Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

No barracão, o show de costureiras, pintores e artistas

18/01/2019 - informativo-uniao-da-ilha /Edição 1920
Quem vê aquela multidão colorida e bem barulhenta na Marquês de Sapucaí, acompanhada por enormes e luxuosos carros alegóricos, pode não fazer ideia de que por trás desse espetáculo existe uma outra multidão, trabalhadora, silenciosa e, sobretudo, anônima, que habita o enorme barracão da União da Ilha na Cidade do Samba. É neste lugar de muito trabalho, que a escola dá vida ao projeto desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo e a imaginação toma forma de folia. 

Como é o caso da costureira Tânia, do pintor Cássio e do escultor Adson, cada um com sua história de amor dedicada à agremiação insulana e que são peças chaves do quebra-cabeça para que a União da Ilha consiga executar um belo desfile e arranque suspiros na Marques de Sapucaí.

Há 45 anos, Tânia Lucia de 59 anos começou a escrever a sua história com a agremiação através da sua família que fez parte da fundação. Durante todos esses anos ela passou por componente, harmonia, secretaria, costureira, departamento feminino, chefe de ala e até cozinheira para preparar almoços e feijoadas na quadra destinadas a arrecadar fundos para escola. São anos de dedicação em diversos setores da escola, mas ela conta que a sua paixão mesmo é trabalhar no barracão com costura.  

-Neste ano estamos com tudo no tempo certo, não temos muito dinheiro, mas estamos fazendo tanto, que parece milagre. O trabalho no barracão está a todo vapor com mais de 90% das fantasias prontas e tenho certeza que faremos um ótimo carnaval - contou Tânia, emocionada. 



Na pintura, o responsável pela equipe de cinco pessoas, é o Cássio de 46 anos. Ele conta que chegou na escola há 10 anos, quando a escola retornou ao grupo especial, junto com a carnavalesca Rosa Magalhães e nunca mais saiu. Especializado em pintura artesã há 30 anos, Cássio tem grande responsabilidade no barracão, quando o carnavalesco desenvolve um projeto, ele faz as pinturas piloto e depois sua equipe copia.  

Cássio diz que os carnavais “Mistério da Vida” e “É brinquedo é brincadeira a Ilha vai levantar poeira” marcara, a sua vida e que um dos principais desafios dele na escola foi em 2010 quando a escola retornou ao especial, ressaltando a dificuldade de fazer um carnaval que a mantivesse no especial, e com muito trabalho, conseguiu.  


Vindo de Parintins, o responsável pelos movimentos das esculturas é o Adson Amazonas, que está na escola há 11 anos. Ele conta que foi convidado pelo antigo diretor de carnaval, Marcio André, para fazer parte da equipe do barracão da Ilha. Ele solda, corta, reveste e dá vida em esculturas enormes. Entre os trabalhos realizados na escola, ressalta enorme alegoria de aranha que pegou fogo em 2011. Ele conta que ela tinha movimentos perfeitos e que se orgulhava do que tinha sido produzido, mas infelizmente o fogo acabou danificando.  

Em 2018, Adson foi convidado por uma escola de samba em Salvador, na Bahia, para fazer o primeiro carro que tinha movimentos, no carnaval da cidade.





Veja Também

Informativo União da Ilha - Phelipe e Dandara: Estrelas do Carnaval

Missa de São Jorge será na capela - As atividades da União da Ilha para o próximo carnaval começam na terça, dia 23, quando a escola realiza a tradicional festa em comemoração ao Dia de São Jorge, santo padroeiro da escola. Na festividade haverá a missa campal, shows e feijoada. Além da apresentação da equipe de 2020.

União mantem Keko e Marcelo para 2020 - A União da Ilha divulgou por meio de suas redes sociais mais renovações para o carnaval de 2020. Os mestres de bateria Keko e Marcelo e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Dandara Ventapane.

Carta aberta do presidente Djalma Falcão - Costumo escutar e ler elogios e críticas em silêncio, enquanto ocupo meu tempo trabalhando, porém estamos chegando a um ponto de insanidade insuportável. Pessoas que usam as redes sociais para falar besteiras, os famosos “Boca de Bobagens”.

União renova com Dudu e Severo - O Carnaval de 2019 mal acabou e a União da Ilha já está trabalhando para o desfile do ano que vem. Essa semana foram anunciadas algumas renovações na agremiação. Um dos nomes é o experiente Dudu Azevedo que esteve à frente da direção de carnaval e harmonia da escola pela primeira vez. Reconhecido pelo ótimo trabalho durante toda a preparação para esse carnaval, Dudu foi o primeiro nome a ser anunciado a permanecer na equipe.

Desfile da União da Ilha empolga a Sapucaí e bateria atinge nota máxima - Vixi Maria! É isso que os insulanos têm a falar depois do belíssimo desfile realizado pela União da Ilha na segunda-feira de Carnaval. A escola deixou a Marquês de Sapucaí com a sensação de dever cumprido depois de pisar forte com alegorias imponentes e fantasias ricas, muito bem acabadas. A agremiação ficou em décimo lugar, colocação injusta de acordo com a opinião popular que avaliou positivamente a apresentação e comparou com a do carnaval de 2014, quando a União conquistou o 4º lugar.


Edição 1933
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras