Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Aulas de capoeira ensinam cidadania

19/05/2017 - noticias /Edição 1833
Atuando há mais de 20 anos como mestre de capoeira, o professor Rubem do Nascimento, realiza aulas para crianças e adultos de diversas comunidades da Ilha através do projeto Senhor dos Céus, que funciona no Salão de Festas do Condomínio Santos Dumont. 
 
Ex-menino de rua quando vivia na Bahia, o professor Rubem chegou à Ilha em 1996 e viu a capoeira transformar sua vida. Hoje com 35 anos transmite aos seus alunos a experiência que adquiriu e explica um pouco das virtudes dos praticantes do esporte. 
 
— Eu tive uma infância complicada, mas encontrei na capoeira meu porto seguro. A capoeira é uma forma de educar as crianças e ajuda muito a gastar energias. Esse esporte faz bem para saúde e ensina disciplina e cidadania para os praticantes. Tenho a plena certeza que a capoeira é um esporte de alta inclusão social — disse o professor, que conta com alunos das comunidades do Guarabu, Parque Royal, Praia da Rosa e Dendê. 
 
Na capoeira, segundo mestre Rubem, não basta apenas levantar as pernas. Ele ensina aos alunos a cantar, tocar os instrumentos e dançar dentro das diversas modalidades existentes, como o makulelê, samba de roda, a puxada de rede e a colheita estilos que fazem parte da cultura dos escravos, de onde surgiu o jogo de capoeira. 
Segundo Roberval Costa, pastor evangélico e pai do Josué Bimba, 13, a capoeira não necessariamente é ligada ao espiritismo e sente-se feliz em trazer seu filho para as aulas do projeto Senhor dos Céus.
— Eu vejo a capoeira como um fator de inclusão social e também como esporte. Alguns dizem que a capoeira provém do espiritismo, o que não necessariamente é verdade. Hoje eu vejo a felicidade que meu filho tem em querer estar aqui e jogar capoeira e sinto que o projeto pode crescer cada vez mais e mais. A história do professor é excelente, o esporte o tirou de uma vida desregrada e este projeto segue o mesmo caminho — falou o pastor.
As aulas são realizadas as terças e quintas, das 20h às 21h, e contam com alunos de ambos os sexos e de todas as idades. Os interessados em aprender capoeira no projeto Senhor dos Céus podem obter informações com o mestre Rubem nos dias de aula no salão social do Condomínio Santos Dumont.




Veja Também

Conselho Tutelar finalmente ganha sua sede na região - O prefeito Marcelo Crivella, atendendo pedido da vereadora Tânia Bastos, autorizou na quinta (20), o uso de um prédio público municipal para a instalação do Conselho Tutelar na Ilha do Governador. A nova unidade, do órgão de proteção à criança é uma antiga reivindicação dos insulanos e ocupará o prédio ao lado do Departamento de Urbanismo da prefeitura, localizado na Avenida Paranapuã, esquina com a Avenida Agenor de Almeida Loyola, no Tauá. Nesta sexta o local será vistoriado por Daisy Gravina, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, autoridades e arquitetos, para adequação das instalações. A previsão é de que o órgão já comece a funcionar nas próximas semanas.

Colônia de Férias da Lusa garante a diversão da criançada insulana - Chegou as férias escolares do meio do ano e com ela está de volta a colônia de férias da Associação Atlética Portuguesa, evento cujo propósito é trazer alegria, integração e harmonia para a criançada. A inscrição para essas tardes divertidas ainda pode ser feita para quem tem entre 3 e 14 anos.

Personagens do filme Meu Malvado Favorito animam crianças no shopping - Diante do grande sucesso da estreia do filme Meu Malvado Favorito 3, que ultrapassou em quantidade de público outros filmes de sucesso, o Ilha Plaza Shopping promoveu, com exclusividade, na terça (18) e quarta , encontro entre os fãs do filme e os personagens em tamanho real. A partir das 17h, cerca de 150 crianças tiveram o privilégio de conviver com os personagens e se divertiram bastante e o clima de alegria contagiou os pais e o público presente no shopping.

Liga de Futsal já tem os campeões - Chegou ao fim no domingo (16), mais uma edição da Liga Insulana de Futsal. O campeonato foi disputado em duas divisões na quadra do EC Cocotá e protagonizou partidas disputadíssimas onde predominou o espírito esportivo.

Aves ajudam na segurança dos aviões - O RIOgaleão, empresa que faz a gestão do Aeroporto Tom Jobim, possui um Programa de Gerenciamento de Risco da Fauna que segue todas as normas dos órgãos reguladores e fiscalizadores e conta com a atuação de aves e cães, cujo objetivo é o de afugentar ou capturar outras aves que possam ameaçar a operação do aeroporto. As ações são realizadas em parceria com o Centro de Preservação de Aves de Rapina – Cepar.

Exposição revela encantos da Ilha - Começou nesta semana a exposição de quadros “A Ilha vista pelos artistas”, que faz parte da serie de comemorações dos 450 anos da Ilha e aniversário do programa Arte em Exposição, da Rádio Rio de Janeiro. A exposição conta com 35 quadros de 18 artistas insulanos diferentes e está em exibição no Centro Cultural Euclídes da Cunha.


Edição 1843
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.