Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tia Elbe de Holanda tem homenagem

09/06/2017 - noticias /Edição 1836
Um evento para homenagear um dos maiores ícones da cultura da Ilha, Elbe de Holanda, que completaria na sexta (2), 90 anos, aconteceu no sábado (3), na Praça Stuart Angel, Portuguesa. O evento começou às 18h e contou com exposições de quadros, apresentações musicais e teatrais, leitura de poemas.

A celebração teve como objetivo resgatar a memória da teatróloga, pintora, desenhista, poeta e atriz, além do encaminhamento de um abaixo-assinado que pede a mudança do nome da Praça Stuart Angel para Praça Tia Elbe de Holanda. Os organizadores do evento também querem a instalação de um busto da Tia Elbe em frente à casa onde a teatróloga viveu grande parte da sua vida. 

Ao escrever suas próprias peças, Elbe, desencadeou importantes movimentos culturais na região e seu acervo conta com mais de 40 textos teatrais, muitos deles premiados em diversos festivais estaduais e nacionais.

O evento contou com a participação de artistas, amigos, vizinhos e membros da família Holanda, como Dartagnan Holanda, irmão de Elbe, que manifestou muita alegria em ver um evento em homenagem a sua irmã. 

— A tia Elbe minha irmã de Holanda, como chamo carinhosamente, deixou saudade não só pela sua forte personalidade, mas também pela forma de fazer cultura. O que ela fez na Ilha, foi muito importante para todos nós.   

Gilberto D’alma, um dos organizadores do evento disse que o objetivo é realizar todo o ano a comemoração para enaltecer a grande personalidade cultural que Elbe foi. “Esse é o nosso primeiro evento e o resultado foi ótimo. Reunimos dezenas de pessoas em frente à casa em que ela morou, e também foram apresentados esquetes de autoria de Elbe, dança carimbó e canto.”







Veja Também

Leandro Azevedo quer uma Comissão de Frente que emocione na avenida - O professor de dança Leandro Azevedo de 36 anos, que há nove dirige a Academia de Dança Leandro Azevedo, no Village, é a grande novidade na União da Ilha. Ele foi confirmado como o novo coreógrafo para comandar a comissão de frente da escola.

Portuguesa divulga nomes dos atletas selecionados na peneira - Garotos de diversas idades realizam o sonho de iniciar carreira no futebol

Lusa efetiva Rogério Corrêa como novo técnico da equipe profissional - A diretoria da Portuguesa decidiu efetivar o auxiliar técnico Rogério Corrêa para comando da equipe na Copa Rio. Em sua segunda passagem pela Lusa. O novo treinador vai ter a oportunidade de atuar pela primeira vez na sua carreira como técnico profissional e terá como objetivo a conquista da competição que dará direito à Portuguesa de disputar a Copa do Brasil de 2019.

Estudantes treinam judô no 17º BPM - A equipe Mamede Júnior que vem se destacando no cenário nacional do judô, realiza há cerca de cinco anos um projeto de aulas gratuitas de judô, que começou no espaço da Escola Municipal Nelson Prudêncio na Vila Olímpica e agora foi transferido para o 17°BPM, onde acontecem os treinamentos as segundas e quartas, de 17h às 18h.

Buchecha faz show beneficente para os projetos da ONG Solidariedade - Com o apoio do empresário Jorge Stefano, a ONG da Solidariedade realizou, na noite da segunda feira, dia 16, um Festival Beneficente de Pizza na casa Chave Mágica, localizada no Recreio dos Bandeirantes.

Aulas de balé infantil na Joaniza realizam sonhos na comunidade - A Igreja do Nazareno na Vila Joaniza abriu as portas para um projeto de balé infantil, cujo objetivo é levar a dança clássica como forma de cultura, lazer e educação à meninas, de 3 a 11 anos daquela comunidade. O projeto é gratuito e promove aulas todas às sextas-feiras, aA Igreja do Nazareno na Vila Joaniza abriu as portas para um projeto de balé infantil, cujo objetivo é levar a dança clássica como forma de cultura, lazer e educação à meninas, de 3 a 11 anos daquela comunidade. O projeto é gratuito e promove aulas todas às sextas-feiras, a partir das 18h e conta atualmente com a participação de 60 crianças. partir das 18h e conta atualmente com a participação de 60 crianças.


Edição 1881
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras