Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Caminhada pelos autistas reúne 2 mil - A segunda caminhada pela conscientização e direitos do autista realizada na Praia da Bica, no último domingo (12) superou as expectativas dos organizadores.Cerca de duas mil pessoas participaram do evento que começou perto da tradicional biquinha com a execução do hino nacional.Segundo a fundadora do Grupo Compartilha, Elaine Brandão, foi um dia de vitória para a causa do autismo.

Mato e drogados tomam conta de praça - A praça localizada aos fundos do Ilha Plaza Shop- ping e distante apenas uma quadra da sede da subprefeitura está completamente abandonada. O mato já ocupou o lugar da grama e da rua não é possível visualizar os brinquedos e o campo de futebol. Para os moradores, a praça é um dos maiores problemas do bairro Nova Morada. Além de abandonada e sem nenhuma ação de conservação é, segundo moradores, habitualmente frequentada por usuários de drogas. À noite se torna uma espécie de motel a céu aberto.

Mobilidade urbana é um caos na Ilha - Os moradores da Ilha que dependem de transporte público vivem reclamando da baixa qualidade do serviço, sobretudo, os que utilizam os ônibus. Segundo os usuários são ônibus velhos, sucateados, sujos, com baratas, sempre cheios e quentes. Os protestos não param por aí. De acordo com Lorrayne dos Santos, moradora da Vila Joaniza e que trabalha no Centro é comum às conduções passarem lotadas, geralmente excedendo a capacidade limite permitida.

Bianca Leão é a Rainha da União da Ilha -

Calçada da orla desaba na Praia da Bica - Um trecho do calçadão da Praia da Bica que fica entre os quiosques Sushiro e Mister México, desabou de uma altura de três metros nas areias da Praia da Bica e virou um monte de entulho de concreto. O jornal Ilha Notícias já havia denunciado o problema há cerca de um mês, na coluna “Boca no Trombone” publicada na edição do dia 13 de março. A causa pode ter sido a falta de reparos quando o trecho começou a apresentar rachaduras e afundamentos,há várias semanas, devido a infiltrações e a ação da maré alta.

Domingo tem caminhada na Praia da Bica - Neste domingo (12) pela manhã, a Praia da Bica vai ser palco da segunda caminhada em prol da conscientização e direitos do autista.


Edição 1724
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.