Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Bombeiros realizam colônia de férias

11/01/2013 - noticias /Edição 1606

 

Durante quatro semanas, 180 crianças e adolescentes da região vão poder se divertir e receber noções de preservação do meio ambiente e primeiros socorros na colônia de férias coordenada pelo Corpo de Bombeiros (19º GBM). O projeto Botinho, que é realizado desde 1963 na orla do Rio, acontece pela primeira vez na Ilha com atividades gratuitas na Praia da Bica e no Iate Clube Jardim Guanabara. 
 
A colônia teve início nesta semana e os participantes são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 18 anos. O Major Montela é o coordenador responsável pelo projeto que conta com 20 monitores entre bombeiros e voluntários na equipe. As segundas, quartas e sextas, as turmas realizam atividades na Praia da Bica e as terças e quintas na piscina do Iate, sempre das 8h às 11h.
 
– Eles aprendem sobre a preservação do meio ambiente, os cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros, além da prática de atividades físicas recreativas na areia – explica o Major, que veio do batalhão de Copacabana.  
 
Os uniformes, as barracas e o material esportivo foram cedidos pela Cedae, que apoia o projeto Botinho. A companhia também forneceu às crianças cartilhas sobre o uso racional da água. O presidente da Cedae, Wagner Victer, esteve na Praia da Bica durante a aula na última quarta (9) e destacou a importância da Colônia de Férias. “É uma excelente ação de incentivo à preservação do meio ambiente e à prática esportiva. Estou muito feliz de ver o projeto na Ilha”, disse Victer, que é insulano.
 
Moradora do Jardim Carioca, Maria do Amparo Gomes acompanhou o filho João Victor, de 9 anos, no primeiro dia de atividades na Praia da Bica. 
– É a primeira vez que ele participa de uma colônia de férias. Estou aproveitando alguns minutos antes de ir para o trabalho, para vê-lo na areia. Achei o projeto muito interessante porque além de se divertirem, eles vão aprender a respeitar o meio ambiente – disse.
 
Assim que chegam, os alunos participam de um animado aquecimento com alongamento e corrida com canto, assim como os bombeiros fazem. “As noções de militarismo são para trabalhar a disciplina, sempre de forma divertida. Eles vão aprender a se comportar na água e também ter aulas sobre reciclagem do lixo. É uma satisfação fazer parte deste projeto”, comenta o Sargento Gilseney, que comanda a turma Golfinho junto com o Sargento Dantas.




Veja Também

Prefeitura conclui nova etapa do Morar Carioca na Joaniza - Depois de aproximadamente um ano e meio de obras e investimentos de quase R$ 100 milhões, a prefeitura inaugurou na manhã do domingo (22), um trecho do projeto Morar Carioca na Vila Joaniza. A parte concluída fica no alto da comunidade que passou por um processo de reurbanização das ruas, construção de áreas de lazer, serviços de drenagem, canalização de água e esgoto, além de 1.384 pontos de iluminação. As obras também contemplam duas centrais de recebimento de lixo e três grandes áreas de lazer, sendo uma delas uma pequena vila olímpica com campos de futebol, quadras poliesportivas, vestiários, brinquedos e equipamentos de exercícios para todas as idades.

Copa Intercolegial já tem campeões - Após um mês de jogos aos finais de semana, chegou ao fim a “Copa Intercolegial Ilha do Governador – Novos Talentos” - idealizada pelo professor Luiz e Roger Ledo, e realizado pela empresa R3 Eventos Esportivos. Com jogos em seis categorias, o campeonato teve partidas emocionantes na quadra da Ascaer, no sábado (20) e domingo (21).

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Pais de crianças especiais querem praças com acessibilidade para todos - Os grupos “Tudo Bem Ser Diferente”, “Trissomia do Amor 21”, “Life Down RJ” e “Ame Down”, promoveram no domingo (22), na Praça Iaiá Garcia o evento que denominaram como “Praça Adaptada”. A proposta desses grupos, que lutam pela inclusão social de cidadãos portadores de necessidades especiais, é encaminhar às autoridades uma petição com mais de 7 mil assinaturas para instalação em algumas pracinhas públicas de equipamentos adaptados para atender crianças especiais, como balanços, gangorras e escorregadores.

RIOgaleão amplia o Tom Jobim - Após 18 meses a concessionária RIOgaleão inaugurou na quinta (19) o Píer Sul, um novo espaço do Aeroporto Internacional Tom Jobim que possui área de 100 mil metros quadrados com 26 novas pontes de embarque, sendo três delas com especificações técnicas para acomodar o maior avião comercial em atividade no mundo, o A–380. Uma nova alameda de serviços com diversas opções de gastronomia, facilidades e entretenimento para os clientes do aeroporto está nessa área e, de acordo com a concessionária, as novas instalações são fruto do investimentos da ordem de R$ 2 bilhões.


Edição 1782
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras