Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Bike Folia anima as ruas da Ilha - A Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (Acig) realizou na manhã do domingo (12) o “Bike Folia”, evento que reuniu cerca de 400 ciclistas que fizeram um carnaval itinerante sobre bicicletas pelas ruas da região. O percurso foi de 20 quilômetros e começou no Parque Poeta Manoel Bandeira, passando por Freguesia, Bancários, Moneró, Village, Portuguesa, Praia da Bica e Ribeira, voltando ao local de partida, o Cocotá.

Piscina infantil fica pronta em breve - Está em ritmo acelerado à obra de expansão do Parque Aquático Rossano Orsini que vai ganhar uma nova piscina infantil. Localizada ao lado do parquinho, agora além dos brinquedos, as crianças ganham uma piscina inteiramente para elas.

Idoso comete ato libidinoso com uma criança no Cocotá - Na noite de terça (14), José Paulo Veronez, 66, foi preso em flagrante sob a acusação de ter estuprado uma criança de cinco anos. O crime aconteceu no Aterro do Cocotá enquanto a mãe da vítima brincava com os seus dois outros filhos.

Blocos levam alegria para as ruas da Ilha - Milhares de pessoas acompanharam os blocos carnavalescos que desfilaram pelas ruas da região no sábado e domingo (12). Fantasiados ou não, os foliões se divertiram ao som de marchinhas, sambas, música sertaneja e funk, consagrando a nova tendência e expansão dos blocos de rua.

Dengue mobiliza 43 escolas no combate contra o mosquito - No sábado (11), 43 escolas da rede municipal participaram de um mutirão de combate às arboviroses, que são doenças causadas por mosquitos, sobretudo, o Aedes Aegypti, responsável em transmitir o vírus da dengue, zika e chikungunya. A mobilização faz parte da campanha “Aqui mosquito não se cria” e contou com o apoio de diversos órgãos municipais em uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação.

Prefeitura ouve moradores para planejar ações nos jogos do Fla - Na noite de terça (7), lideranças políticas, o administrador regional, autoridades da segurança pública, moradores da Ilha, dirigentes e líderes de torcidas organizadas do Flamengo, reuniram-se na sede da Superintendência da Ilha para avaliarem os possíveis impactos no bairro da Portuguesa dos jogos do time rubro-negro na região.


Edição 1820
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.