Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Marchione assume Vila Olímpica - O insulano Allan Marchione, 29, desde o início do mês de abril é o novo administrador da Vila Olímpica Nilton Santos. Formado em sociologia e pós-graduado em Política e Planejamento Urbano pela UFRJ, Allan recebeu o convite para o cargo do deputado federal Rodrigo Maia e do vereador César Maia, políticos que já conhecem seu trabalho e confiaram a gestão do complexo esportivo.

Jogos dos Guerreiros une fé e esporte na Praia da Bica - Em comemoração ao Dia de São Jorge, no último sábado (23) aconteceu na Praia da Bica à primeira edição dos “Jogos dos Guerreiros”. O evento teve início às 9h e centenas de insulanos participaram durante todo o dia das diversas atividades promovidas nas areias da praia.

Lona Renato Russo pede socorro - Há cerca de cinco meses a Lona Cultural Renato Russo está sendo administrada pela Ong Instituto Usina Social e, de acordo com a equipe que assumiu o equipamento, embora as condições físicas encontradas tenham sido precárias as oficinas culturais retomaram as atividades.

Conscientização durante mergulho - Um mutirão de conscientização ambiental está sendo realizado periodicamente com a participação de voluntários, sobretudo moradores da Colônia de Pescadores Z-10. A iniciativa faz parte de um projeto ecológico denominado “Mutirão de Limpeza de Praias com Mergulho”, cujos idealizadores são o biólogo César Bernardo e o instrutor de mergulho Luiz Carlos do Nascimento. As aulas de mergulho proporcionam aos alunos a oportunidade de constatar os danos ao meio ambiente, sobretudo no fundo da Baía de Guanabara.

Botafogo joga o Brasileirão na Ilha - O estádio da Portuguesa está de volta ao cenário dos jogos da série A do Campeonato Brasileiro. Na quarta (27), em reunião do Conselho Deliberativo, os conselheiros da Lusa aprovaram por unanimidade um contrato de parceria com o Botafogo, cujo objetivo é uma reforma parcial no Estádio Luso Brasileiro. O campo vai ser palco de todos os jogos com mando do Botafogo durante o Brasileirão de 2016.

Perigo na ciclofaixa da Praia da Bica - As ciclofaixas existentes em ambos os lados da Praia da Bica voltam a ser questionadas pelos ciclistas da região. As faixas vermelhas destinadas a quem trafega de bicicleta pela orla tem sido alvo de duras críticas com relação à segurança dos usuários.


Edição 1778
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras