Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Fiocruz lança em 4 bairros milhares de mosquitos para combater a dengue

24/11/2017 - noticias /Edição 1860
O Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), continua em expansão e esta semana chegou a quatro novos bairros da Ilha do Governador: Galeão, Jardim Carioca, Jardim Guanabara e Portuguesa, além da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Cerca de 100 mil moradores serão beneficiados com as ações. Estão sendo soltos milhares de mosquitos, nesta etapa.
 
Os Aedes aegypti possuidores da bactéria Wolbachia criados nos laboratórios da Fiocruz não possuem a capacidade de transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya. O plano da Fiocruz é soltar esses mosquitos no meio ambiente e, com o passar dos meses, os mosquitos com Wolbachia se reproduzem com os mosquitos que já existem nas ruas, gerando uma população de Aedes aegypti sem poder de gerar a doença nos seres humanos.
 
A Ilha do Governador foi a porta de entrada da expansão do projeto na cidade. Em agosto de 2017, a liberação de milhares de mosquitos “aliados”  começou a ser realizada nos bairros de Cacuia, Cocotá, Freguesia, Moneró, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá e Zumbi.
Alguns moradores e comerciantes da Ilha desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento das atividades do projeto, pois são os anfitriões, que recebem, em suas residências e estabelecimentos, a armadilha usada para capturar os mosquitos usados no monitoramento.
 
— Esse projeto vai beneficiar todos nós e vai contribuir para o desenvolvimento da nossa ciência. É uma satisfação poder ajudar! Ter a armadilha em casa não me atrapalha em nada — disse Sheila Regina Agrellos, moradora do Tauá e uma das anfitriãs de armadilha.
Luciano Moreira, pesquisador da Fiocruz e líder do Projeto ED Brasil, disse que a parceria com moradores é fundamental para o sucesso do projeto. “A comunidade realmente se engaja nessa ação e se torna parte do processo, cujo envolvimento é algo que diferencia no êxito na eliminação da Dengue.”
 
Atualmente a Ilha conta com 117 armadilhas instaladas em residências e estabelecimentos comerciais, e a previsão é que sejam instaladas mais 250 armadilhas. As pessoas que desejarem colaborar com o projeto e serem anfitriãs de armadilhas podem entrar em contato com o Fio Cruz: 3882-9265 ou WhatsApp: 99643-4805.




Veja Também

Arraiá da Lusa será aberto ao público e terá parque de diversões e shows - O Arraiá da Associação Atlética Portuguesa está chegando e promete aquecer a região em seu ginásio nos finais de semana dos dias 20, 21 e 22 e na semana seguinte, 27, 28 e 29 de julho, a partir das 19h. A festa será aberta ao público geral e a entrada é franca. A diretoria da Lusa pretende proporcionar a melhor festa julina da região dos últimos tempos com diversão, gastronomia, música, cultura e entretenimento.

Alunos de escolas públicas participam de provas de atletismo na Vila Olímpica - A Vila Olímpica Nilton Santos foi palco do 2° Festival de Atletismo Escolar, organizado pela Escola Municipal GEO Nelson Prudêncio, que funciona dentro da Vila. Participaram do evento, realizado na quinta, dia 12, dezenas de atletas de sete escolas municipais da Ilha e de outros bairros, além de equipes tradicionais do esporte como Flamengo e Vasco.

Guarda Municipal ganha nova sede - A nova sede da 12ª Inspetoria da Guarda Municipal foi inaugurada na quinta (11), em uma solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e a participação da banda da GM. As instalações, que ficam no antigo prédio da Farmácia Popular, Estrada do Galeão, 92, foram cedidas no ano passado ao município pela Aeronáutica e vai centralizar as ações da guarda na Ilha.

Ação de pichadores revolta moradores - Cresce a cada dia o número de pichações que deterioram o patrimônio público e privado. Moradores e comerciantes travam uma briga desigual contra esses vândalos que agem as escondidas durante à noite e pedem ajuda das autoridades policiais. Prédios, casas, lojas e monumentos públicos são alvos dos pichadores de diversas idades.

Trânsito está complicado no Cacuia - O trânsito na Estrada da Cacuia, principalmente nas imediações do ponto de ônibus em frente ao Supermercado Mundial, tem gerado transtorno aos motoristas e pedestres que passam pelo local. Diariamente a região é palco de uma nervosa disputa por passageiros protagonizada por cobradores das vans. Além disso, o aglomerado de vans e kombis no ponto, forçam os ônibus a parar no meio da via para o embarque e desembarque de passageiros.

Arraiá da Portuguesa terá Parque de Diversão - Está chegando a maior festa julina da Ilha do Governador. O Arraiá da Portuguesa oferece muita diversão, gastronomia, música, cultura e entretenimento e o melhor, com entrada franca. A festa promete aquecer a região em seu ginásio nos dias 20 (sexta), 21 (sábado), 22 (domingo) e na semana seguinte, 27 (sexta), 28 (sábado) e 29 (domingo) de julho, a partir das 18h. A festa é aberta ao público em geral.


Edição 1893
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras