Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Mulheres fazem serviço de sapateiro - Toque feminino na recuperação de calçados e bolsas agrada clientes

Ônibus tem a preferência na enquete de transportes - Entre os meios de transportes usados pelos insulanos que entram e saem da Ilha, o ônibus ficou em primeiro lugar na preferência dos 704 internautas que participaram da enquete promovida pelo site do Ilha Notícias. O movimento de pessoas que se deslocam da região é intenso, principalmente nos dias de semana, quando muitos saem para trabalhar ou estudar, fato que deixou os coletivos com 40,6% dos votos. O resultado da pesquisa apontou também o uso de carros particulares, vans e kombis à frente das barcas, que ficou em 4º lugar, com 14.9% dos cliques.

Funcionários do Eisa cobram salários - Na próxima segunda-feira (28), os funcionários do estaleiro Eisa pretendem se reunir em assembleia às 7h na porta da empresa, na Praia da Rosa.

Rodrigo e Cesar Maia ouvem palavras de gratidão na visita ao Parque Royal - Cesar Maia, candidato a senador pela coligação "Rio em 1º lugar", fez caminhada na comunidade do Parque Royal na quinta-feira (18) em companhia do seu filho Rodrigo Maia (DEM) que disputa a reeleição para Deputado Federal.

Unhas & Cia faz um ano de sucesso - Com a presença de amigos e clientes, o salão Unhas & Cia comemorou com festa o aniversário de um ano no último sábado (19).

Documentos de todo o Brasil sem sair da Ilha - Com Cartório Postal, os moradores, profissionais liberais e empresários da região contam com um mix variado de serviços que podem ser feitos com segurança, rapidez e economia.


Edição 1686
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Em quem você pretende votar para governador?

Luiz Fernando Pezão - PMDB
Marcelo Crivella - PRB
Garotinho - PR
Lindberg Farias - PT
Dayse Oliveira - PSTU
Ney Nunes - PCB
Tarcisio Motta - PSOL
Nulo
Branco
Não vou votar


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.