Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Luiz Ledo - Um projeto esportivo destinado a pessoas com sobrepeso alto terá início na próxima quarta-feira (3), na Praia da Bica. Com aulas grátis, o professor Luiz Ledo e sua equipe vão oferecer melhor qualidade de vida através de atividades específicas para quem está com uns quilinhos a mais, quer emagrecer e aumentar o condicionamento físico

Dendê escolhe samba - Com o enredo “A Ginga da Rainha”, a Acadêmicos do Dendê, promove a final do samba, na sexta-feira, dia 21 de novembro, na quadra da escola, a partir das 23h

Prefeitura inaugura Fábrica de Escolas - Para dar início à construção de uma série de escolas em turno integral na Cidade, o Prefeito Eduardo Paes inaugurou a primeira Fábrica de Escolas do Amanhã na última quarta-feira (29).

WhatsApp aproxima Jornal e leitores - Há três meses, o Ilha Notícias aderiu a um movimento crescente entre os jornais: a inclusão do WhatsApp entre seus leitores através das redes sociais. Com adesão ao aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones, os leitores podem acompanhar e participar da produção de conteúdo do jornal.

Esportes agitam a Praia da Bica - Neste sábado (1º), com o apoio da Cedae, a Praia da Bica será cenário do Ilha Sport Show que terá apresentações de diversas modalidades esportivas e shows gratuitos. A programação inclui campeonato de futevôlei, futebol de areia, stand up paddle, slackline, crossfit, beach tennis, e ainda lutas de jiu-jítsu e MMA. Além disso, o público confere os shows de pagode do Grupo Coisa Séria e Dilsinho. O evento acontece das 9h às 17h.

Protilha abriga animais abandonados - O amor pelos animais e a vontade de ajudar bichinhos abandonados a encontrar um novo lar motivou a criação do Grupo Protilha. Através da página no Facebook, onde as ações com o cuidado e resgate de cães e gatos são divulgadas, o Protilha também organiza um bazar virtual. O dinheiro arrecadado nas vendas de roupas e acessórios é revertido para os cuidados com bichinhos enquanto eles não são adotados.


Edição 1700
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.