Foi uma verdadeira operação de guerra o que aconteceu na Ilha na segunda-feira, 25, e, o milagre é que, no final, após centenas de tiros para todos os lados, estavam mortos três dos bandidos que metralharam a delegacia.
Não importa o motivo que levou os criminosos a esta ação relâmpago contra postos policiais, mas a audácia deles demonstra que são capazes de tudo, e o resultado poderia ter um saldo de dezenas de mortos entre cidadãos que simplesmente passavam pelos locais da perseguição naqueles momentos.
Felizmente, apenas poucas pessoas se feriram, mas o transtorno para a Ilha e os seus moradores foi muito grande. O noticiário dos atos criminosos daquela manhã correu o mundo, principalmente porque durante os tiroteios as operações do Aeroporto Tom Jobim foram suspensas por alguns minutos para liberar o espaço aéreo ao helicóptero da polícia que dava apoio e monitorava a perseguição ao bandidos.
No dia seguinte, o enterro dos criminosos no cemitério do Cacuia foi motivo de mais estresse para moradores e comerciantes das imediações, que esperavam ordem do tráfico para baixar as portas, como acontece habitualmente.
O mundo ainda sabia pouco da violência na Cidade Maravilhosa e, na última quarta-feira, foi a vez do confronto no Complexo do Alemão gerar o noticiário. Cerca de 1300 policiais enfrentaram traficantes, e mais 20 bandidos foram mortos.
Imagino que logo os jornais de todo mundo estarão transferindo seus correspondentes de guerra do Iraque para o Rio, onde infelizmente a guerra contra o tráfico produz muito mais mortes do que lá.
joserichard@uol.com.br
www.blogjoserichard.blogspot.com
|