Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Aulas de capoeira ensinam cidadania

19/05/2017 - noticias /Edição 1833
Atuando há mais de 20 anos como mestre de capoeira, o professor Rubem do Nascimento, realiza aulas para crianças e adultos de diversas comunidades da Ilha através do projeto Senhor dos Céus, que funciona no Salão de Festas do Condomínio Santos Dumont. 
 
Ex-menino de rua quando vivia na Bahia, o professor Rubem chegou à Ilha em 1996 e viu a capoeira transformar sua vida. Hoje com 35 anos transmite aos seus alunos a experiência que adquiriu e explica um pouco das virtudes dos praticantes do esporte. 
 
— Eu tive uma infância complicada, mas encontrei na capoeira meu porto seguro. A capoeira é uma forma de educar as crianças e ajuda muito a gastar energias. Esse esporte faz bem para saúde e ensina disciplina e cidadania para os praticantes. Tenho a plena certeza que a capoeira é um esporte de alta inclusão social — disse o professor, que conta com alunos das comunidades do Guarabu, Parque Royal, Praia da Rosa e Dendê. 
 
Na capoeira, segundo mestre Rubem, não basta apenas levantar as pernas. Ele ensina aos alunos a cantar, tocar os instrumentos e dançar dentro das diversas modalidades existentes, como o makulelê, samba de roda, a puxada de rede e a colheita estilos que fazem parte da cultura dos escravos, de onde surgiu o jogo de capoeira. 
Segundo Roberval Costa, pastor evangélico e pai do Josué Bimba, 13, a capoeira não necessariamente é ligada ao espiritismo e sente-se feliz em trazer seu filho para as aulas do projeto Senhor dos Céus.
— Eu vejo a capoeira como um fator de inclusão social e também como esporte. Alguns dizem que a capoeira provém do espiritismo, o que não necessariamente é verdade. Hoje eu vejo a felicidade que meu filho tem em querer estar aqui e jogar capoeira e sinto que o projeto pode crescer cada vez mais e mais. A história do professor é excelente, o esporte o tirou de uma vida desregrada e este projeto segue o mesmo caminho — falou o pastor.
As aulas são realizadas as terças e quintas, das 20h às 21h, e contam com alunos de ambos os sexos e de todas as idades. Os interessados em aprender capoeira no projeto Senhor dos Céus podem obter informações com o mestre Rubem nos dias de aula no salão social do Condomínio Santos Dumont.




Veja Também

Estádio ganha Juizado do Torcedor - Foi inaugurado na quarta (9), no prédio do departamento de futebol da Associação Atlética Portuguesa, o Posto Avançado do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos. Agora, o público em geral conta com um novo espaço para resolver problemas que eventualmente ocorram dentro ou fora do Estádio Luso-Brasileiro, em dia de grandes jogos.

Algas invadem praias da região - A Comlurb realiza desde o início desta semana um mutirão de emergência nas praias da região para retirada de algas que apareceram em grande quantidade na orla da Ilha. Os locais mais afetados foram às praias da Bica e do São Bento. Na quarta (16), cerca de 50 garis intensificaram a limpeza nas duas praias com auxílio de tratores.

Elemento da natureza diminui dores - Com resultados surpreendentes o terapeuta holístico Andrei Mogilewsky criou, na Ilha, um centro para atendimento à pessoas que buscam alívio para dores e outros desconfortos, através de técnicas que utilizam um elemento da natureza importado do Mar Morto. Os procedimentos não possuem contra indicações, não são invasivos e sem ingestão.

Vans evitam transportar idosos - Cartão do idoso não é aceito por muitas vans

Trocar o óleo ficou mais fácil - Já está funcionando na Estrada do Dendê o Leão do Óleo, serviço auto center especializado em lubrificantes automotivos. A inauguração das novas instalações foi no início deste mês e trouxe para a Ilha um novo conceito em serviços de troca de óleo, tanto para veículos leves, como para caminhões, máquinas pesadas, náutica, ônibus e entre outros.

Crivella anuncia na Vila Joaniza título de propriedade para 4 mil - O prefeito Marcelo Crivella, esteve na Vila Joaniza, na manhã da última sexta (11), para conferir a retomada das obras do Programa Favela-Bairro, que vai atuar com obras de urbanização e modernização de ruas.


Edição 1846
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.