Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Paulinho Poeta disputa samba enredo na União

14/09/2012 - noticias /Edição 1589

 

Com dez livros de poesias publicados e letras de samba gravadas no Brasil e no exterior, o insulano Paulo George teve um motivo especial para voltar a compor músicas. O tema do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2013 sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes foi uma inspiração para misturar poesia e samba e entrar na disputa no concurso de sambas-enredo da agremiação. O samba escrito em parceria com Paulo Feital, J. Maranhão, Bujão, Niva e Carapiá está entre os oitos finalistas que se apresentam neste sábado (15), na quadra da escola. Para o escritor, conhecido como Paulinho Poeta, só de ter tido a oportunidade de compor sobre a vida do poeta que tanto admirou já é razão para se sentir vitorioso. 

Foram dois meses de reuniões com os parceiros e frequentando os encontros com o carnavalesco Alex de Souza para compor a obra. Paulo conta que além da sinopse do samba, buscou informações em livros de Vinícius que tinha e reestudou as obras e a carreira do homenageado.
– O carnavalesco e o presidente da escola queriam que a obra mostrasse o Vinicius boêmio, poeta, homem e músico, que viveu anos na Ilha e era um apaixonado pelo Rio. A disputa está muito equilibrada com sambas ótimos e feita de maneira muito leal com oportunidades para todos. Acho que o tema é a cara da União da Ilha e o vencedor vai representar muito bem a escola – explica.

 Com 40 anos de carreira, Paulo começou a se aventurar no ramo da música nos anos 90 quando compôs canções como “Navio Desengano”, “Desafio” e “Por do Sol”. A música mais famosa foi gravada por Dona Ivone Lara “O samba não pode parar” composta em parceria com Fabrício do Império. “Até hoje é um hit nas rodas de samba. Antes da festa terminar esta música é sempre cantada”, diz. 

Como poeta, Paulo já conquistou diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso “Uma das sete maravilhas do mundo” com o pôster poema “O Redentor” que falava sobre a beleza e a história do Cristo Redentor. Também foi vencedor do concurso do Ministério da Poesia de Portugal, com o livro sobre questões ambientais “O Parto das Mágoas” e foi indicado pelo poeta Ledo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras para participar do maior prêmio literário da América latina, o concurso Casa de Las Américas, em 2010.



Veja Também

Newton Braga estimula banda de alunos - Sob a regência do professor Madeira, o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) reorganizou a sua banda formada por alunos. Há três anos, o professor que é 1º sargento da Força Aérea, iniciou o projeto e atraiu o interesse de muitos estudantes para aprender a tocar instrumentos musicais. As aulas acontecem de segunda a quinta, no intervalo entre os turnos da manhã e da tarde. Com a participação de 30 jovens, a banda do CBNB costuma se apresentar em eventos militares e datas festivas do colégio.

MMA na Ilha: Urijah Faber e T.J. Dillashaw - A academia de luta Team Moraes promove na próxima quinta-feira (23), no Iate Clube, às 19h, um seminário de MMA, com a participação de dois atletas consagrados. O lutador T.J. Dillashaw, atual campeão do peso galo do UFC e Urijah Faber, ex-campeão do WEC (organização de artes marciais mistas) com 31 vitórias, 25 por nocaute.

Centro Educacional Governador e o Colégio e Curso CarpeDiem fazem parceria - Compartilhando a mesma filosofia de ensino, o Centro Educacional Governador e o Colégio e Curso CarpeDiem iniciaram uma parceria cujo objetivo é construir um projeto que promova a educação de qualidade na Ilha do Governador e proporcione uma formação mais completa aos alunos.

PM não tem prazo para sair do Dendê - Na última quarta-feira (15) diversas unidades operacionais da Polícia Militar, realizaram operações de combate ao tráfico no Dendê, Praia da Rosa e Pixunas. Segundo a assessoria de imprensa da PM foi apreendida meia tonelada de maconha e inúmeros sacolés de cocaína, juntamente com farto armamento, entre fuzis e pistolas, munição para diversos calibres e uma quantia em dinheiro, que segundo policiais do 17º BPM, em torno de R$ 21 mil reais.

Manguezal recebe mutirão de limpeza - Com a ajuda de diversos grupos de escoteiros, moradores e voluntários, o manguezal do Parque Royal recebeu novo mutirão de limpeza em pouco mais de três meses. Organizado pelo projeto Hippocampus, com a supervisão do biólogo marinho Cesar Bernardo, a ação recolheu dezenas de sacos com resíduos que poluem o mangue e também promoveu a conscientização dos problemas que o depósito de lixo irregular causa ao meio ambiente.

Prosper organiza 7ª Feira da Cultura - A tradicional Feira da Cultura do Colégio e Curso Prosper movimentou centenas de alunos e pais na tarde do último sábado (11) no ginásio da Associação Atlética Portuguesa. O evento é um dos mais festejados no calendário insulano e reuniu o trabalho de 14 turmas sobre o tema "Quem te viu, quem te vê: o Prosper invade a sua TV". Uma homenagem à história da televisão. Os alunos deram um show de criatividade, arte, diversão e alegria.


Edição 1698
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.