantes patamares de qualidade na educação do Brasil — disse o diretor pedagógico, professor José Storino.

Com mais de meio século de história e formado milhares de cidadãos, o Colégio Newton Braga é referência de ensino e um gigante da educação insulana. Passou por dificuldades nos últimos tempos, mas hoje todos olham para o futuro cheio de esperanças. Viva!




Veja Também

Leandro Azevedo quer uma Comissão de Frente que emocione na avenida - O professor de dança Leandro Azevedo de 36 anos, que há nove dirige a Academia de Dança Leandro Azevedo, no Village, é a grande novidade na União da Ilha. Ele foi confirmado como o novo coreógrafo para comandar a comissão de frente da escola.

Portuguesa divulga nomes dos atletas selecionados na peneira - Garotos de diversas idades realizam o sonho de iniciar carreira no futebol

Lusa efetiva Rogério Corrêa como novo técnico da equipe profissional - A diretoria da Portuguesa decidiu efetivar o auxiliar técnico Rogério Corrêa para comando da equipe na Copa Rio. Em sua segunda passagem pela Lusa. O novo treinador vai ter a oportunidade de atuar pela primeira vez na sua carreira como técnico profissional e terá como objetivo a conquista da competição que dará direito à Portuguesa de disputar a Copa do Brasil de 2019.

Estudantes treinam judô no 17º BPM - A equipe Mamede Júnior que vem se destacando no cenário nacional do judô, realiza há cerca de cinco anos um projeto de aulas gratuitas de judô, que começou no espaço da Escola Municipal Nelson Prudêncio na Vila Olímpica e agora foi transferido para o 17°BPM, onde acontecem os treinamentos as segundas e quartas, de 17h às 18h.

Buchecha faz show beneficente para os projetos da ONG Solidariedade - Com o apoio do empresário Jorge Stefano, a ONG da Solidariedade realizou, na noite da segunda feira, dia 16, um Festival Beneficente de Pizza na casa Chave Mágica, localizada no Recreio dos Bandeirantes.

Aulas de balé infantil na Joaniza realizam sonhos na comunidade - A Igreja do Nazareno na Vila Joaniza abriu as portas para um projeto de balé infantil, cujo objetivo é levar a dança clássica como forma de cultura, lazer e educação à meninas, de 3 a 11 anos daquela comunidade. O projeto é gratuito e promove aulas todas às sextas-feiras, aA Igreja do Nazareno na Vila Joaniza abriu as portas para um projeto de balé infantil, cujo objetivo é levar a dança clássica como forma de cultura, lazer e educação à meninas, de 3 a 11 anos daquela comunidade. O projeto é gratuito e promove aulas todas às sextas-feiras, a partir das 18h e conta atualmente com a participação de 60 crianças. partir das 18h e conta atualmente com a participação de 60 crianças.


Edição 1881
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras