Assinatura Virtual

Cadastra-se e receba toda semana em seu e-mail o Ilha Notícias On-line.

Newsletter

Nome:

 

Email:

 


 

Nome:

 

Email:

 


Siga-nos

facebook
twitter
instagram
google+
youtube
blogger

Opinião

13/10/2017 - gente-da-ilha /Edição 1854
A existência do aeroporto do Galeão no território da Ilha do Governador dá à região o status de ser o cartão de visitas da cidade do Rio de Janeiro e referência para passageiros de todos os países do mundo. Afinal, o estrangeiro que chega de avião à Ilha chega ao Brasil.

Para a economia da região o aeroporto tem uma importância relevante pela quantidade de empregos que oferece aos moradores da Ilha. Outro fato que deve ser considerado é o movimento que milhares de funcionários do aeroporto e das companhias aéreas geram no comércio, shopping e restaurantes locais. Sem contar, naturalmente os serviços de transporte que apesar de ter trajetos do aeroporto para diversos pontos da cidade, é na Ilha que está concentração desses serviços, seja por ônibus ou vans que transportam a maioria dos trabalhadores do aeroporto.

Todavia, a comunidade insulana que tem orgulho de estar ao lado desse complexo aeroportuário sente falta da integração. O isolamento que vive o Tom Jobim, dificulta os trabalhadores que moram na Ilha e que são submetidos a grandes deslocamentos para chegar nas suas empresas em virtude de poucas linhas de ônibus e, principalmente, pela distância do ponto que permanece no terminal 1, praticamente desativado. 

Autorizar um ponto de ônibus no terminal 2 é uma decisão urgente que o bom senso exige, independente do poder ou interesses que se acham ameaçados. O respeito aos mais humildes e aos trabalhadores é a métrica da grandeza dos gestores do aeroporto.




Veja Também

Duda, o especialista em bikes e motos - Nascido no Rio Grande do Sul, Sérgio Fetter, conhecido como Duda, chegou à Ilha em 1974 aos nove anos de idade junto com os pais Sérgio da Silva e Idaerna Filler para morar no Jardim Guanabara. Suas maiores recordações da infância e adolescência são os finais de tarde na Praia da Bica e os dias de semana que se divertia no Iate Clube Jardim Guanabara.

Thelmo Fernandes - Da Tia Elbe para o sucesso na TV - Foi nas ruas da Portuguesa que Thelmo Fernandes surgiu para o Brasil. Ele é um ator de sucesso prestes a completar 28 anos de carreira e tem no currículo mais de 50 trabalhos na televisão, teatro e cinema, além de ter conquistado diversos prêmios individuais.

Minimim é sucesso no YouTube -

Giano valoriza a cultura da Ilha - Nascido no Centro da cidade, o professor e psicólogo, Giano Azevedo, trabalha e mora na Ilha com a sua família. Sua participação em movimentos culturais é ativa e foi um dos fundadores da Feira Literária da Ilha do Governador (Flig). Poeta, contribui para a valorização da identidade cultural da região e recentemente lançou um livro com um olhar contemporâneo sobre a Ilha, que reuniu textos de diversos autores da região.

Ele é o técnico campeão da Copa Rio - A Ilha é referência em lançar craques no esporte. Um desses nomes é Eduardo Allax Scherpel, 40, que jogou em diversos clubes brasileiros e atualmente é técnico do Boa Vista.

Jaime, o mestre da história da Ilha - Morador dos Bancários, ele chegou à Ilha na década de 50 e se encantou pelo clima de paz e se fez um amante da história da região. Hoje ele ajuda a contar um pouco das experiências estudadas e vividas com seu acervo com mais de 3,5 mil fotos e 6 mil recortes de jornais.


Edição 1868
Leia


Edições anteriores





Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras

Vista aérea da Vila Olímpica da Ilha na fase final das obras