Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
orkut
blogger

Gente da Ilha - Maria Fernandes Caldas

13/07/2012 - gente-da-ilha /Edição 1580

 

Grupo Amor e Caridade, o encontro da fé

Quando Maura Fernandes Caldas saiu de Campos Elíseos, em São Paulo, cidade onde nasceu, para se mudar com o marido e os cinco filhos para a Ilha do Governador, não imaginava o quanto sua vida ia mudar. Maura tinha apenas 26 anos quando se instalou em uma casa na Rua Comendador Bastos e se encantou com a beleza da Praia da Guanabara, ainda despoluída. Na região, ela trabalhou como sacoleira para ajudar no sustento da família e desenvolve há 50 anos um trabalho social com o Grupo Espírita Amor e Caridade.
 
Aos 76 anos, Maura conta que a ideia de se mudar para a Ilha foi do falecido marido, José Ferreira Caldas, que buscava um lugar que fosse calmo e trouxesse benefícios para a saúde e proximidade com o mar. 
 
– José era carioca e quis voltar para cá. Quando chegamos aqui na Ilha o transporte era feito por duas linhas de bondes, havia cinemas de rua e as praias eram lindas. Meus cinco filhos cresceram brincando no mar– lembra Maura que é mãe de Sérgio Mauro, Terezinha e José Ferreira Caldas Filho. Maura perdeu dois filhos: Paulo Cesar e Fátima Maria. 
 
Com 33 anos, Maura ficou viúva e para ajudar nas despesas em casa, começou a trabalhar na região vendendo roupas, jóias e produtos da Avon. 
 
– Eu andava com uma bolsa de produtos da Freguesia até o Boogie Woogie. No começo foi difícil, mas depois fiz uma clientela boa. As jóias, um joalheiro de Copacabana trazia para eu revender. Foram 20 anos trabalhando como sacoleira – conta Maura.
O trabalho com o grupo espírita surgiu em um momento de dificuldade com uma das filhas, a Fátima Maria. “Fátima teve um problema de saúde e os médicos diziam que ela precisava operar o coração. Nesta época a medicina não era tão avançada e uma operação desta representava risco de vida. Rezava dia e noite pela saúde da minha filha e procurei diversos tipos de ajuda, até chegar a um centro espírita Ubandista. As energias eram muito fortes e poderosas, vi minha filha se curar e fundei um grupo espírita”, explica Maura que mora junto à sede do grupo que fica na Rua Paraim, 214, na Freguesia.
 
O grupo que funciona há 50 anos faz ações de caridade em apoio à famílias necessitadas que precisem de ajuda como cestas básicas e roupas, além de oferecer reuniões de cura e ajuda espiritual.
 
– Acredito em um Deus único e sou muito religiosa e feliz com a minha fé no espiritismo. Este trabalho preenche minha alma e meu coração de felicidade. Tudo que posso fazer para ajudar e dividir o que eu tenho com quem precisa, eu faço – garante Maura.
 
O grupo recebe centenas de pessoas nas reuniões realizadas de 15 em 15 dias e nas datas festivas durante o ano como em outubro, no mês das festas das crianças e no Natal, em dezembro. “Agradeço por conseguir ajudar tantas pessoas que me procuram para obter paz, cura espiritual e proteção. Elas são nossas parceiras para auxiliar as famílias carentes”, diz Maura que conta com a ajuda também de uma equipe de amigos e de seu companheiro João Antônio. “Há 12 anos que ele está ao meu lado como companheiro e amigo cuidando de mim e do grupo”, diz feliz, com fé no futuro.




Veja Também

Gente da Ilha - Nascida na cidade de Parnaíba, no Piauí, a poetisa Doralice Craveiro de Carvalho tem uma carreira marcada pela sensibilidade de suas obras. Moradora do Jardim Guanabara há 53 anos, Doralice lançou seu primeiro livro cujo título é “Folhas Secas”, em 1989. De lá pra cá, publicou outras oito obras com páginas recheadas de poesias, que revelam sentimentos e emoções sobre a vida. Casada há 64 anos com o comendador Antonio Pinheiro de Carvalho, Doralice está prestes a lançar o seu 10º livro, que se chama “Gotas de Saudade” com previsão para 2015

Marcinho está entre o samba e a moda - Criado sob as influências do samba, aos 24 anos, Márcio André Merhy de Souza Filho é um compositor de destaque nos concursos de samba de escolas do Rio e de São Paulo. Como músico, fez sucesso com os grupos “Conexão Carioca” e “Para de Kaô”, lançando junto com o cantor Dilsinho um grande sucesso em rodas de samba e pagode, a música Maluca Pirada, gravada por Alexandre Pires.

Trabalho, carisma e balinhas de coco - Nascida e criada na Ilha do Governador, Tatiana de Oliveira dos Santos Ferreira, de 25 anos, trabalha há 15 anos vendendo balas de coco em frente ao Colégio Thales de Mileto, no Cocotá. Tatiana, ou simplesmente “Tati”, como é gentilmente tratada por alunos e motoristas de kombis que diariamente compram suas balas.

Gente da Ilha - Noiz... Marcinho, cara muito gente boa e mega conhecido aqui na Ilha por seu envolvimento no mundo do samba e da música, lançou há quatro meses, junto com o sócio Fabio Abreu, a grife Noiz por Noiz. A marca que já foi adotada por vários artistas como Mumuzinho, Mr Catra, Luciano Huck e outros, está bombando na Barra e Zona Sul.

Irandir apresenta dois sucessos do bar: o caldo de siri e o feijão amigo - O sucesso dos pastéis e caldos da Garagem da Tia faz o tempero caseiro da baiana Irandir Sampaio dos Santos ter destaque no bairro dos Bancários. Moradora da Ilha há mais 20 anos, ela deixou a cidade de Jequié, no interior da Bahia, com os três filhos em busca de novas oportunidades.

Garotinho fez amizades e gols na ACM - Fundador do grupo Trem das Onze, que reúne amigos que se conheceram através das partidas de futebol da ACM, Oscar Fernandes é conhecido pelo apelido “Garotinho” e pelo número de gols que garante ter marcado em 40 anos de atividades no clube. Em um pequeno bloco de anotações, Garotinho diz que tem o registro de cada gol. Contador de histórias, fala de dribles e lances que teriam balançado as redes da ACM 1390 vezes. Muito ligado ao esporte, coleciona diversos certificados e medalhas de competições de corrida que participou pela ACM. Ele acredita que a atividade física e os bons amigos são essenciais para manutenção da saúde.


Edição 1703
Leia


Edições anteriores





Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Isaac, O Fábio Jr. da Ilha do Governador

Poll ID 0 does not exist.


 

Copyright© 2010 Ilha Notícias. Todos os Direito Reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.