Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Cavalos nas ruas - O aumento expressivo de cavalos circulando pelas ruas da Ilha preocupa a população, que não consegue entender de onde os animais surgem.

Disney - Fernando Louzada, conhecido como o “Carinha da Gaita”, promove um evento gratuito para alegrar o natal das crianças insulanas. O personagem Doctor Disney vai trazer a turma do Mickey e as princesas Elsa e Anna do filme Frozen para uma confraternização animada nas areias da Praia da Bica. O evento acontece no dia 7 de dezembro (domingo), das 10h às 15h, ao lado do quiosque Kabana do Alemão. A ideia é oferecer atividades lúdicas e brincadeiras divertidas em clima de natal.

Vítimas de drogas tem apoio nos NA - Em 1988 foi inaugurada a primeira unidade dos Narcóticos Anônimos (NA) na Ilha do Governador, na Igreja São José Operário. Depois deste polo, a região da Ilha recebeu mais seis unidades localizadas nos bairros do Galeão, Moneró, Cocotá, Freguesia e duas unidades no Tauá.

Preparados para proteger a Ilha - Comandante dos bombeiros garante que efetivo do 19º GBM é adequado

Colégio Newton Braga promove Feira Cultural - A tradicional Feira de Cultura do Colégio Brigadeiro Newton Braga encheu a quadra da escola na quinta (6), onde os alunos apresentaram números de dança, canto, habilidade com instrumentos musicais e peças de teatro, além do show de calouros e das oficinas que aconteceram dentro das salas de aula.

Academia Desperta lança espaço kids - A Academia e Centro de Treinamento Funcional Desperta inaugurou na última segunda-feira (17) o espaço Desperta Kids. Com uma proposta diferenciada de atividades físicas lúdicas para o público infantil, o local tem uma ampla área colorida e totalmente transformável, que conta com brinquedos que incentivam o lado cognitivo dos pequenos.


Edição 1703
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.