Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Dendê disputa a Taça das Favelas - O Projeto Rio em Forma, financiado pela prefeitura, cujo objetivo é estimular a prática esportiva dentro de comunidades carentes, é um sucesso. A atividade é coordenada por Marcelo Henrique Fernandes que tem 24 anos de experiência em desenvolver projetos sociais com crianças e adolescentes.

Grupo Espírita é referência na Ilha - Fundado em 20 de janeiro de 1970, o Grupo Espírita Francisco de Assis durante esse tempo destacou-se pelos bons trabalhos sociais e espirituais praticados na região da Ilha. Situado na Ribeira, à Rua Morro do Ouro, 78, a instituição atende cerca de 250 pessoas semanalmente através de projetos sociais voltados para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de fazer atendimento exclusivo a moradores de rua todas as terças.

Inter de Limão vence a Copa Ilha - No domingo (26) chegou ao fim mais uma edição da Copa Ilha de Futsal. Após sete rodadas com jogos alternados na quadra da Associação Atlética Portuguesa e no Esporte Clube Cocotá, o time do Inter de Limão conquistou o caneco.

Carro roubado só para após tiro da PM - No início da tarde da quarta-feira (29), Policiais Militares que estavam em patrulha no Aterro do Cocotá identificaram um Renault Clio vermelho que fora roubado na terça (28) no bairro de Campinho e mandaram o condutor parar. O motorista do Renault desrespeitou a solicitação dos militares e tentou fugir após jogar o veículo contra a viatura policial.

Rua Colina passa a ser mão única - A Rua Colina, importante via da região que liga o Jardim Guanabara à Estrada do Galeão está prestes a virar mão única. Após inúmeras reclamações de moradores e comerciantes que questionavam a confusão gerada com o fluxo de carros nos dois sentidos da via, o subprefeito Nelson Miraldi junto com a CET-Rio resolveram buscar uma solução. Durante um encontro realizado na própria rua foi decidido mudar a rua para mão única, sentido Estrada do Galeão.

Cosmetic Ilha é líder em Salão de Beleza - Estabelecida no mercado de cosméticos há 29 anos, a Cosmetic Ilha inova no mercado de salões de beleza, agora oferecendo cursos de aprimoramento aos clientes da Ilha.


Edição 1739
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

As vans foram proibidas de fazer o trajeto Ilha x Centro. O que você acha dessa medida?

Concordo. O trânsito precisa ser organizado.
Discordo. O serviço que as vans prestam é essencial.
Já tinham que ter feito isso há muito tempo.
É um absurdo. Os ônibus não dão conta da demanda.


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.