Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Giano valoriza a cultura da Ilha

01/12/2017 - gente-da-ilha /Edição 1861
Nascido no Centro da cidade, o professor e psicólogo, Giano Azevedo, trabalha e mora na Ilha com a sua família. Sua participação em movimentos culturais é ativa e foi um dos fundadores da Feira Literária da Ilha do Governador (Flig). Poeta, contribui para a valorização da identidade cultural da região e recentemente lançou um livro com um olhar contemporâneo sobre a Ilha, que reuniu textos de diversos autores da região.

Filho de Jovano e Maria Azevedo, fontes de inspiração para sua vida, Giano, chegou à Ilha com apenas três anos de idade para morar no Tauá. Sua infância foi tranquila e de muitas brincadeiras. Ele guarda boas recordações dos tempos de moleque ainda na Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, onde cursou o ensino fundamental. Foi no Colégio Brigadeiro Newton Braga, que surgiu a vontade de praticar esportes. 

— Eu tenho um orgulho enorme de dizer que estudei no Newton, porque foi neste colégio que comecei a criar minhas primeiras relações fortes de amizades e de projeção para a vida. Agradeço ao professor Nahum que me ofereceu estágio ainda no ensino médio e me colocou no time de basquete do Newton Braga. Anos mais tarde me tornaria professor de Educação Física pela Faculdade Rural, caminho que segui por 32 anos — conta Giano, que é presidente da Associação de Ex-Alunos do Newton Braga (Aex-Cbnb) e promove encontros mensais para resgatar a importância do colégio na vida dos insulanos. 

Formado em Educação Física, Giano trabalhou como professor no Lemos Cunha, na ACM e por 15 anos no MV1, sempre perto da paixão pelo basquete e foi federado como jogador profissional no único time de basquete do Iate Clube Jardim Guanabara. 

A paixão por esportes e, principalmente, sua boa atuação como técnico e professor abriu portas para uma outra profissão que, segundo ele, melhora o desempenho dos atletas em competições esportivas. Trata-se da psicologia e a busca do equilibro emocional. Há 15 anos Giano se formou como psicólogo na Estácio de Sá e começou a trabalhar nesta importante área.

— Como professor da ACM, atuei como técnico em diversos Jogos Acemistas Brasileiros e percebi que o lado emocional sempre falava mais alto na hora das decisões. Hoje eu faço trabalhos voluntários, especificamente para prevenção do bullying e depressão dos alunos, objetivando a participação coletiva e valorizar a autoestima dos alunos principalmente na relação com os colegas — disse Giano.

Quanto à Ilha do Governador, Giano diz que é preciso resgatar na região a identidade cultural, que durante algum tempo foi esquecida. Para isso, ele age como um ativista junto à Flig e busca compartilhar conhecimentos da região. “Participo do movimento “Ilha 450 anos” e sou mais a minha Ilha. O insulano tem que encher o peito e dizer que tem orgulho de morar aqui, um dos locais mais aconchegantes e calmos do Rio de Janeiro”. 

Casado com Adriana Medeiros há 11 anos, Giano tem três filhos: Giovanni (16), Selena (7) e Fernando (21), suas principais razões para lutar e viver. Quanto ao futuro da Ilha, Giano pensa em um local unido em todos os sentidos seja educacional, comercial e cultural, para se tornar uma região modelo. 

Respeitado e eficiente em todas as atividades que participa, Giano Azevedo é admirado por todos na comunidade. Sua vontade de ajudar ao próximo com trabalhos voluntários e principalmente a valorização da cultura da Ilha são fatores preponderantes e o fazem ocupar uma posição de destaque na região. Giano é gente da Ilha. 







Veja Também

Gente da Ilha - Jair Ferreira da Silva - Projeto muda o futuro de jovens - Jair Ferreira é um insulano nato que nasceu há 46 anos no Hospital Paulino Werneck e ao longo da vida viu crescer a vocação para formar cidadãos através do esporte. Respeitado pelos moradores do INPS, ele tem orgulho do bairro Bancários, onde cresceu e mora até hoje. Jair é um dos responsáveis pelo projeto Casas da Noruega desenvolvido na comunidade.

A União da Ilha é a paixão do casal - O carnaval está chegando e para o casal Altair da Silva e Benedita Ilda é tempo de festa e de se preparar para curtir o desfile da União da Ilha. Casados há 65 anos, eles têm uma forte ligação com a história da escola insulana até os dias de hoje. Altair faz parte do grupo de fundadores da União, enquanto Benedita é chefe das alas das baianas.

Duda, o especialista em bikes e motos - Nascido no Rio Grande do Sul, Sérgio Fetter, conhecido como Duda, chegou à Ilha em 1974 aos nove anos de idade junto com os pais Sérgio da Silva e Idaerna Filler para morar no Jardim Guanabara. Suas maiores recordações da infância e adolescência são os finais de tarde na Praia da Bica e os dias de semana que se divertia no Iate Clube Jardim Guanabara.

Thelmo Fernandes - Da Tia Elbe para o sucesso na TV - Foi nas ruas da Portuguesa que Thelmo Fernandes surgiu para o Brasil. Ele é um ator de sucesso prestes a completar 28 anos de carreira e tem no currículo mais de 50 trabalhos na televisão, teatro e cinema, além de ter conquistado diversos prêmios individuais.

Minimim é sucesso no YouTube -


Edição 1872
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras