Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

A história das ruas da região na web

15/03/2013 - noticias /Edição 1615

 

Com 14 bairros, a Ilha do Governador conta com centenas de ruas, praças e logradouros. Para saciar a curiosidade de quem se pergunta qual a origem dos nomes a todos esses lugares, o insulano João Carlos Cardoso criou o fotolog Toponímia Insulana e publica na internet um histórico da origem de cada uma.
 
No ar desde julho de 2012, já foram publicados no fotolog a origem de 244 logradouros da região. As ruas dos bairros Cocotá e Tauá, por exemplo, já foram totalmente catalogadas por João que costuma publicar no conteúdo a imagem de um mapa marcando exatamente onde se localiza o logradouro. Ao lado do texto é reproduzido o retrato da pessoa que dá nome ou uma foto ilustrativa como brasões, bandeiras e objetos.
 
– Eu sempre tive essa curiosidade e sei que a maioria das pessoas não faz ideia de quem são as pessoas ou o significado do nome das ruas onde vivem. Em algumas placas, há uma explicação, mas são poucas. Uma das primeiras ruas que descobri o significado foi a Rua Chapot Prevost, na Freguesia. Tenho um amigo que mora no local e descobrimos que Chapot era um médico brasileiro e foi um dos pioneiros na cirurgia de separação de gêmeos siameses. Achei tão surpreendente, que foi a partir daí que quis mesmo botar em prática a ideia de publicar o significado dos nomes das ruas da Ilha – explica João Carlos, que trabalha como jornalista e mora na Ilha desde que nasceu há 41 anos.
 
A principal fonte de pesquisa de João é a internet, mas em alguns casos como ruas ou praças que levam nomes de artistas plásticos, ele recebe ajuda do Museu de Artes Plásticas do Rio. 
 
– Uso a internet com cautela, pesquiso em várias fontes porque até mesmo na Wikipedia, que é o principal dicionário da web, sei que há erros. Para ter certeza das informações, procuro entrar em contato com algum parente da pessoa, como o caso da Rua Kátia Romano, na Portuguesa. Procurei o seu ex-marido Marcelo Romano, coordenador de projetos sociais na região, e ele forneceu as informações. O Museu de Artes Plásticas também me atende e foi lá que consegui os dados sobre a Praça Manoel Madruga, no Tauá, e a Rua Raul Devesa, no Jardim Guanabara, por exemplo. Cheguei a entrar em contato com um bisneto do pintor Raul Devesa, para conseguir uma foto, e ele nem sabia que havia uma rua na Ilha que homenageia o bisavô – conta João, acrescentando que as publicações com nomes de ruas de pessoas que moraram na Ilha são as que dão mais visualizações ao fotolog.
 
O atual desafio do João é descobrir mais informações sobre a origem do desembargador Martinho Garcez, que dá nome a uma rua no Jardim Guanabara. “Sei que o magistrado foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio, quando era estado da Guanabara, em l965, e consegui uma foto, ainda que em baixa resolução. Mas não sei onde ele nasceu e faleceu. Estou à procura de pessoas que tenham livros que ele publicou para tentar achar essas informações no prefácio. Pedi ajuda aos leitores e amigos do facebook”, comenta João Carlos. Para ver as ruas publicadas e saber mais sobre outras, acesse: fotolog.terra.com.br/toponimiainsulana. 







Veja Também

Luiz Ledo - Um projeto esportivo destinado a pessoas com sobrepeso alto terá início na próxima quarta-feira (3), na Praia da Bica. Com aulas grátis, o professor Luiz Ledo e sua equipe vão oferecer melhor qualidade de vida através de atividades específicas para quem está com uns quilinhos a mais, quer emagrecer e aumentar o condicionamento físico

Dendê escolhe samba - Com o enredo “A Ginga da Rainha”, a Acadêmicos do Dendê, promove a final do samba, na sexta-feira, dia 21 de novembro, na quadra da escola, a partir das 23h

Prefeitura inaugura Fábrica de Escolas - Para dar início à construção de uma série de escolas em turno integral na Cidade, o Prefeito Eduardo Paes inaugurou a primeira Fábrica de Escolas do Amanhã na última quarta-feira (29).

WhatsApp aproxima Jornal e leitores - Há três meses, o Ilha Notícias aderiu a um movimento crescente entre os jornais: a inclusão do WhatsApp entre seus leitores através das redes sociais. Com adesão ao aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones, os leitores podem acompanhar e participar da produção de conteúdo do jornal.

Esportes agitam a Praia da Bica - Neste sábado (1º), com o apoio da Cedae, a Praia da Bica será cenário do Ilha Sport Show que terá apresentações de diversas modalidades esportivas e shows gratuitos. A programação inclui campeonato de futevôlei, futebol de areia, stand up paddle, slackline, crossfit, beach tennis, e ainda lutas de jiu-jítsu e MMA. Além disso, o público confere os shows de pagode do Grupo Coisa Séria e Dilsinho. O evento acontece das 9h às 17h.

Protilha abriga animais abandonados - O amor pelos animais e a vontade de ajudar bichinhos abandonados a encontrar um novo lar motivou a criação do Grupo Protilha. Através da página no Facebook, onde as ações com o cuidado e resgate de cães e gatos são divulgadas, o Protilha também organiza um bazar virtual. O dinheiro arrecadado nas vendas de roupas e acessórios é revertido para os cuidados com bichinhos enquanto eles não são adotados.


Edição 1700
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.