Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Pracinha sem acesso a cadeirantes

28/08/2015 - noticias /Edição 1743
A insulana Consuelo Machado desde 2009 trabalha em uma campanha de inclusão e acessibilidade às crianças portadoras de necessidades especiais. Na pauta de suas reivindicações está à colocação de brinquedos adaptados nas praças públicas e, especialmente, um modelo de acesso que permita a entrada de cadeirantes com total facilidade nos parques públicos. É que muitas praças são cercadas e possuem portões com trancas para a segurança dos pequenos.

Consuelo é mãe de Arthur de 10 anos, menino portador de uma deficiência motora ainda não diagnosticada pela medicina. Segundo Consuelo seu filho possui uma hipotonia, uma baixa tonicidade muscular, fato que requer a utilização de uma cadeira de rodas para a melhor locomoção de Arthur.

— Moro na Ribeira e sempre trago Arthur para brincar e interagir com as crianças. Mas fiquei extremamente decepcionada quando não consegui entrar na área do parquinho com a cadeira. Foi muito frustrante. Quando fizeram o parquinho não se preocuparam com os cadeirantes e portadores de necessidades especiais — diz a advogada, que também sugere adaptações nos brinquedos para permitir o uso por crianças especiais. “O balanço poderia ter um cinto de segurança e a gangorra uma cadeirinha com cinto adaptado. Sei que isso existe, basta boa vontade política para colocar essas adaptações”, disse Consuelo.

De acordo com as normas estipuladas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, os acessos a cadeirantes devem ter entre 80 cm a um 120 cm de largura. A porta de entrada do parquinho da Praça Iaiá Garcia tem somente 67 cm largura que impede a passagem dos cadeirantes. 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) disse que as praças da cidade são de responsabilidade da Fundação Parques e Jardins, e orienta que todo portão de entrada de praças devem ter no mínimo 80 cm de largura e sem degraus. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Público, órgão responsável pela instalação desses equipamentos e que fez o serviço errado da primeira vez, informou que necessita de uma ordem oficial para fazer as alterações no portão de entrada do parquinho da Praça Iaiá Garcia. Quem vai dar essa ordem? 




Veja Também

Estádio ganha Juizado do Torcedor - Foi inaugurado na quarta (9), no prédio do departamento de futebol da Associação Atlética Portuguesa, o Posto Avançado do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos. Agora, o público em geral conta com um novo espaço para resolver problemas que eventualmente ocorram dentro ou fora do Estádio Luso-Brasileiro, em dia de grandes jogos.

Algas invadem praias da região - A Comlurb realiza desde o início desta semana um mutirão de emergência nas praias da região para retirada de algas que apareceram em grande quantidade na orla da Ilha. Os locais mais afetados foram às praias da Bica e do São Bento. Na quarta (16), cerca de 50 garis intensificaram a limpeza nas duas praias com auxílio de tratores.

Elemento da natureza diminui dores - Com resultados surpreendentes o terapeuta holístico Andrei Mogilewsky criou, na Ilha, um centro para atendimento à pessoas que buscam alívio para dores e outros desconfortos, através de técnicas que utilizam um elemento da natureza importado do Mar Morto. Os procedimentos não possuem contra indicações, não são invasivos e sem ingestão.

Vans evitam transportar idosos - Cartão do idoso não é aceito por muitas vans

Trocar o óleo ficou mais fácil - Já está funcionando na Estrada do Dendê o Leão do Óleo, serviço auto center especializado em lubrificantes automotivos. A inauguração das novas instalações foi no início deste mês e trouxe para a Ilha um novo conceito em serviços de troca de óleo, tanto para veículos leves, como para caminhões, máquinas pesadas, náutica, ônibus e entre outros.

Crivella anuncia na Vila Joaniza título de propriedade para 4 mil - O prefeito Marcelo Crivella, esteve na Vila Joaniza, na manhã da última sexta (11), para conferir a retomada das obras do Programa Favela-Bairro, que vai atuar com obras de urbanização e modernização de ruas.


Edição 1846
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.