Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Thelmo Fernandes - Da Tia Elbe para o sucesso na TV

22/12/2017 - gente-da-ilha /Edição 1864
Foi nas ruas da Portuguesa que Thelmo Fernandes surgiu para o Brasil. Ele é um ator de sucesso prestes a completar 28 anos de carreira e tem no currículo mais de 50 trabalhos na televisão, teatro e cinema, além de ter conquistado diversos prêmios individuais.

Thelmo é um insulano que não nega suas raízes. Ele é filho único do casal Thelmo Araújo e de Cecília e relembra de sua infância com nostalgia. A Praça Stuart Angel era o point da época, local onde a criançada da vizinhança se reunia para brincar e, principalmente, jogar futebol. 

— Na década de 70, ao redor da pracinha era um enorme matagal. Para ter uma ideia nem o condomínio Rubem Berta, o Aerobitas, existia. Poucos carros passavam e eu, como todas as crianças, aproveitava o tempo tranquilo para brincar e me divertir. Foi nessas brincadeiras que fiz laços fortes de amizade que levo comigo até hoje — conta o artista. 

Thelmo estudou em duas instituições da região. O ensino fundamental fez na Escola Municipal Rodrigo Otávio e mais tarde se transferiu para o Colégio Newton Braga, onde descobriu o gosto vocação para o basquete e foi um dos destaques do time do Newton. Anos mais tarde, ele se tornaria jogador federado pelo Jequiá e ACM e disputou diversos campeonatos. 

Por iniciativa de sua prima Cecília, recebeu uma proposta que mudaria sua vida. Por ser muito comunicativo, foi convidado para integrar o Grupo Elbe de Holanda, que na época estava recrutando jovens talentos. 

Foi na casa verde da Tia Elbe, em frente a pracinha da Portuguesa que ele deu os primeiros passos para o teatro através da peça “Um amor de Espantalho”, que anos mais tarde dirigiu. 

— Toda essência do meu trabalho, às virtudes de um bom ator e de como nos devemos comportar em cena eu aprendi com a Tia Elbe. Uma mulher encantadora, que tinha o dom da arte e de ensinar. Tenho orgulho de ter começado aqui. 

Após diversas apresentações com o grupo da Tia Elbe, a carreira fluiu. Thelmo fez grandes peças até que chegou à televisão, contracenando em um episódio do programa “Você Decide”, em 1995. A partir daí teve várias participações em novelas da Rede Globo e da TV Record. Fez novelas como Capitu, Kubanacan, Senhora do Destino, Ribeirão do Tempo, José do Egito, entre outros sucessos. Seu mais recente sucesso foi no papel de Nelson, em Rock Story, onde fez par romântico com a atriz Viviane Araújo. 

No cinema ele participou com destaque em "Tropa de Elite", fazendo o papel do sargento Alves, além de brilhantes atuações nos filmes "O Divórcio" e "Sob Pressão".
Thelmo orgulha-se da família e diz que tem na esposa Renata Blasi e no filho João a fonte de inspiração para viver. Ele se dedica atualmente na produção de dois filmes: "O Chacrinha", onde representará Boni, diretor da rede globo e "A Divisão", um filme que conta a história dos sequestros no Rio. 

Ator consagrado, Thelmo tem muito talento, humildade e valor humano, sobretudo por reconhecer os primeiros passos do sucesso com a Tia Elbe, na Ilha. Hoje ele é um profissional de sucesso, com uma carreira ainda em ascensão e admirado pela comunidade da Ilha do Governador, que tem orgulho em ter um grande ator como vizinho.




Veja Também

O presidente do Vasco é insulano - Médico conceituado e presidente de um dos maiores clubes do Brasil, esse é um resumo do perfil do insulano Alexandre Campello, um sujeito educado e preparado, que desde janeiro de 2018 ocupa o cargo mais alto do Clube de Regatas Vasco da Gama. Aos 59 anos, ele vive uma vitoriosa história de que une a paixão de infância ao importante cargo que ocupa.

Catito prefere pescar piraúna na Baía - O galo nem sonhou em cantar e Francisco Roberto já está com o material de pesca dentro do barco e os remos nas mãos para navegar pelas águas da Baía de Guanabara, sempre por perto da orla da Ilha do Governador, em busca do sustento da família. Ele sai de madrugada e volta à noite quase sempre com o barco cheio de peixes. Catito, como é conhecido, é pescador experiente e vive há 50 anos da pesca comercial.

Um barbeiro à moda antiga no Moneró - O tradicional Salão Tubiacanga, localizado na Estrada de Tubiacanga, ao lado da Drogaria Mais Barato é onde o barbeiro Casimiro Del Rio trabalha há mais de 50 anos. Ele é o dono do salão e um craque da tesoura e da navalha cuja experiência faz a diferença para quem gosta de um serviço perfeito e bom papo.

Manoel descobriu a magia do cuscuz - Ele já foi ajudante de pedreiro, segurança no aeroporto e trabalhou em banco. Mas, Seu Manoel, ganha a vida mesmo, há 30 anos, vendendo um delicioso cuscuz doce em frente à loja das Casas Bahia, no Cacuia. De segunda a sexta, Manoel acorda cedo e com ajuda da esposa apronta o tabuleiro de cuscuz que começa a ser vendido às 11h.

Padre Valmir conquista a Ilha - Carisma, alegria e bom humor são algumas das virtudes do Padre Valmir, que há cinco anos conquista fiéis na capela de Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila dos Oficiais da Aeronáutica, do Galeão. Com uma comunicação moderna que toca a sensibilidade dos corações cristãos, ele mudou a rotina da capela, que hoje recebe cerca 400 fiéis nas missas, muito além da capacidade de 100 lugares.

Nascimento é exemplo de cidadão - Com oito décadas de vida, festejados no início de novembro, Jorge Nascimento é um insulano alegre, de bom coração e um grande fazedor de amigos. Casado há 52 anos com Maria Viana, ele chegou à Ilha em 1969, para morar na da Portuguesa, de onde não saiu mais, e acompanhou toda evolução do bairro durante esses anos.


Edição 1933
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras