Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

ACM faz 44 anos e continua forte

01/12/2017 - Notícias /Edição 1861
A Associação Cristã de Moços, unidade Ilha do Governador (ACM), completa no próximo dia 8, 44 anos de existência com um culto ecumênico e almoço para associados e convidados. O clube, que é um dos mais tradicionais da região, faz parte de uma associação internacional e agrega valores cristãos. 

A fundação da ACM, na Ilha, começa com a movimentação de um grupo de insulanos que buscava um clube diferente para suas famílias. Um deles, o professor Geraldo Cesar Barbosa, que era professor da ACM sede, localizada na Lapa, buscou junto a direção daquela unidade acemista a possibilidade de abrir uma filial do grupo na região e conseguiu.

O terreno escolhido, onde atualmente fica a ACM, pertencia a D. Climéria de Fonseca que só decidiu vender, sob a condição que no local também fosse construída uma capela. E em 8 de dezembro de 1973 foi realizado a cerimônia de inauguração da ACM Ilha. 

O clube já teve nove presidentes. O primeiro foi Walter Brito Bessa e o atual é José do Carmo Peixoto, que está na direção desde 1981, e desde 2007 exerce a presidência do clube. Atualmente a ACM possui cerca de 5 mil sócios, entre os quais, alguns beneficiados pelo projeto social para idosos e crianças. 

— É um prazer poder participar da história da ACM. O clima é familiar, e nas primeiras gerações todos associados ganhavam apelidos em função da amizade gerada e, até hoje, em nossas peladas não colocamos juízes, pois o clima na ACM é de grande amizade entre os associados que se respeitam e participam das atividades junto com as suas famílias — disse Peixoto.

A ACM faz a diferença porque todos são tratados de forma igual. “Esse é um dos motivos que é obrigatório o uso de uniformes: todos são iguais. Temos grandes fenômenos do esporte que já passaram por aqui como o ex-jogador Roger Flores e Diego Souza. Eles sempre foram tratados como os outros, embora fossem craques.”

Para 2018 uma novidade chega ao clube. Em parceria com a Universidade Unigranrio será implantada uma unidade do ensino à distância da instituição. E, segundo Peixoto, esse será o primeiro passo para a instalação de uma unidade da Unigranrio na sede da ACM, da Ribeira.

O ingresso para o aniversário do clube deve ser adquiro na secretaria da ACM. Informações: 3396-3044.




Veja Também

Lusa avança no Carioca Feminino - A equipe feminina da Portuguesa fez bonito na fase de grupos do Campeonato Estadual Adulto 2018 e garantiu vaga para as quartas de final da competição. A vaga foi confirmada no confronto do último sábado (3), disputada no estádio Luso-Brasileiro, contra o Brasileirinho, que terminou em empate por 1 a 1.

Futebol feminino reúne 8 equipes - Os domingos no Aterro do Cocotá são, normalmente, muito movimentados e agora contam também com a presença de grande número torcedores que assistem aos jogos do 1º Campeonato Feminino de Futebol da Ilha do Governador. Seis equipes, com atletas de comunidades participam da competição que teve início em agosto e deve se estender até o próximo dia 18. As partidas começam às 13h e terminam às 17h.

Prédio abandonado no Fundão é símbolo do desperdício público - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerada uma das maiores do país, encontra-se esquecida pelo poder público. Na Cidade Universitária, algumas obras foram suspensas por conta da redução de verba do Ministério da Educação. As ruínas das construções servem de ameaça à segurança dos estudantes da universidade.

Feira Literária da Ilha começa dia 22 - A Feira Literária da Ilha do Governador (Flig) já tem a data marcada para começar este ano: será no próximo dia 22, e estará repleta de novidades, com a participação de diversos autores da Ilha, além de oficinas, contação de histórias e outras atrações. A inauguração será às 10h do dia 22.

Idosa e pescador sofrem com a Light - A dona de casa Anizete de Melo, de 85 anos, mora sozinha na Rua Ituá, no Jardim Guanabara e sofre com crises diárias de asma. Ela viveu momentos de apreensão na véspera do feriado do Dia dos Finados (2). A Light cortou a energia de sua casa alegando o não pagamento de uma conta referente ao mês de agosto.

Intercolegial foi um sucesso na Lusa - Chegou ao fim, no sábado (27), o 5º Intercolegial Ilha de Futsal, organizado pela empresa R3 Eventos, dos professores Luiz e Roger Ledo. Onza escolas da Ilha participaram do torneio nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-18. Os jogos aconteceram no ginásio de esportes da Associação Atlética Portuguesa.


Edição 1911
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras