Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

27 escolas disputam os Jogos Estudantis - Todas as segundas e terças-feiras, os Jogos Estudantis movimentam a quadra esportiva do Jequiá Iate Clube. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a competição conta com a participação de alunos de 27 escolas municipais da Ilha. Entre as modalidades disputadas estão futsal, basquete, handebol, voleibol, queimado e cabo de guerra para meninos e meninas.

Campanha eleitoral entra na reta final - Com data das eleições se aproximando, a campanha eleitoral entra na reta final. Os candidatos reforçam argumentos e aumentam a visibilidade nas ruas. Nas últimas semanas, em lugares de intenso movimento na Ilha, os candidatos fizeram corpo a corpo e aproveitaram para pedir votos e explicar propostas de campanha aos eleitores.

Conheça quem são os candidatos - Para proporcionar aos leitores mais informações sobre os candidatos que disputam as eleições de 2014, e possuem ligações com a Ilha do Governador, o Ilha Notícias publica, até às eleições, o perfil desses candidatos e os seus projetos prioritários para a região.

Grupo resolve pintar quadra de tênis - Por falta de ações de revitalização nas quadras de tênis do Parque Manuel Bandeira, no Cocotá, um grupo de amigos resolveu colaborar com a conservação do local. Desde o ano passado, sempre que o espaço precisa de uma nova pintura, eles compram o material necessário para realizar os reparos. Em média, o grupo gasta R$ 1.200 de material para pintar as duas quadras e costumam promover o mutirão durante feriados ou finais de semana.

Estácio organiza fórum sobre a Ilha - Com a finalidade de aproximar os moradores da região e a Universidade, a Estácio lançou o projeto Estreitando Laços com a Comunidade. Tendo como tema do primeiro debate o aniversário de 447 anos da Ilha, o fórum foi coordenado pelos professores André Luiz dos Santos, Edith Novo, Rosângela Junqueira, Valdir Melo, Eduardo Novo e pela gestora da unidade, Daniele Ribeiro.

Pezão confirma esforço na educação - A festa de aniversário de Roberta, filha do comodoro do Iate Clube Jardim Guanabara, José Moraes, reuniu cerca de 300 pessoas e contou com a presença do governador Luis Fernando Pezão e outras personalidades da política fluminense como o candidato ao senado Cesar Maia, Sérgio Zveiter e Carlos Osório. Dezenas de outras lideranças políticas, empresariais e dirigentes de instituições esportivas e de classe foram ao evento e cantaram o parabéns para Roberta, puxados pelo exprefeito Cesar Maia


Edição 1694
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Em quem você pretende votar para governador?

Luiz Fernando Pezão - PMDB
Marcelo Crivella - PRB
Garotinho - PR
Lindberg Farias - PT
Outros
Nulo
Branco
Não vou votar


Visualizar Resultados


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.