Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Ciclistas fazem passeio contra dengue

16/06/2017 - noticias /Edição 1837
A Associação de Ciclistas da Ilha - ACIG, em parceria com o Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, da Fiocruz, realizou na manhã do último domingo (11), um evento ciclístico chamado de “Pedal Junino de Combate à Dengue” que saiu do Aterro do Cocotá e percorreu aproximadamente 20 quilômetros até Tubiacanga onde os participantes promoveram ações de conscientização do combate às arboviroses. 

O evento reuniu cerca de 400 ciclistas que passaram por diversos bairros da Ilha em direção a Tubiacanga onde os ciclistas plantaram árvores no local conhecido como Jardim de Oração e distribuíram mudas aos moradores. Em frente à Associação dos Moradores de Tubiacanga, a Fiocruz montou um stand para a conscientização dos ciclistas e moradores sobre o combate ao Aedes Aegypti.

- Em Tubiacanga, há três anos, lançamos o Projeto Eliminar a Dengue, liberando mosquitos com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão das arboviroses. Diante dos resultados positivos que tivemos, o Ministério da Saúde autorizou a expansão do projeto por toda região da Ilha do Governador. Posteriormente o projeto será estendido a outras regiões da cidade, alcançando cerca de dois milhões e meio de habitantes – disse Guilherme Costa, coordenador de engajamento do projeto da Fiocruz.

Para Luan Ferreira, da ACIG, a ideia de juntar o evento de pedalada que acontece todo segundo domingo do mês com a proposta da Fiocruz, incentiva aos moradores da região a se engajarem na causa. “Já tivemos epidemias na região e não podemos deixar que voltem, então nos juntamos com a Fiocruz com a ideia de ajudar no combate à dengue na Ilha.”

Pesquisas, ainda não oficiais, confirmam a redução dos casos de dengue, zika e chikungunya em Tubiacanga, onde 90% dos mosquitos do bairro possuem Wolbachia. Entretanto a Fiocruz alerta que o combate dentro de casa ainda é o meio mais eficiente, não deixando água parada. A equipe do projeto pretende soltar milhares de mosquitos com a bactéria Wolbachia nos próximos meses em todos os bairros da Ilha, para tentar diminuir drasticamente os casos de dengue da região.

Para mais informações sobre o projeto acesse: Fiocruz.br/eliminaradengue.




Veja Também

Simpatia de Flora conquista o Cacuia - A insulana Flora Coelho Pereira, 30, é uma das figuras mais conhecidas do Cacuia. Aposentada por invalidez, ela passa os dias trabalhando com a venda de balas e doces para se sustentar. Ela supera diversas dificuldades e conta com apoio de amigos e familiares, além do trocado, que não se envergonha em pedir nas ruas do Cacuia.

Portuguesa enfrenta o Vasco domingo - Foi com garra e determinação que a equipe da Portuguesa entrou em campo para a primeira rodada da Taça Rio, na disputa do 2º turno do Campeonato Carioca. A Lusa bateu, sem dificuldades, o Volta Redonda por 2 a 0, na noite da segunda-feira (19), no estádio Raulino de Oliveira. Os gols foram marcados pelo meio-campo Romarinho, aos 25 minutos do segundo tempo, e aos 31’, o zagueiro Luan fez o segundo.

Paróquia sofre danos após o temporal - O temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, e prejudicou diversos bairros da Ilha do Governador, na quinta (15), trouxe sérios prejuízos a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Moneró. Fiéis estão se mobilizando para arrecadar recursos para a reconstrução das instalações da igreja que foram atingidas.

Operação conjunta acelera retirada de árvores caídas e galhos das ruas - Os trabalhos de desobstrução de calçadas, ruas e praças, que ainda têm troncos e galhos de árvores atrapalhando o trânsito de veículos e a circulação de pedestres em decorrência do temporal de quinta (15), receberam equipes de reforço. A operação de limpeza coordenada pela Superintendência da Ilha e XX Região Administrativa junto com a Comlurb, passou a contar com equipes de outros órgãos como a Conservação, Guarda Municipal e CET-Rio.

Temporal derrubou 255 árvores na Ilha - O temporal que derrubou dezenas de árvores e postes, na madrugada da quinta (15), ainda traz transtornos na região. Na quarta (21), diversos bairros ainda permaneciam com problemas no fornecimento de energia elétrica. A Light se tornou alvo de diversas críticas pela demora para reestabelecer a luz e pelos prejuízos causados a diversos moradores e comerciantes.

Portuguesa estreia na Taça Rio nesta segunda - Após 14 dias de intensos treinamentos, a Portuguesa volta a campo para a disputa da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, nesta segunda (19), às 19h30h, no Estádio Raulino Oliveira, contra o Volta Redonda.


Edição 1873
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras