Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Futmesa no Campeonato Brasileiro - Os atletas da Associação Atlética Portuguesa, Alenio Cheble, Pedro Carlos, Horácio Jr, Marco Martins e Toninho já estão de malas prontas rumo a Aracaju (SE), onde serão realizados dois grandes eventos de Futebol de Mesa. No dia 31, o 10º Campeonato Brasileiro de Clubes e de 01 a 03 de junho, a 6ª Copa do Brasil Individual. Ambas competições serão realizadas na Categoria Liso.

Eventos, shows e festas agitam a Lusa - Além de shows e festas temáticas, como a Patin House Retrô e Só Flash Back, a Associação Atlética Portuguesa semanalmente realiza vários eventos para todos os gostos. Animação é que não falta para os associados e visitantes do maior clube da região.

Marinha promove ações para autistas - O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou no sábado (19), a segunda edição do evento “Um Dia de Fuzileiro Naval Para Pessoas com Autismo”. A iniciativa foi da Marinha do Brasil em parceria com os grupos Compartilha e Mundo Azul, e contou com cerca de 200 crianças e jovens que participaram de atividades lúdicas do cotidiano de um fuzileiro.

Escoteiros estão alertas na Ilha - Três grupos de escotismo da Ilha realizaram atividades de incentivo à educação em escolas da região, na manhã do sábado, dia 19. As ações que fazem parte do projeto Educação Escoteira ocorreram simultaneamente em todo o país e tem como objetivo proporcionar às crianças e jovens um primeiro contato com o método e as práticas escoteiras. Outros dois grupos realizarão a ação neste sábado (26), na Escola Municipal Rotary.

Moradores defendem criação de bosque - A área de Mata Atlântica, com cerca de 16 mil m², localizado entre as ruas Aureliano Pimentel, Ituá e Antônio País de Sande, no Jardim Guanabara, foi alvo de protestos de um pequeno grupo de ativistas políticos, fato que gerou a revolta dos moradores do entorno do bosque, batizado com o nome de Caio Granado, jovem atleta vítima de um acidente automobilístico e que morava ao lado da mata.

Cacuia sofre com comércio ilegal nas calçadas e confusão no trânsito - Além da complicada disputa por passageiros, entre vans e ônibus, no ponto em frente ao Supermercado Mundial, o Cacuia sofre com a desordem provocada pelo comércio ilegal.


Edição 1886
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras