Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Lutador insulano é bicampeão mundial - O lutador insulano da equipe Team Nogueira, Diego Silva Araújo, está vivendo grande fase no mundo das artes marciais. O atleta, que é faixa preta de kickboxing, acaba de conquistar o bicampeonato mundial da União Internacional de Artes Marciais da América (Uiama), na Argentina. Ele também está participando da seleção brasileira de Lutas e Artes Marciais (Sblam). De acordo com Diego, foram dois dias de competições em diferentes modalidades de artes marciais.

Vacinação é prorrogada - Por não ter atingido a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho.

Mulher é espancada e morta - O pedreiro Wilson de Araújo dos Santos, 40, foi preso em flagrante pela morte da companheira Patrícia Pinheiro Pires, 41, com quem vivia há 15 anos.

Fórum é "ponto" de travestis à noite - A prostituição de homossexuais nas redondezas do Fórum Regional da Ilha acontece há mais de duas décadas. O relato é feito pelos próprios homossexuais que usam a esquina do fórum como local de trabalho. Há 14 anos vivendo da prostituição, “Jéssica”, nome profissional de um insulano de 32 anos, revela o motivo que o levou a este caminho: o preconceito no mercado de trabalho.

Óticas Carol inaugura loja no Cocotá - Com mais de 18 anos de experiência no setor ótico e mais de 730 unidades espalhadas por todo o Brasil, a Óticas Carol inaugura mais uma loja na Ilha do Governador. Agora, além da loja no calçadão da Estrada do Galeão, em frente ao Hipermercado Extra, e da loja no Ilha Plaza Shopping (1º piso), quem mora no Cocotá e bairros próximos, poderá aproveitar as nossas ofertas e comprar as melhores marcas do mercado com preços e condições que cabem em seu bolso, na nova loja inaugurada no Shopping Mancini. Venha conferir as promoções especiais de inauguração da Carol.

Vândalos atacam academia da 3ª idade inaugurada há um mês - Menos de um mês após a inauguração, a Academia da Terceira Idade (ATI) da Praça Stuart Angel, na Portuguesa, já sofre com ações de vândalos. Peças que compõem os aparelhos de fortalecimento muscular foram retiradas. E os assentos de outros dois aparelhos também foram arrancados.


Edição 1730
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.