Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Creche precisa de ajuda - A Creche Pontes do Saber, localizada na Rua Cícero Rosa, 80, no Dendê, passa por dificuldades, e cerca de duzentas crianças assistidas pela entidade correm o risco de perder o amparo da instituição (almoço, lanches e orientação de higiene) que luta para permanecer no imóvel alugado.

O leão está de volta ao Zumbi - Depois de 579 dias ausente da Pracinha do Zumbi um novo Leão foi colocado no lugar do antigo que era de concreto e foi destruído por uma Kombi, à serviço da prefeitura que ficou desgovernada durante a madrugada do dia 22 de junho. Após centenas de críticas em jornais e redes sociais sobre a falta que o leão fazia aos moradores do Zumbi, cinco moradores da Ilha se cotizaram para comprar um novo leão, impacientes com a demora da prefeitura em recolocar um outro no local.

Dendê luta para ser campeão - Dedicação e trabalho são as palavras que caracterizam o carnaval que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dendê está preparando para o desfile do dia 16 de fevereiro na Intendente Magalhães. Com o enredo “A Ginga da Rainha”, a agremiação conta um pouco da história de Dona Ana de Souza, ou a Rainha Ginga a mulher guerreira que ganhou o título de Rainha de Ndongo e Matamba, estados vassalos do Reino do Kongo, na Angola.

Colônia de férias reúne 250 crianças - Todo mês de janeiro, há 24 anos, o professor de Educação Física Geraldo César Barbosa organiza uma das mais importantes colônias de férias da Ilha. Cesar conta com o apoio do 17º BPM, Escola Cuba e Jequiá Iate Clube. A colônia é destinada a crianças entre sete e 14 anos e aquelas com mais idade que tiveram boa participação nos anos anteriores são convidadas a integrar o grupo como monitores. A inscrição e participação são gratuitas e o projeto deste ano conta com cerca de 250 crianças, principalmente de comunidades da região.

Batuke escolhe seus destaques - O Bloco Carnavalesco Batuke de Batom realizou na tarde do domingo (25), a escolha do seu samba para este carnaval, cujo enredo é Tia Noêmia. Durante o evento foram coroados Vivian Cister e Willians Marins como rainha e rei da bateria. O bloco também elegeu suas musas e personalidades do carnaval de 2015.

União da Ilha empolga multidão durante ensaio de rua no Cacuia - O ensaio de rua da União da Ilha, realizado na quarta (21), nunca reuniu tanta gente nas calçadas para assistir a movimentação das alas e cantar, junto com Ito Melodia, o enredo de 2015 que fala da beleza.


Edição 1713
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.