Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Portuguesa tem novo técnico para a Copa Rio - Começou bem a trajetória da Portuguesa na Copa Rio 2016. Após encerrar participação no Brasileiro da Série D, a diretoria da Lusa resolveu trocar o comando técnico. Didinho deu lugar a Nelson Rodrigues que assumiu o cargo na semana passada. Atual vice-campeã do torneio, o time insulano está na 2ª posição do grupo A com 4 pontos somados, empatado com o líder.

Food Trucks ao lado do Ilha Plaza - Tendência gastronômica dos Estados Unidos que virou moda no Brasil, os Food Trucks vão estar nesse final de semana na pracinha ao lado da saída lateral do 3º piso de lojas Ilha Plaza. Ou seja, de sexta (26) a domingo do meio-dia às 22h, os clientes do shopping e a população insulana tem uma nova oportunidade para saborear delícias gastronômicas e as cervejas artesanais, que essas feiras costumam oferecer.

PX Clube Amigos da Ilha está de volta - No último dia 31 de julho um grupo de radioamadores, acompanhados de seus familiares se reuniram na sede da entidade para celebrar uma nova etapa do clube. Os macanudos querem resgatar a tradição do rádio apenas como um hobby e aproveitar as amizades para gerar projetos sociais em benefício da sociedade

Não tem data para recomeçar obra em encosta que matou uma pessoa - O dia 6 de abril de 2010 ainda não acabou para os moradores da Estrada Rio Jequiá, no trecho próximo ao 17° BPM e da Rua Pracinha Cesário Aguiar. Há 6 anos, cerca de 37 imóveis foram interditados, devido a uma forte chuva que culminou no desmoronamento de parte da encosta mantando uma pessoa. Passado todo esse tempo, as casas permanecem interditadas, os impostos continuaram a ser cobrados, mas as obras de proteção para evitar novos deslizamentos paralisaram e, não tem data para recomeçar.

Freguesia agora é point de lazer - Depois de revitalizada, a orla da Praia da Guanabara, na Freguesia, registra um aumento considerável de pessoas que voltaram a utilizar o espaço como point de lazer.

Camarões em abundância no Galeão apesar da poluição - Cerca de 30 pescadores que trabalham na Praia de São Bento, nas proximidades do Restaurante Siri do Galeão, comemoram a temporada de camarões recolhendo cerca de 15 quilos do crustáceo todos os dias. Eles estão há cerca de 30 anos no local, e a renda obtida com a venda dos camarões é suficiente para sustentar suas famílias e manter uma vida digna. O grupo reclama da sujeira nas areias e da poluição das águas da Baía de Guanabara, mas, ainda assim, comemora a fartura de peixes e crustáceos. Nos últimos meses, os pescadores estão ajudando, com peixes, os moradores de rua que não têm o que comer e dormem embaixo do viaduto.


Edição 1795
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras