Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Kalil dá aulas de judô no Dendê - O projeto de judô da Academia Kalil movimenta a rotina de dezenas de crianças e adolescentes nas noites das segundas, quartas e sextas.

Geid promove seminário beneficente - O Grupo de Estudos Integrais Demétrius (Geid) promove neste domingo (30) o seminário de final de ano, que tem como tema “Novos Apóstolos, Desafios do 3º Milênio”. As palestras vão apresentar conhecimentos ligados à espiritualidade e cidadania. A ideia é abrir espaço para o público e abordar temas de interesse como a família, resgates, caridade, doenças, obsessão e auto-cura.

Fogo destrói carros na Pio Dutra - Logo após a meia noite da terça-feira (25), moradores da Rua Tremembé, esquina com a Rua Pio Dutra, na Freguesia, acordaram assustados por uma forte explosão e o clarão das chamas provocadas pelo incêndio em dois carros, que estavam estacionados na altura do número 27.

Presos ladrões de automóveis - Na última segunda feira (24), foram presos em flagrante Leonardo de Souza, 25, e Rafael Conceição, 24, ambos moradores do Complexo da Maré e que se disseram pertencentes a uma quadrilha especializada em roubos de carros na região da Ilha e Cidade Universitária.

Justiça confirma eleitos na AAP - O Juiz Leonardo Alves Barroso da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Forum Regional Ilha do Governador sentenciou como vencedora a chapa “Nova Lusa” nas eleições realizadas em fevereiro deste ano na Associação Atlética Portuguesa.

Ônibus têm novos trajetos no Centro - As recentes mudanças nos itinerários das linhas de ônibus no Centro do Rio alterou a rotina dos insulanos, que devem ficar atentos aos novos trajetos e pontos para embarcar nos coletivos. Os ônibus executivos, conhecidos como “frescões” foram os que mais tiveram a rota modificada, especialmente no caminho de volta para a Ilha.


Edição 1704
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.