Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Paulo Amargoso completa 92 anos - Paulo Amargoso é o único fundador vivo da União da Ilha. Há 62 anos ele e mais três amigos: Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (Quincas) e Orphilo Bastos fundaram a escola que atualmente desfila no Grupo Especial e é uma das grandes do carnaval carioca.

Portuguesa joga sábado na Ilha - A partida deste sábado, entre as equipes de futebol profissional da Associação Atlética Portuguesa e o Americano pode garantir a participação da Lusa Carioca na primeira divisão do Campeonato Carioca de 2016. O jogo começa às 15h e será realizada na Ilha, no estádio Luso Brasileiro. Os ingressos já podem ser adquiridos no clube.

Viva Bem beneficia quem não tem plano de saúde - Há pouco mais de um ano, os analistas de sistemas Danilo D’Avila e Victor Farias desenvolveram o projeto de um site voltado para quem não tem plano de saúde, mas acessa a internet e só pode pagar uma consulta médica de preço baixo. A Plataforma Digital Rede Viva Bem (redevivabem.com.br) foi lançada há dois meses e já conta com centenas de profissionais de saúde parceiros. A estimativa é que, em um ano haja 20 mil associados e dois mil médicos cadastrados.

Mudanças agradam as construtoras - Moro na Ilha desde meus cinco anos de idade é onde cresci e fui educado e onde mora minha mãe. Ou seja, não mudei para Barra como muitos fizeram. Desde jovem sempre participei das mobilizações populares lutando por melhoras para o bairro e devo dizer que em muitas conquistas que tivemos tive o orgulho de participar ativamente.

Projeto pode trazer desenvolvimento - O PEU — Projeto de Estruturação Urbana. Que contem estudos urbanísticos para as regiões da Ilha do Governador e Fundão foi encaminhado pelo Prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores na quinta (11). Para cumprir o rito legislativo a Câmara vai promover audiências públicas onde é possível qualquer cidadão participar e opinar.O arquiteto insulano Sergio Costa Leite, que há 39 anos atua no desenvolvimento de projetos de arquitetura de prédios residenciais e comerciais na região participou da audiência e é um defensor do novo PEU. De acordo com o arquiteto, o projeto viabiliza a legalização de muitas residências que atualmente não estão de acordo com as normas em face de questões burocráticas e financeiras. Outro ponto positivo é a possibilidade de desenvolvimento da região com a viabilidade da construção de hotéis com até quatro pavimentos.

Desfile Olímpico reúne 40 escolas - Para promover os valores olímpicos como a amizade, a diversidade e o respeito, o Parque Poeta Manoel Bandeira, no Cocotá, foi palco de apresentações dos alunos de 40 escolas municipais da região. O tema do desfile foram países da América Central e América do Norte e contou com a exibição da bandeira e símbolos olímpicos.


Edição 1734
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

As vans foram proibidas de fazer o trajeto Ilha x Centro. O que você acha dessa medida?

Concordo. O trânsito precisa ser organizado.
Discordo. O serviço que as vans prestam é essencial.
Já tinham que ter feito isso há muito tempo.
É um absurdo. Os ônibus não dão conta da demanda.


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.