Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Portuguesa tem novo técnico para a Copa Rio - Começou bem a trajetória da Portuguesa na Copa Rio 2016. Após encerrar participação no Brasileiro da Série D, a diretoria da Lusa resolveu trocar o comando técnico. Didinho deu lugar a Nelson Rodrigues que assumiu o cargo na semana passada. Atual vice-campeã do torneio, o time insulano está na 2ª posição do grupo A com 4 pontos somados, empatado com o líder.

Food Trucks ao lado do Ilha Plaza - Tendência gastronômica dos Estados Unidos que virou moda no Brasil, os Food Trucks vão estar nesse final de semana na pracinha ao lado da saída lateral do 3º piso de lojas Ilha Plaza. Ou seja, de sexta (26) a domingo do meio-dia às 22h, os clientes do shopping e a população insulana tem uma nova oportunidade para saborear delícias gastronômicas e as cervejas artesanais, que essas feiras costumam oferecer.

PX Clube Amigos da Ilha está de volta - No último dia 31 de julho um grupo de radioamadores, acompanhados de seus familiares se reuniram na sede da entidade para celebrar uma nova etapa do clube. Os macanudos querem resgatar a tradição do rádio apenas como um hobby e aproveitar as amizades para gerar projetos sociais em benefício da sociedade

Não tem data para recomeçar obra em encosta que matou uma pessoa - O dia 6 de abril de 2010 ainda não acabou para os moradores da Estrada Rio Jequiá, no trecho próximo ao 17° BPM e da Rua Pracinha Cesário Aguiar. Há 6 anos, cerca de 37 imóveis foram interditados, devido a uma forte chuva que culminou no desmoronamento de parte da encosta mantando uma pessoa. Passado todo esse tempo, as casas permanecem interditadas, os impostos continuaram a ser cobrados, mas as obras de proteção para evitar novos deslizamentos paralisaram e, não tem data para recomeçar.

Freguesia agora é point de lazer - Depois de revitalizada, a orla da Praia da Guanabara, na Freguesia, registra um aumento considerável de pessoas que voltaram a utilizar o espaço como point de lazer.

Camarões em abundância no Galeão apesar da poluição - Cerca de 30 pescadores que trabalham na Praia de São Bento, nas proximidades do Restaurante Siri do Galeão, comemoram a temporada de camarões recolhendo cerca de 15 quilos do crustáceo todos os dias. Eles estão há cerca de 30 anos no local, e a renda obtida com a venda dos camarões é suficiente para sustentar suas famílias e manter uma vida digna. O grupo reclama da sujeira nas areias e da poluição das águas da Baía de Guanabara, mas, ainda assim, comemora a fartura de peixes e crustáceos. Nos últimos meses, os pescadores estão ajudando, com peixes, os moradores de rua que não têm o que comer e dormem embaixo do viaduto.


Edição 1795
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras