Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Corrida reúne quase 2 mil atletas - A 4ª etapa do Circuito Ilha Carioca de Corrida de Rua foi realizada na manhã do domingo (10) e contou com a participação de cerca de 1600 atletas profissionais e amadores. Eles percorreram 5 km entre a orla da Praia da Bica e o depósito de combustíveis da Marinha, no Jardim Guanabara.

Portuguesa promove Bailaço das Antigas neste sábado - O Bailaço das Antigas apresenta pela primeira vez na Portuguesa o encontro das equipes de som consagradas: Pipo´s e Cash Box. O evento será neste sábado (16), a partir das 21h. O evento é retrô e vai contar com os sucessos dos bailes das décadas de 80, 90 e 2000, com seus paredões imponentes de caixas de som e potências. Os DJ´s Funk Boy - Cash Box e Magal - Pipo`s prometem sacudir a Ilha do Governador. Ingressos antecipados estão sendo vendidos pelo valor de 20 reais, na secretaria do Clube. Informações: 2462-3133.

Lusa faz parceria com Policlínica Carioca para a saúde dos associados - Para proporcionar mais benefícios aos sócios, a diretoria da Associação Atlética Portuguesa fechou mais uma parceria para o próximo ano. A sede ganhará uma unidade da Policlínica Carioca, que vai oferecer atendimento com especialistas qualificados. A assistência será estendida também aos atletas do clube e à população em geral.

Vila Olímpica tem aulas de percussão - A Vila Olímpica Nilton Santos está com vagas abertas para as aulas gratuitas de percussão. A oficina é comandada pelo professor Carlos Noronha, 48, e conta atualmente com cerca de 50 alunos entre crianças e adultos.

Marcelo Menezes assume o 17ºBPM - O 17º BPM está sob novo comando. O Cel. Odair Blanco, que ocupava a função desde 4 de março de 2016, passou o posto para o Ten. Cel. Marcelo de Menezes Nogueira, durante solenidade na manhã de terça (12).

Coronel Amêndola promete ações contra desordem urbana na Ilha - Durante reunião realizada na segunda (11), no auditório da Universidade Estácio de Sá, o secretário de ordem pública (Seop), coronel Paulo César Amêndola, foi enfático ao destacar que espera a aprovação, pela Câmara Municipal, da lei que permite o uso de arma de fogo pela Guarda Municipal, para enfrentar com mais eficiência situações e irregularidades graves.


Edição 1863
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras