Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Coreto ganha obras de revitalização - O jornal Ilha Notícias publicou na edição do dia 19 de dezembro do ano passado, denúncia contra as péssimas condições do coreto da Praça Manguetá, no Cacuia. A matéria aconteceu diante das reclamações que a moradora Adelaide Pontual fez ao jornal. Na ocasião, o coreto que já tem 79 anos e é uma referência no bairro, tinha problemas na sustentação da cobertura, as proteções laterais soltas e parte do teto sem telhado.

Canteiro pode virar ciclovia - Em 2012 ciclo-ativistas festejaram a aprovação de um projeto para implantar na Ilha um anel cicloviário com 18,2 km de rotas cicláveis. A expectativa era implantar uma estrutura segura e de qualidade para os ciclistas insulanos. Todavia, no desenrolar da execução do projeto, várias alterações impostas por órgãos de engenharia de tráfego limitaram a ideia a discutíveis faixas compartilhadas, modificações que provocam duras críticas da população insulana contra a subprefeitura diante do perigo que oferecem aos ciclistas e motoristas.

Basquete do Jequiá volta a brilhar - O Jequiá Iate Clube está retornando as suas raízes de formar times de basquete competitivos para alegria dos que ajudaram a fazer a história de mais de 40 anos de tradição do clube no basquete. Atletas que tiveram passagens honrosas e dignificaram o nome do Jequiá, como Fabiano Ferreira, Tiago Fernandez, Márcio Paulo e Pedro Rubem, iniciaram um projeto de recuperação do basquete do clube e já estão conseguindo resultados significativos.

Perigo na escadaria entre duas ruas - A escadaria que liga a Rua Gregório de Castro Moraes à Rua Cambaúba, no Jardim Guanabara está gera medo e constrangimento aos moradores das imediações e pessoas que utilizam a servidão. O local está com aspecto de abandonado, durante a noite a escuridão é absoluta, transeuntes que precisam passar pelo local contam que é muito arriscado utilizar o escadão.

Homem é morto após tentar assalto - Na tarde de quarta (25), uma tentativa de assalto dentro da casa de câmbio Bank Tour, na Portuguesa terminou com a morte de Cleyson Chaves Lima, 23. De acordo com policiais militares que fizeram a ocorrência, Cleysson, era morador da Nova Holanda, favela dos conjuntos da Maré e pertencia a uma quadrilha especializada em saidinhas de banco.

PM muda estratégia de segurança - Com o crescimento abrupto de ações criminosas nos meses de fevereiro e março, o comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Wagner Nunes, iniciou uma nova estratégia de segurança para a Ilha. De acordo com o comandante uma nova modalidade delituosa começou a acontecer na região, que são os roubos de veículos com o sequestro momentâneo do proprietário.


Edição 1721
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.