Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Vila Olímpica está parada há um ano - Iniciada em 2011, a construção da Vila Olímpica na Estrada Rio Jequiá está com as obras paradas há um ano. Longe de parecer uma área de lazer e esportes, o mato alto surge no terreno que teve as janelas no muro, que fica junto à ciclovia, parcialmente cobertas desde a paralisação das obras. A estrutura inacabada frustra os moradores, especialmente da comunidade Nossa Senhora das Graças – Boogie Woogie, que esperavam com expectativa pela construção do complexo esportivo e de uma escola de ensino fundamental cujo investimento, segundo a prefeitura, é no valor de R$ 19 milhões. No terreno, que pertencia à Marinha, havia um campo muito usado pelos moradores da comunidade. No local, a escolinha de futebol com o professor Robinho tinha a participação de centenas de crianças. Grupos de pelada de jovens e veteranos também usavam o campo de futebol nos finais de semana. Era o lazer semanal de muitos moradores.

Fisioterapia e pilates combatem lesões - Com atendimento individualizado, o Centro Fisioterapêutico Raphael Abreu (CFRA) oferece tratamentos que proporcionam a reabilitação física e a prevenção de lesões. Há dois anos em atividade, a clínica conta com profissionais das áreas de traumato-ortopedia, terapia manual e desportiva, acupuntura, nutrição, RPG, pilates e personal trainer.

Amigas do Lenço se unem contra câncer - Para incentivar o bem estar e a autoestima de mulheres durante o tratamento contra o câncer, um grupo de amigas insulanas resolveu promover o uso do lenço como uma melhor forma de aceitação para um dos efeitos colaterais da quimioterapia, a perda dos cabelos. Desde fevereiro, que as Mulheres Amigas do Lenço começaram a promover encontros e trocar experiências além de usar uma página no Facebook com mensagens de apoio, fotos e dicas. Uma forma de levar conforto para quem está passando por essa fase da doença.

Yan de Azevedo é fera na matemática - Desafio para muitos alunos, a matemática é a disciplina favorita do estudante Yan de Azevedo Monteiro. Aluno do 9º ano da Escola Municipal Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória, no Galeão. Ele testou os seus conhecimentos na 9º Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conquistou a medalha de bronze. A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem como objetivo estimular o estudo, revelando talentos na área.

Policlínica da Família agora atende Oftalmologia - O atendimento de qualidade se destaca nas especialidades como cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia, urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, gastroenterologia, proctologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. Além de exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, risco cirúrgico e atestados admissional, periódico, demissional e esportivo.

Tubiacanga ganha aliado contra remoção - Depois de se posicionar contra a construção de uma nova pista no Aeroporto do Galeão, que provocaria a remoção de mais de três mil moradores de Tubiacanga, o Deputado Federal Rodrigo Maia esteve na sede da Associação de Moradores de Tubiacanga (Amat) no sábado (5) e pode conferir o trabalho da comissão, que retomou as atividades após alguns anos sem representatividade.


Edição 1685
Leia


Edições anteriores





Programa Sena Limpa (Cedae) - Praia da Bica

Programa Sena Limpa (Cedae) - Praia da Bica

Qual meio de transporte você usa para entrar e sair da Ilha?

Ônibus
Vans e Kombis
Barcas
Táxi
Carro particular
Motocicleta


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.