Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Prefeitura conclui nova etapa do Morar Carioca na Joaniza - Depois de aproximadamente um ano e meio de obras e investimentos de quase R$ 100 milhões, a prefeitura inaugurou na manhã do domingo (22), um trecho do projeto Morar Carioca na Vila Joaniza. A parte concluída fica no alto da comunidade que passou por um processo de reurbanização das ruas, construção de áreas de lazer, serviços de drenagem, canalização de água e esgoto, além de 1.384 pontos de iluminação. As obras também contemplam duas centrais de recebimento de lixo e três grandes áreas de lazer, sendo uma delas uma pequena vila olímpica com campos de futebol, quadras poliesportivas, vestiários, brinquedos e equipamentos de exercícios para todas as idades.

Copa Intercolegial já tem campeões - Após um mês de jogos aos finais de semana, chegou ao fim a “Copa Intercolegial Ilha do Governador – Novos Talentos” - idealizada pelo professor Luiz e Roger Ledo, e realizado pela empresa R3 Eventos Esportivos. Com jogos em seis categorias, o campeonato teve partidas emocionantes na quadra da Ascaer, no sábado (20) e domingo (21).

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Conselho Tutelar está sem sede - Após eleições conturbadas por adiamentos, foram eleitos em fevereiro, os novos membros dos conselhos tutelares das diversas regiões da cidade. Com mandato até 2019, a Ilha agora tem como defensores dos direitos da criança e do adolescente os conselheiros Rodrigo Farias, morador do Jardim Carioca e acadêmico do curso de Ciências Religiosas, na PUC; o economista Flávio Santiago, morador do Tauá e Maristela Nunes, pedagoga moradora da Freguesia.

Pais de crianças especiais querem praças com acessibilidade para todos - Os grupos “Tudo Bem Ser Diferente”, “Trissomia do Amor 21”, “Life Down RJ” e “Ame Down”, promoveram no domingo (22), na Praça Iaiá Garcia o evento que denominaram como “Praça Adaptada”. A proposta desses grupos, que lutam pela inclusão social de cidadãos portadores de necessidades especiais, é encaminhar às autoridades uma petição com mais de 7 mil assinaturas para instalação em algumas pracinhas públicas de equipamentos adaptados para atender crianças especiais, como balanços, gangorras e escorregadores.

RIOgaleão amplia o Tom Jobim - Após 18 meses a concessionária RIOgaleão inaugurou na quinta (19) o Píer Sul, um novo espaço do Aeroporto Internacional Tom Jobim que possui área de 100 mil metros quadrados com 26 novas pontes de embarque, sendo três delas com especificações técnicas para acomodar o maior avião comercial em atividade no mundo, o A–380. Uma nova alameda de serviços com diversas opções de gastronomia, facilidades e entretenimento para os clientes do aeroporto está nessa área e, de acordo com a concessionária, as novas instalações são fruto do investimentos da ordem de R$ 2 bilhões.


Edição 1782
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras