Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tia Elbe de Holanda tem homenagem

09/06/2017 - noticias /Edição 1836
Um evento para homenagear um dos maiores ícones da cultura da Ilha, Elbe de Holanda, que completaria na sexta (2), 90 anos, aconteceu no sábado (3), na Praça Stuart Angel, Portuguesa. O evento começou às 18h e contou com exposições de quadros, apresentações musicais e teatrais, leitura de poemas.

A celebração teve como objetivo resgatar a memória da teatróloga, pintora, desenhista, poeta e atriz, além do encaminhamento de um abaixo-assinado que pede a mudança do nome da Praça Stuart Angel para Praça Tia Elbe de Holanda. Os organizadores do evento também querem a instalação de um busto da Tia Elbe em frente à casa onde a teatróloga viveu grande parte da sua vida. 

Ao escrever suas próprias peças, Elbe, desencadeou importantes movimentos culturais na região e seu acervo conta com mais de 40 textos teatrais, muitos deles premiados em diversos festivais estaduais e nacionais.

O evento contou com a participação de artistas, amigos, vizinhos e membros da família Holanda, como Dartagnan Holanda, irmão de Elbe, que manifestou muita alegria em ver um evento em homenagem a sua irmã. 

— A tia Elbe minha irmã de Holanda, como chamo carinhosamente, deixou saudade não só pela sua forte personalidade, mas também pela forma de fazer cultura. O que ela fez na Ilha, foi muito importante para todos nós.   

Gilberto D’alma, um dos organizadores do evento disse que o objetivo é realizar todo o ano a comemoração para enaltecer a grande personalidade cultural que Elbe foi. “Esse é o nosso primeiro evento e o resultado foi ótimo. Reunimos dezenas de pessoas em frente à casa em que ela morou, e também foram apresentados esquetes de autoria de Elbe, dança carimbó e canto.”







Veja Também

Grafite homenageia Caio Granado - Com um grafite na Praia da Bica, feito pelo tatuador Emanuel Bilson, amigos e familiares pretendem manter viva a memória de Caio Granado, que há cerca de três meses sofreu um acidente fatal na Linha Vermelha.

Portuguesa joga sábado na Ilha - Dono da melhor campanha no Campeonato Brasileiro da Série D, com 10 pontos, o time da Lusa está de volta ao Estádio LusoBrasileiro neste sábado (17), com a missão de vencer e garantir de vez vaga para a próxima fase da competição nacional.

Portuguesa joga sábado na Ilha - Dono da melhor campanha no Campeonato Brasileiro da Série D, com 10 pontos, o time da Lusa está de volta ao Estádio LusoBrasileiro neste sábado (17), com a missão de vencer e garantir de vez vaga para a próxima fase da competição nacional.

Ciclistas fazem passeio contra dengue - A Associação de Ciclistas da Ilha - ACIG, em parceria com o Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, da Fiocruz, realizou na manhã do último domingo (11), um evento ciclístico chamado de “Pedal Junino de Combate à Dengue” que saiu do Aterro do Cocotá e percorreu aproximadamente 20 quilômetros até Tubiacanga onde os participantes promoveram ações de conscientização do combate às arboviroses.

Martim Pescador e Cambaúba são os bicampeões do 3º Intercolegial - A Copa Intercolegial de Futsal já tem os campeões de 2017. Sob organização dos professores Luiz e Roger Ledo, as finais foram realizadas no sábado (10) no ginásio do Colégio Estadual Tia Lavôr e premiou os colégios campeões em seis categorias.

Arraiá da Famig vai continuar durante todo o final de semana no Cocotá - Com atrações para todas as idades, a tradicional festa junina organizada pela Federação das Associações de Moradores (Famig) promete animar mais um final de semana do público que gosta de festas caipiras.


Edição 1837
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.