Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Ciclistas fazem passeio contra dengue

16/06/2017 - noticias /Edição 1837
A Associação de Ciclistas da Ilha - ACIG, em parceria com o Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, da Fiocruz, realizou na manhã do último domingo (11), um evento ciclístico chamado de “Pedal Junino de Combate à Dengue” que saiu do Aterro do Cocotá e percorreu aproximadamente 20 quilômetros até Tubiacanga onde os participantes promoveram ações de conscientização do combate às arboviroses. 

O evento reuniu cerca de 400 ciclistas que passaram por diversos bairros da Ilha em direção a Tubiacanga onde os ciclistas plantaram árvores no local conhecido como Jardim de Oração e distribuíram mudas aos moradores. Em frente à Associação dos Moradores de Tubiacanga, a Fiocruz montou um stand para a conscientização dos ciclistas e moradores sobre o combate ao Aedes Aegypti.

- Em Tubiacanga, há três anos, lançamos o Projeto Eliminar a Dengue, liberando mosquitos com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão das arboviroses. Diante dos resultados positivos que tivemos, o Ministério da Saúde autorizou a expansão do projeto por toda região da Ilha do Governador. Posteriormente o projeto será estendido a outras regiões da cidade, alcançando cerca de dois milhões e meio de habitantes – disse Guilherme Costa, coordenador de engajamento do projeto da Fiocruz.

Para Luan Ferreira, da ACIG, a ideia de juntar o evento de pedalada que acontece todo segundo domingo do mês com a proposta da Fiocruz, incentiva aos moradores da região a se engajarem na causa. “Já tivemos epidemias na região e não podemos deixar que voltem, então nos juntamos com a Fiocruz com a ideia de ajudar no combate à dengue na Ilha.”

Pesquisas, ainda não oficiais, confirmam a redução dos casos de dengue, zika e chikungunya em Tubiacanga, onde 90% dos mosquitos do bairro possuem Wolbachia. Entretanto a Fiocruz alerta que o combate dentro de casa ainda é o meio mais eficiente, não deixando água parada. A equipe do projeto pretende soltar milhares de mosquitos com a bactéria Wolbachia nos próximos meses em todos os bairros da Ilha, para tentar diminuir drasticamente os casos de dengue da região.

Para mais informações sobre o projeto acesse: Fiocruz.br/eliminaradengue.




Veja Também

Conselho Tutelar chega à região - Antigo direito e reivindicação dos moradores da região começou a tomar forma na última sexta, a instalação da 19º Conselho Tutelar no prédio ao lado do Departamento de Urbanismo da prefeitura, localizado na Avenida Paranapuã, onde funcionava a 12ª Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização.

Foi no Coreto o 7º abraço cultural - O 7º Abraço Cultural, promovido pelo movimento “Viva a Ilha: 450 anos”, foi realizado na tarde do sábado (22), na Praça do Coreto, Jardim Carioca. O evento iniciou às 15h e contou com exposição de quadros, leitura de poemas sobre a praça, apresentação de esquete, além de fotografias da região e palhaços que animaram a criançada.

Centro Médico Pastore inaugura unidade na Ilha - Abriu as portas na segunda-feira, dia 24, a unidade Ilha do Governador do Centro Médico Pastore, clínica de saúde fundada em 2011, que já possui outras três unidades no Rio de Janeiro e mais de 70 mil clientes. A Clínica Pastore chega à região para conquistar os insulanos, fazendo a diferença no atendimento de diversas especialidades médicas, procedimentos de estética e exames clínicos, com preços acessíveis e contando com uma equipe de médicos e profissionais de saúde de excelente nível. As instalações são novas e planejadas para proporcionar um ambiente de conforto aos clientes e funcionários. São cerca de 90 profissionais de saúde treinados para proporcionar aos clientes um bom atendimento e facilidade para marcação de consultas, além de curto tempo de espera. Tudo descomplicado. A unidade Ilha também conta com salas de imagem, ultrassonografia, equipamentos para exames oftalmológicos, entre outros. Localizada na galeria interna do Hipermercado Extra, funciona de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. As consultas custam R$ 99,00 e podem ser marcadas na própria unidade ou pelo telefone: 2508-9001. Endereço: Hipermercado Extra – Estrada do Galeão, 2700.

Conselho Tutelar finalmente ganha sua sede na região - O prefeito Marcelo Crivella, atendendo pedido da vereadora Tânia Bastos, autorizou na quinta (20), o uso de um prédio público municipal para a instalação do Conselho Tutelar na Ilha do Governador. A nova unidade, do órgão de proteção à criança é uma antiga reivindicação dos insulanos e ocupará o prédio ao lado do Departamento de Urbanismo da prefeitura, localizado na Avenida Paranapuã, esquina com a Avenida Agenor de Almeida Loyola, no Tauá. Nesta sexta o local será vistoriado por Daisy Gravina, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, autoridades e arquitetos, para adequação das instalações. A previsão é de que o órgão já comece a funcionar nas próximas semanas.

Colônia de Férias da Lusa garante a diversão da criançada insulana - Chegou as férias escolares do meio do ano e com ela está de volta a colônia de férias da Associação Atlética Portuguesa, evento cujo propósito é trazer alegria, integração e harmonia para a criançada. A inscrição para essas tardes divertidas ainda pode ser feita para quem tem entre 3 e 14 anos.

Personagens do filme Meu Malvado Favorito animam crianças no shopping - Diante do grande sucesso da estreia do filme Meu Malvado Favorito 3, que ultrapassou em quantidade de público outros filmes de sucesso, o Ilha Plaza Shopping promoveu, com exclusividade, na terça (18) e quarta , encontro entre os fãs do filme e os personagens em tamanho real. A partir das 17h, cerca de 150 crianças tiveram o privilégio de conviver com os personagens e se divertiram bastante e o clima de alegria contagiou os pais e o público presente no shopping.


Edição 1843
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.