Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Conheça alguns dos candidatos da Ilha - O Jornal Ilha Notícias abre espaço para candidatos a vereador, moradores da Ilha do Governador, exporem sua principais propostas, de modo a proporcionar aos nossos leitores, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses candidatos, e ajudá-los a decidir em quem votar.O Jornal Ilha Notícias abre espaço para candidatos a vereador, moradores da Ilha do Governador, exporem sua principais propostas, de modo a proporcionar aos nossos leitores, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses candidatos, e ajudá-los a decidir em quem votar.

Corrida reuniu centenas de atletas - Centenas de pessoas entre atletas profissionais e amadores participaram da 3ª etapa do Circuito Ilha Carioca no domingo (18), no Corredor Esportivo. Os corredores percorreram 5 km e passaram por ruas da Praia da Rosa, Estrada do Dendê e Estrada Governador Chagas Freitas.

Obra está abandonada nos Bancários - Há cerca de três meses o asfalto no fim da Avenida Ilha das Enxadas, no bairro dos Bancários, cedeu abrindo uma cratera no trecho que liga as duas pistas. Desde então, os moradores da localidade convivem com o risco de acidentes e problemas no trânsito, tendo em vista que a parte danificada fica exatamente no retorno dificultando o acesso de veículos que se dirigem para o Eisa e imediações.

Aumentam os assaltos praticados por duplas de bandidos em motos - Assaltantes utilizando motos estão criando pânico nas ruas da Ilha, principalmente nos bairros do Moneró, Bancários e Freguesia. A maioria das vítimas não têm registrado os casos na delegacia sob o argumento de que a burocracia para fazer o boletim de ocorrência é grande e demorada.

Conheça alguns dos candidatos da Ilha - O Jornal Ilha Notícias abre espaço para candidatos a vereador, moradores da Ilha do Governador, exporem sua principais propostas, de modo a proporcionar aos nossos leitores, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses candidatos, e ajudá-los a decidir em quem votar.

Academias da terceira idade ganham aparelhos modernos - Após denúncias de moradores, publicadas no jornal Ilha Notícias, em julho deste ano, sobre o mau estado de conservação de algumas Academias da Terceira Idade (ATI’s), instaladas na Ilha, a prefeitura reagiu e trocou os equipamentos por novos e mais modernos em três locais: Corredor Esportivo, Aterro do Cocotá e Quebra Coco. Outra medida foi a confirmação da presença de profissionais de Educação Física e Enfermagem que dão importante suporte aos idosos que frequentam as ATI’s. O horário das turmas é das 7h às 10h, de segunda a sexta, abertas a quem quiser participar.


Edição 1799
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras