Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Correnteza deixa águas limpas - Há cerca de um mês as águas de algumas praias da região estão mais límpidas, fato que tem gerado comentários e curiosidade em muitos insulanos. Trata-se de um fenômeno natural que ocorre sempre na transição do outono para o inverno.

Ônibus frescão usa túnel e diminui o tempo de viagem para o Centro - Desde a segunda (20), os ônibus expressos da Viação Ideal no sentido Centro têm nova rota. A mudança se deu diante da inauguração do Túnel Prefeito Marcello Alencar que liga, de modo expresso, a Avenida Rodrigues Alves, na altura da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. Segundo a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR), a via inaugurada não tem semáforos e saídas intermediárias, e tornou-se o meio mais eficaz para cruzar a região portuária e o Centro.

Flex Boats operam no trajeto entre Praia da Bica e Praça XV - Insulanos que trabalham no Centro ganharam uma excelente opção de transporte aquaviário, o Flex Boat, que parte do píer da Praia da Bica e faz de segunda a sexta, três viagens de ida pela manhã (7h15, 8h15 e 9h15) e outras três de volta no final do dia (15h30, 18h30 e 19h15).

População curte píer reformado - A prefeitura revitalizou o píer da Praia da Bica com uma obra que durou cerca de um mês e agradou aos moradores da região que cobravam uma reforma no deque.

Portuguesa começa bem Brasileiro da Série D e Botafogo estreia na Ilha dia 3 - O domingo (12) marcou a volta da equipe de futebol profissional da Associação Atlética Portuguesa a uma competição de nível nacional, fato que não ocorria desde 2004. Em Minas Gerais, no Estádio Castor Cifuentes, contra a equipe do Vila Nova, a Lusa arrancou um empate heroico nos minutos finais da partida com gol do artilheiro Alan, estreando bem no Campeonato Brasileiro da Série D.

Frozen e Homem Aranha fazem a alegria das crianças no shopping - Um evento inédito tem animado a criançada no primeiro piso do Ilha Plaza Shopping. Trata-se de um espaço com dois circuitos com 100 m², animações e brincadeiras que envolvem karaokê, vídeo game e atividades lúdicas com os temas do super-herói Homem Aranha e do filme Frozen.


Edição 1786
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras