Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Bombeiros realizam colônia de férias

11/01/2013 - noticias /Edição 1606

 

Durante quatro semanas, 180 crianças e adolescentes da região vão poder se divertir e receber noções de preservação do meio ambiente e primeiros socorros na colônia de férias coordenada pelo Corpo de Bombeiros (19º GBM). O projeto Botinho, que é realizado desde 1963 na orla do Rio, acontece pela primeira vez na Ilha com atividades gratuitas na Praia da Bica e no Iate Clube Jardim Guanabara. 
 
A colônia teve início nesta semana e os participantes são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 18 anos. O Major Montela é o coordenador responsável pelo projeto que conta com 20 monitores entre bombeiros e voluntários na equipe. As segundas, quartas e sextas, as turmas realizam atividades na Praia da Bica e as terças e quintas na piscina do Iate, sempre das 8h às 11h.
 
– Eles aprendem sobre a preservação do meio ambiente, os cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros, além da prática de atividades físicas recreativas na areia – explica o Major, que veio do batalhão de Copacabana.  
 
Os uniformes, as barracas e o material esportivo foram cedidos pela Cedae, que apoia o projeto Botinho. A companhia também forneceu às crianças cartilhas sobre o uso racional da água. O presidente da Cedae, Wagner Victer, esteve na Praia da Bica durante a aula na última quarta (9) e destacou a importância da Colônia de Férias. “É uma excelente ação de incentivo à preservação do meio ambiente e à prática esportiva. Estou muito feliz de ver o projeto na Ilha”, disse Victer, que é insulano.
 
Moradora do Jardim Carioca, Maria do Amparo Gomes acompanhou o filho João Victor, de 9 anos, no primeiro dia de atividades na Praia da Bica. 
– É a primeira vez que ele participa de uma colônia de férias. Estou aproveitando alguns minutos antes de ir para o trabalho, para vê-lo na areia. Achei o projeto muito interessante porque além de se divertirem, eles vão aprender a respeitar o meio ambiente – disse.
 
Assim que chegam, os alunos participam de um animado aquecimento com alongamento e corrida com canto, assim como os bombeiros fazem. “As noções de militarismo são para trabalhar a disciplina, sempre de forma divertida. Eles vão aprender a se comportar na água e também ter aulas sobre reciclagem do lixo. É uma satisfação fazer parte deste projeto”, comenta o Sargento Gilseney, que comanda a turma Golfinho junto com o Sargento Dantas.




Veja Também

Itacolomi é um bairro fantasma - Itacolomi, localizado ao lado da Vila Joaniza e do aeroporto é hoje um lugar abandonado. Sem asfalto, saneamento, com lixo espalhado pelas ruas e repletao de valas negras à céu aberto não é mais o lugar alegre, berço de milhares de insulanos que viveram naquele local, há mais de 30 anos.

Coreto precisa de obras e segurança - A Praça Manguetá, considerado patrimônio histórico na região é desconhecida para a maioria dos moradores que se referem a ela como Pracinha do Coreto. A praça abriga um coreto e que é um referencial marcante na história do bairro Jardim Carioca. Construído em 1936 foi palco, durante muitos anos de animados carnavais, onde foliões da Ilha reuniam-se para dançar e brincar ao som de marchinhas e sambas da época.

Assaltos assustam motoristas - Os motoristas que costumam usar a Linha Vermelha para se deslocar na cidade estão apavorados com os constantes assaltos que estão acontecendo quando acorrem congestionamentos na via. Na manhã dessa quinta feira (18), mais uma vez centenas de pessoas ficaram aterrorizadas pela ação de bandidos que assaltaram diversos motoristas.

Pesca quer um Centro de Pesquisas - O Ministério da Pesca e a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura discutiram pela segunda vez nesse mês o destino do terreno onde seria construído o Terminal Pesqueiro Público, na Ribeira. O encontro promovido pela vereadora Tânia Bastos foi realizado na segunda feira (15), no auditório da subprefeitura e avançou com novas sugestões para aproveitamento do terreno.

BazaRosa tem edição extra de Natal - Diante do sucesso de público na edição de Natal, o evento de moda alternativa BazaRosa abre novamente as portas do Provisório Club e retorna com uma edição extra de Natal repleta de novidades.

Ilha é considerada berço do Frescobol - Tudo começou na Praia da Guanabara, no Bananal, no início dos anos 80, quando grupos de amigos se reuniam para a prática de um esporte à beira mar. Era o Frescobol que nascia e foi ganhando forças e adeptos, até que em janeiro de 1988 a região da Ilha sediou o primeiro Campeonato de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte também na região foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro, dando à Ilha do Governador o título de berço do frescobol.


Edição 1707
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.