Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

A história das ruas da região na web

15/03/2013 - noticias /Edição 1615

 

Com 14 bairros, a Ilha do Governador conta com centenas de ruas, praças e logradouros. Para saciar a curiosidade de quem se pergunta qual a origem dos nomes a todos esses lugares, o insulano João Carlos Cardoso criou o fotolog Toponímia Insulana e publica na internet um histórico da origem de cada uma.
 
No ar desde julho de 2012, já foram publicados no fotolog a origem de 244 logradouros da região. As ruas dos bairros Cocotá e Tauá, por exemplo, já foram totalmente catalogadas por João que costuma publicar no conteúdo a imagem de um mapa marcando exatamente onde se localiza o logradouro. Ao lado do texto é reproduzido o retrato da pessoa que dá nome ou uma foto ilustrativa como brasões, bandeiras e objetos.
 
– Eu sempre tive essa curiosidade e sei que a maioria das pessoas não faz ideia de quem são as pessoas ou o significado do nome das ruas onde vivem. Em algumas placas, há uma explicação, mas são poucas. Uma das primeiras ruas que descobri o significado foi a Rua Chapot Prevost, na Freguesia. Tenho um amigo que mora no local e descobrimos que Chapot era um médico brasileiro e foi um dos pioneiros na cirurgia de separação de gêmeos siameses. Achei tão surpreendente, que foi a partir daí que quis mesmo botar em prática a ideia de publicar o significado dos nomes das ruas da Ilha – explica João Carlos, que trabalha como jornalista e mora na Ilha desde que nasceu há 41 anos.
 
A principal fonte de pesquisa de João é a internet, mas em alguns casos como ruas ou praças que levam nomes de artistas plásticos, ele recebe ajuda do Museu de Artes Plásticas do Rio. 
 
– Uso a internet com cautela, pesquiso em várias fontes porque até mesmo na Wikipedia, que é o principal dicionário da web, sei que há erros. Para ter certeza das informações, procuro entrar em contato com algum parente da pessoa, como o caso da Rua Kátia Romano, na Portuguesa. Procurei o seu ex-marido Marcelo Romano, coordenador de projetos sociais na região, e ele forneceu as informações. O Museu de Artes Plásticas também me atende e foi lá que consegui os dados sobre a Praça Manoel Madruga, no Tauá, e a Rua Raul Devesa, no Jardim Guanabara, por exemplo. Cheguei a entrar em contato com um bisneto do pintor Raul Devesa, para conseguir uma foto, e ele nem sabia que havia uma rua na Ilha que homenageia o bisavô – conta João, acrescentando que as publicações com nomes de ruas de pessoas que moraram na Ilha são as que dão mais visualizações ao fotolog.
 
O atual desafio do João é descobrir mais informações sobre a origem do desembargador Martinho Garcez, que dá nome a uma rua no Jardim Guanabara. “Sei que o magistrado foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio, quando era estado da Guanabara, em l965, e consegui uma foto, ainda que em baixa resolução. Mas não sei onde ele nasceu e faleceu. Estou à procura de pessoas que tenham livros que ele publicou para tentar achar essas informações no prefácio. Pedi ajuda aos leitores e amigos do facebook”, comenta João Carlos. Para ver as ruas publicadas e saber mais sobre outras, acesse: fotolog.terra.com.br/toponimiainsulana. 







Veja Também

Aeromodelistas dão show no Fundão - A Ilha do Fundão aos fins de semana é ponto de encontro dos apaixonados por aeromodelos e conta com dois terrenos reservados para aficionados praticarem aeromodelismo com segurança e confraternizar.

Escola Pública forma novos talentos - O Projeto Ocupa Escola que estimula a participação em atividades culturais entre os alunos é uma iniciativa da Associação Casa das Artes de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa pretende criar intercâmbio com outras atividades e ações culturais que acontecem nas escolas públicas como os projetos “Mais Educação”, “Segundo Turno Cultural”, “Festival de Canções das Escolas Municipais”, “Mostra de Dança” e “Escola Aberta.”

Paulo Guimarães recebe homenagem na Câmara dos Vereadores do Rio - O industriário do setor de petróleo (Petrobras), técnico de petróleo, gerente de contrato e auditor, Paulo Cesar Paes Guimarães, 65, morador da Ilha há mais de 60 anos e grande entusiasta do desenvolvimento da região, recebeu da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito uma das mais altas condecorações da sociedade brasileira: a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitscheck, no Grau Cavalheiresco de Comendador.

Feirinha pode ser Patrimônio Cultural - Há mais de 20 anos fazendo parte da programação de domingo de muitos insulanos, a Feirinha do Cocotá, está prestes a ser declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. A feira reúne mais de 300 expositores que atuam em vários segmentos como gastronomia, vestuário, cosméticos, artesanato, lazer, entretenimento e cultura.

Faltam professores na Tia Lavor - Alunos do Colégio Estadual Professora Maria de Lurdes de Oliveira Tia Lavôr, no Jardim Carioca, estão desde o início do ano com falta de professores. O caso é mais grave para as turmas do primeiro ano do ensino médio.

Paulo Amargoso completa 92 anos - Paulo Amargoso é o único fundador vivo da União da Ilha. Há 62 anos ele e mais três amigos: Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (Quincas) e Orphilo Bastos fundaram a escola que atualmente desfila no Grupo Especial e é uma das grandes do carnaval carioca.


Edição 1735
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

As vans foram proibidas de fazer o trajeto Ilha x Centro. O que você acha dessa medida?

Concordo. O trânsito precisa ser organizado.
Discordo. O serviço que as vans prestam é essencial.
Já tinham que ter feito isso há muito tempo.
É um absurdo. Os ônibus não dão conta da demanda.


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.