Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Acadêmicos do Dendê desfila na segunda - Com o enredo "Wandyr Trindade, sua estrela vira um sonho na avenida", de autoria dos carnavalescos Luiz Antônio de Almeida e Severo Luzardo, o GRES Acadêmicos do Dendê vai apresentar na Avenida Intendente Magalhães uma homenagem há um dos fundadores da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Carnaval de rua terá 23 blocos - Da sexta (5) até o domingo, dia 14, ainda vão desfilar pelas ruas da Ilha 23 blocos, cujas datas, horários e locais de concentração, o Ilha Notícias divulga para o folião organizar a agenda e aproveitar o carnaval na Ilha. No final de semana passado, dois blocos lotaram a Praia da Bica, com milhares de foliões que se divertiram pela orla.

Reunião sobre barcas teve protestos - Cerca de 150 pessoas participaram da tensa reunião com o Secretário de Transporte de Estado, Carlos Osorio, realizada na noite de segunda (01) no Esporte Clube Cocotá, para discutir melhorias para o serviço de transporte marítimo entre a Ilha e o Centro da cidade.

Lusa estreia no Campeonato Carioca - A equipe comandada pelo técnico Gaúcho que iniciou a preparação visando o Cariocão no início de dezembro estreia neste sábado, dia 30, às 15h no Estádio Luso Brasileiro enfrentado o Tigres. A partida marca a estreia da Lusa no Campeonato Carioca.

Vermelho e Branco cada vez mais forte - Na sexta (22), a Colônia de Pescadores Z-10 comemorou com uma grande festa os 11 anos do Bloco Carnavalesco Vermelho e Branco da Z-10. O grêmio recreativo é presidido por Arilson Araújo, conhecido entre os amigos como Camarão que ficou emocionado em ver a comunidade da Colônia prestigiando evento.

Ilha terá unidade do Capsi no Loreto - Durante Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, a vereadora Tânia Bastos apresentou Indicação Legislativa para instalação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) para atender crianças e adolescentes com problemas de transtornos e saúde mental no Hospital Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador.


Edição 1766
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras