Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Tauá ganha Paróquia de Santo Antônio

06/09/2012 - noticias /Edição 1588

 

Há 74 anos na região, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio na última sexta-feira (31), que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

A nova paróquia é a sétima da região e fica na Rua Capanema, 34, quase esquina com a Avenida Paranapuã, no Tauá.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja e Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

– Nós só temos a agradecer esse reconhecimento de se tornar uma paróquia matriz com uma festa tão bonita. É um momento de renovação da nossa fé – disse Maria Gonçalves, moradora do Tauá.

A expectativa do padre Álvaro Inácio, que assume a sua primeira paróquia, é de que a quantidade missas realizadas aumente e que mais pessoas se aproximem da igreja. Atualmente são cinco missas por semana. “Estou preparado para esta nova caminhada e muito feliz em realizar o trabalho com esta comunidade que cresce a cada dia. Santo Antônio certamente vai me guiar neste trabalho”, diz.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

Membro da comunidade desde 1994, o professor e historiador Juberto Santos conta que ficou muito feliz e emocionado com a celebração que transformou a capela em paróquia.

– Nosso antigo padre Celso Sehn sempre dizia que a capela ainda se tornaria a Catedral de Santo Antônio! Bem, já somos paróquia quem sabe isso não ocorrerá um dia? – sonha Juberto.

Neste sábado (8), o padre Álvaro Inácio realiza missa às 17h e no domingo (9), às 8h e às 18h. Informações: 3396-1058.



Veja Também

Aviões marcam presença da aeronáutica - Sete organizações da Força Aérea exibem na entrada das suas sedes modelos antigos de aviões utilizados pela aeronáutica. São verdadeiros monumentos dos ares que orgulham os brasileiros

Professor Luiz Felipe deixa saudades - Luiz Felipe Lavôr, foi daquelas pessoas que mesmo não estando presente fisicamente, se fazia lembrado através dos trabalhos desenvolvidos, das amizades constituídas e da sua imensa energia positiva que contagiou alunos, professores e diretores do Colégio Paranapuã.

Horto de bonsais é atração no Tauá - Quem vê Wagner Guedes cuidando de seu horto de bonsais não imagina que o insulano de 39 anos é veterinário e há 15 anos se dedica ao cultivo de árvores bonsais. Tudo começou quando Wagner viu uma espécie de bonsai exótica em um shopping de Minas Gerais. Daí em diante o insulano buscou conhecer melhor a arte dos bonsais, inclusive viajou ao Japão apurando detalhes do cultivo das árvores anãs.

Pracinha sem acesso a cadeirantes - A insulana Consuelo Machado desde 2009 trabalha em uma campanha de inclusão e acessibilidade às crianças portadoras de necessidades especiais. Na pauta de suas reivindicações está à colocação de brinquedos adaptados nas praças públicas e, especialmente, um modelo de acesso que permita a entrada de cadeirantes com total facilidade nos parques públicos. É que muitas praças são cercadas e possuem portões com trancas para a segurança dos pequenos.

Creche Escola Gira Girassol/ G2 celebra Dia da Família de forma divertida - Creche Escola Gira Girassol/G2 realizou no sábado (22) uma grande festa em confraternização às famílias reunindo cerca de 250 pessoas, entre pais, alunos, professores, colaboradores e a direção da escola. O evento iniciou às 10h no Complexo Esportivo Tenente Brigadeiro do Ar Délio Martins de Matos, localizado na Vila Militar do Galeão.

Cartão bloqueado constrange cliente - O insulano Moysés Joelson, 84, funcionário público federal aposentado está tendo problemas com o Banco Itaú desde julho. O idoso que mora na Rua Mutupana, no Cocotá, teve seu crédito cancelado pela instituição bancária sem ser avisado.


Edição 1743
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.