Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Prefeitura conclui nova etapa do Morar Carioca na Joaniza - Depois de aproximadamente um ano e meio de obras e investimentos de quase R$ 100 milhões, a prefeitura inaugurou na manhã do domingo (22), um trecho do projeto Morar Carioca na Vila Joaniza. A parte concluída fica no alto da comunidade que passou por um processo de reurbanização das ruas, construção de áreas de lazer, serviços de drenagem, canalização de água e esgoto, além de 1.384 pontos de iluminação. As obras também contemplam duas centrais de recebimento de lixo e três grandes áreas de lazer, sendo uma delas uma pequena vila olímpica com campos de futebol, quadras poliesportivas, vestiários, brinquedos e equipamentos de exercícios para todas as idades.

Copa Intercolegial já tem campeões - Após um mês de jogos aos finais de semana, chegou ao fim a “Copa Intercolegial Ilha do Governador – Novos Talentos” - idealizada pelo professor Luiz e Roger Ledo, e realizado pela empresa R3 Eventos Esportivos. Com jogos em seis categorias, o campeonato teve partidas emocionantes na quadra da Ascaer, no sábado (20) e domingo (21).

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Pais de crianças especiais querem praças com acessibilidade para todos - Os grupos “Tudo Bem Ser Diferente”, “Trissomia do Amor 21”, “Life Down RJ” e “Ame Down”, promoveram no domingo (22), na Praça Iaiá Garcia o evento que denominaram como “Praça Adaptada”. A proposta desses grupos, que lutam pela inclusão social de cidadãos portadores de necessidades especiais, é encaminhar às autoridades uma petição com mais de 7 mil assinaturas para instalação em algumas pracinhas públicas de equipamentos adaptados para atender crianças especiais, como balanços, gangorras e escorregadores.

RIOgaleão amplia o Tom Jobim - Após 18 meses a concessionária RIOgaleão inaugurou na quinta (19) o Píer Sul, um novo espaço do Aeroporto Internacional Tom Jobim que possui área de 100 mil metros quadrados com 26 novas pontes de embarque, sendo três delas com especificações técnicas para acomodar o maior avião comercial em atividade no mundo, o A–380. Uma nova alameda de serviços com diversas opções de gastronomia, facilidades e entretenimento para os clientes do aeroporto está nessa área e, de acordo com a concessionária, as novas instalações são fruto do investimentos da ordem de R$ 2 bilhões.


Edição 1782
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras