Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Carros raros atraem curiosos - O Estacionamento da União da Ilha foi palco do 2º Encontro de Automóveis Antigos, cujo evento foi organizado pelo Grupo Lord’s formado por colecionadores de carros antigos. A exposição iniciou às 10h do domingo (17), e se prolongou por toda tarde, reunindo centenas de curiosos e admiradores de carros antigos.

Ito faz show com Xande de Pilares - Ito Melodia, o consagrado intérprete da União da Ilha, comemora este mês 47 anos e, para festejar, está preparando um grande evento na quadra da Acadêmicos do Dendê, nesse domingo (24), para confraternizar com todos amigos e a comunidade da Ilha.

Torcida aprova nova arena da Lusa - A partida de futebol entre Botafogo e Flamengo que inaugurou as novas instalações do estádio da Associação Atlética Portuguesa, no sábado (16) foi a prova real que o clube alvinegro fez um excelente investimento. Mais de 11 mil pessoas estiveram na, agora Arena Botafogo, cujas obras de reforma, segundo dirigentes botafoguenses, custaram cerca de R$ 5 milhões.

Doctor Rey retorna à sua clínica na Ilha - A Estética Hollywood, Unidade Ilha do Governador, em parceria com a Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador (Somei), presidida pelo especialista em medicina de urgência Rômulo Capello, recebeu para palestra, na manhã de terça (20), o médico cirurgião Robert Rey, o Doctor Rey, conhecido internacionalmente por suas técnicas revolucionárias na área de medicina estética. O médico falou sobre estética e saúde e destacando as indicações e contra indicações dos procedimentos de correções estéticas.

Barcas tem acesso ruim e escuridão - Como se não bastasse o insulano ter que conviver com o péssimo serviço prestado pela CCR-Barcas, o acesso de pedestres ao terminal no aterro do Cocotá vai ficando cada vez mais difícil, sobretudo pela falta de fiscalização dos agentes públicos. São problemas diferentes que quando somados transformam um simples embarque ou desembarque em uma situação complicada.

Judô ajuda na formação de crianças - Há 6 anos os irmãos Oswaldo e Anderson Pereira, ambos faixa preta de judô e competidores de alto rendimento, iniciaram um projeto social com aulas de judô para crianças do Morro do Dendê. De acordo com Oswaldo, a ideia era ocupar o tempo ocioso dos pequenos com esporte.


Edição 1790
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras