Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Bombeiros realizam colônia de férias

11/01/2013 - noticias /Edição 1606

 

Durante quatro semanas, 180 crianças e adolescentes da região vão poder se divertir e receber noções de preservação do meio ambiente e primeiros socorros na colônia de férias coordenada pelo Corpo de Bombeiros (19º GBM). O projeto Botinho, que é realizado desde 1963 na orla do Rio, acontece pela primeira vez na Ilha com atividades gratuitas na Praia da Bica e no Iate Clube Jardim Guanabara. 
 
A colônia teve início nesta semana e os participantes são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 18 anos. O Major Montela é o coordenador responsável pelo projeto que conta com 20 monitores entre bombeiros e voluntários na equipe. As segundas, quartas e sextas, as turmas realizam atividades na Praia da Bica e as terças e quintas na piscina do Iate, sempre das 8h às 11h.
 
– Eles aprendem sobre a preservação do meio ambiente, os cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros, além da prática de atividades físicas recreativas na areia – explica o Major, que veio do batalhão de Copacabana.  
 
Os uniformes, as barracas e o material esportivo foram cedidos pela Cedae, que apoia o projeto Botinho. A companhia também forneceu às crianças cartilhas sobre o uso racional da água. O presidente da Cedae, Wagner Victer, esteve na Praia da Bica durante a aula na última quarta (9) e destacou a importância da Colônia de Férias. “É uma excelente ação de incentivo à preservação do meio ambiente e à prática esportiva. Estou muito feliz de ver o projeto na Ilha”, disse Victer, que é insulano.
 
Moradora do Jardim Carioca, Maria do Amparo Gomes acompanhou o filho João Victor, de 9 anos, no primeiro dia de atividades na Praia da Bica. 
– É a primeira vez que ele participa de uma colônia de férias. Estou aproveitando alguns minutos antes de ir para o trabalho, para vê-lo na areia. Achei o projeto muito interessante porque além de se divertirem, eles vão aprender a respeitar o meio ambiente – disse.
 
Assim que chegam, os alunos participam de um animado aquecimento com alongamento e corrida com canto, assim como os bombeiros fazem. “As noções de militarismo são para trabalhar a disciplina, sempre de forma divertida. Eles vão aprender a se comportar na água e também ter aulas sobre reciclagem do lixo. É uma satisfação fazer parte deste projeto”, comenta o Sargento Gilseney, que comanda a turma Golfinho junto com o Sargento Dantas.




Veja Também

Conheça quem são os candidatos - Para proporcionar aos leitores mais informações sobre os candidatos que disputam as eleições de 2014, e possuem ligações com a Ilha do Governador, o Ilha Notícias publica, até às eleições, o perfil desses candidatos e os seus projetos prioritários para a região.

Rodrigo Maia e Graça Pereira pedem votos na Portuguesa - Com o início da campanha eleitoral na televisão e no rádio nesta semana, os candidatos seguem a disputa da preferência do eleitor também nas ruas. Na última quinta-feira (21), o Deputado Federal Rodrigo Maia (DEM) fez uma caminhada pela Portuguesa e Cacuia. Em conversa com os moradores e comerciantes, ouviu as principais reclamações e sugestões sobre a região, além de esclarecer dúvidas.

Inea volta a condenar água da Bica - Com as obras de revitalização da orla da Praia da Bica, que modernizaram o sistema de esgotamento sanitário através da construção de uma nova galeria, mais de cinco mil ligações de esgoto prediais foram readequadas. A substituição de cerca de 20 km de troncos coletores fez com que as águas da Praia da Bica deixassem de receber o lançamento de esgoto. Como consequência, a areia viu o fim das línguas negras e os frequentadores passaram a notar uma relativa melhora da qualidade da água, com a aparência mais clara do mar em alguns dias.

Biquinha se torna lixão na Sobragi - No terreno onde havia uma nascente de água, conhecida como biquinha da Rua Sobragi, no Tauá, está se formando um lixão. No local, é comum ver pessoas descarregando entulho de obras, eletrodomésticos quebrados, móveis e sofás velhos, assim como sacos de lixos e outros detritos. Ainda há sinais da mina de água que ficou esquecida em meio ao mato alto e a sujeira no local.

Moradores de rua ocupam Praça do Loreto no Galeão - Há cerca de dois meses, a Praça Eppinghaus, em frente ao Hospital do Loreto, no Galeão, se tornou um refúgio de moradores de rua. Quem mora próximo se queixa da insegurança do local e denuncia que os mendigos são vistos fazendo fogueira para cozinhar, dormindo em colchonetes e usando drogas. Há relatos de que a maioria deles abandonou o abrigo Stella Maris, que fica na Estrada dos Maracajás, e agora ocupa uma parte coberta no centro da praça.

Arraiá do Totó tem feira de adoção - Dezenas de cães e gatos abandonados ganharam um novo lar no último domingo (10), no evento Arraiá do Totó. Com diversas brincadeiras e atividades, o encontro movimentou o Corredor Esportivo durante toda a manhã. Além daqueles que estavam interessados em adotar um animal de estimação, muitas pessoas aproveitaram para levar os seus cães para passear e curtir as atrações.


Edição 1690
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Em quem você pretende votar para governador?

Luiz Fernando Pezão - PMDB
Marcelo Crivella - PRB
Garotinho - PR
Lindberg Farias - PT
Outros
Nulo
Branco
Não vou votar


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.